Alimentação e hidratação para pessoas com Dengue

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas (1 votos, média: 5,00 de 10)

     





Os sintomas da dengue fazem com que o organismo fique fraco, desidratado e debilitado, precisando cada vez mais de uma alimentação adequada para restabelecer o organismo e de muitos líquidos para hidratar.

Para a hidratação recomenda-se o consumo de muita água, no mínimo, 2 litros por dia, o que equivale a aproximadamente 8 copos de água. Além disso, o uso de chás, sucos de fruta e água de coco ajudam a hidratar o corpo. O uso regular do soro caseiro é muito benéfico para a hidratação. Em um copo de água acrescente uma colher de sopa de açúcar e uma colher de chá de sal.

O soro caseiro repõe os eletrólitos do corpo e ajuda na hidratação. A falta de apetite é um sintoma muito comum na pessoa com dengue, mas, a alimentação deve ser sempre incentivada para auxiliar no tratamento e restabelecer o organismo. Por isso, realize pequenas refeições várias vezes ao dia. Para facilitar a absorção e a digestão prefira alimentos leves, com muitas frutas e verduras. Evite frituras e carnes gordurosas.

A febre alta faz com que o nosso organismo gaste mais energia do que o normal. Portanto é preciso repor esta energia gasta para evitar a desnutrição. Para isso é necessário realizar uma alimentação variada, de preferência 5 a 6 pequenas refeições ao dia compostas de carboidratos (pães, arroz, massas), vitaminas e minerais (frutas e verduras) e proteínas (carnes, ovos, leites e derivados e leguminosas).

O consumo de frutas e verduras auxiliam no sistema de defesa do organismo, aumentando a resistência imunológica e mantendo o organismo nutrido. Para o combate a anemia, muito comum na dengue hemorrágica, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas magras, fígado, feijão, hortaliças escuras), além de sucos e alimentos fontes de vitamina C como a laranja, acerola, limão, etc. Alimentos com vitamina C, consumidos juntamente com alimentos ricos em ferro ajudam na absorção do ferro pelo organismo.

Lembre-se, um organismo bem alimentado torna-se mais forte, com mais resitência e a recuperação torna-se mais rápida e efetiva.

Texto elaborado pela Nutricionista Francine Souza Gomes Schmidt  CRN-8 2262.


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Quer realizar um comentário?

*





RSS RSS (comentáos)