Vacina contra a Dengue? Prevenir é o melhor remédio!



  

Ultimamente têm-se ouvido muito falar nesta epidemia que iniciou no Rio de Janeiro e agora já está se alastrando por todo o país. Mas o que é a dengue?

Como é transmitida a Dengue? Quais os seus sintomas?

A dengue é uma doença causada por um vírus (Flaviridae) que é transmitido através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Este mosquito necessita de clima tropical e água parada para se desenvolver e proliferar.

Seu corpo é escuro e com rajados brancos, seu tamanho é menor que um pernilongo comum e geralmete pica durante o dia. Quando uma pessoa é picada pela fêmea do mosquito contaminado pelo vírus da dengue, passa a desenvolver a doença podendo demorar em média de 3 a 6 dias para apresentar os seguintes sintomas: febre alta (acima de 40 graus), dor de cabeça e na região atrás dos olhos, dor nos músculos e nas juntas, fraqueza, falta de apetite e, em alguns casos, pode ocorrer manchas avermelhadas pelo corpo.

Como a Dengue se manifesta?

A dengue pode se manifestar de duas formas: a clássica, com sintomas mais brandos e a hemorrágica, que é forma mais grave da doença. Em ambos os casos deve-se procurar ajuda médica assim que os sintomas começarem a se manifestar.





Só use medicamentos com indicação médica, pois o uso de remédios que contenham ácido acetil salicílico, como por exemplo Aspirina, Aas, Melhoral, Doril, Sonrrisal, entre outros, podem agravar a doença e facilitar a hemorragia interna.

Para quem já foi contaminado pela dengue alguma vez o cuidado deve ser maior, pois na segunda contaminação as chances são maiores da doença evoluir para a forma hemorrágica.

Ainda não existe vacina contra a dengue, portanto, a única forma de evitar esta doença, que está matando cada vez mais adultos e crianças, é combatendo o mosquito da dengue. Para isso, é necessário acabar com os locais em que eles possam se desenvolver. Portanto, não deixe água parada! Verifique diariamente garrafas vazias, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxim, bacias, copinhos descartáveis e bebedouros de animais, retirando a água ou, caso a água necessite ficar parada, não deixe por mais de 2 dias.

Além disso, não se esqueça de tampar caixas d´água, cisternas, tambores, poços e qualquer outro depósito de água.

A prevenção é o melhor remédio!!



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *