Ter boa alimentação faz bem à saúde



  

Além de deliciosa, a comidinha caseira preparada na hora e bem temperadinha com ervas e outras especiarias pode ser sinônimo de uma vida mais saudável. Pelo menos é isso o que diz um estudo recente realizado no mês de maio pelo McCormick Science Institute – em parceria com a Sociedade Americana de Nutrição – e divulgado na revista Nutrition Today. A pesquisa, composta por 16 peças de estudo, concluiu que os temperinhos influenciam no controle da saciedade e inflamações, aceleração do metabolismo, resistência à insulina e atividades cardiovasculares.

Enquanto temperam os alimentos e os deixam mais saborosos, as especiarias atuam – diretamente – na redução dos consumos de sódio, gorduras e, é claro, calorias. Segundo Johanna Dwyer, uma das estudiosas, agora é sabido que é possível, sim, obter um novo panorama para a saúde púbica investindo apenas em uma alimentação saudável e, de fato, deliciosa.

Veja 5 razões para apostar nas especiarias e temperos caseiros e promover uma melhora efetiva em sua saúde, como comprovam os estudos.

Maior consumo de alimentos saudáveis:
Temperar pratos pouco calóricos e mais saudáveis com as ervas os deixam tão apetitosos quanto às tentações gastronômicas temperadas com as mesmas especiarias.

Redução no consumo de sódio:
Quando optamos pelas ervas como tempero, espera-se uma redução no consumo de sal. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins, quem utiliza temperos como ervas e especiarias consome menos sódio, cerca de 966mg à menos.

Otimização do metabolismo/saciedade:
Outra pesquisa, desta vez realizada por Margriet Westerterp-Plantenga, da Universidade de Maastricht, confirma que a pimenta vermelha- quando consumida por adultos –  acelera o gasto energético pelo metabolismo.





Proteção cardiovascular:
De acordo com a pesquisa assinada pela Universidade do Estado da Pensilvânia, especiarias e ervas atuam no controle de índices de insulina e triglicérides, protegendo diretamente o sistema cardiovascular.

Melhor sensibilidade à insulina:
Especiarias como a canela, segundo pesquisas de Richard Anderson,da Beltsville Human Nutrition Research Center, melhoram os níveis de glicose no sangue e diminuem a sensibilidade à insulina.

Juntamente às dicas mencionadas pelo estudo, é essencial acompanhar, de perto, à quantas anda tua saúde. Por isso, não hesite em visitar seu médico de confiança, mesmo que seja uma única vez ao ano. Ele solicitará exames básicos (como os de sangue e urina), os quais podem detectar problemas com sua saúde, mesmo que ínfimos.

E então, que tal abandonar os temperos industrializados, além do sal, e apostar em temperos caseiros, produzidos à base de ervas e especiarias? Certamente sua saúde irá agradecer!

Texto de Tati M.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *