Principais pratos da culinária japonesa



  

A cultura japonesa trouxe muitas coisas boas ao Brasil dentre elas a sua diversificada culinária, uma das maiores qualidades do país, tendo como base alimentos frescos e nutritivos que nos deixam com água na boca.

Confira alguns dos principais pratos:

Sushi

Para simplificar, o sushi é uma fatia fina de peixe cru que envolve um "bolinho" de arroz japonês. Normalmente envolvido em alga ou frutos do mar, ele tem variedades de sabores e texturas, podendo ser picante, cremoso ou macio e suculento. O sushi é considerado um prato bem popular no Brasil.

Ramen

O Ramen ou Lámen é um macarrão cozido em um caldo salgado (resultado da fervura de vegetais, carnes e outros ingredientes).

Tempura

Os frutos do mar e alguns vegetais são banhados em um tipo de massa utilizada para envolver os alimentos (polme) para depois serem fritos em óleo de gergelim. Ele também pode ser servido com molhos diversos.

Okonomiyaki





Muito fácil de preparar, é também conhecido como pizza ou panqueca japonesa. É uma massa fina, frita, recheada com muitos ingredientes, como carnes, frutos do mar, tiras de peixe e vegetais. Geralmente o recheio também leva repolho e carne de porco. Pode ser coberto com molho. 

Tonkatsu

O Tonkatsu é uma carne de porco à milanesa. Empanada com uma farinha grossa (panko), depois de pronta pode ser acompanhada de arroz branco e repolho picado.

Yakitori

Quase todas as partes do frango fazem parte deste prato. Os pedaços pequenos de frango são montados nos palitos de bambu e grelhados com perfeição. O tempero utilizado é sal e tare (um molho agridoce à base de shoyu, açúcar e saquê).

Shabu-shabu

A carne cozida forma um caldo que será utilizado para cozinhar os demais ingredientes desta receita oriunda da China. No preparo, os vegetais, carnes diversas (frutos do mar, carne de gado, frango, porco), cogumelos, entre outros ingredientes são misturados para serem cozidos no caldo de carne. O prato é geralmente servido com molho ponzu (limão e shoyu) ou à base de gergelim.

Temaki

Algas crocantes em forma de cone, recheadas de acordo com o gosto da pessoa. Normalmente utiliza-se arroz, pepino e peixe picadinho.

Que tal preparar um prato japonês para o final de semana? Wasabi (raiz forte), shoyu, mirin (molho adocicado à base de saquê) são alguns dos temperos bastante utilizados na culinária japonesa.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *