Confira aqui algumas dicas de pratos para você fazer em sua Ceia de Natal.

O fim do ano está a cada dia mais próximo, e isso significa duas comemorações muito importantes e tradicionais em quase todo o mundo. O Natal e o Ano Novo. São duas passagens que estabelecem verdadeiras e profundas comunhões, numa explosão de bons sentimentos compartilhados e de atos de caridade. Famílias tendem a se unir mais.

Assim, o preparo de uma boa ceia de Natal consiste em uma verdadeira tradição presente na maioria dos lares pelo mundo inteiro. Nestas duas grandes confraternizações se reúne quase toda a família e amigos. Para o cardápio ser completo, o que acontece é que cada família e cada amigo contribui com uma receita. Os pratos podem variar muito, com receitas das mais deliciosas, já que se trata da ceia, ou do centro, desta importante comemoração. Entretanto, não há necessidade de se preocupar tanto nesses momentos, sobretudo hoje, dado que na internet estão disponíveis diversos tipos de receitas para se realizar uma boa Ceia de Natal.

São muitas as dicas existentes, entre as melhores de como se preparar alguns tipos de ceias natalinas, desde as mais simples e bonitas para a família, até as mais adornadas e extravagantes, para eventos, com estilos para todos os gostos e bolsos.

Existe a possibilidade de se produzir uma ceia perfeitamente inesquecível, sem que, para isso, seja necessário se gastar muito dinheiro. Toda ceia de Natal constitui uma tradicional realização, que não pode deixar de ser celebrada na noite de 24 de dezembro, véspera. Todos os anos, neste mesmo dia, pessoas se reúnem, crentes ou não, para a celebração, em torno de uma mesa, em geral grande, na intenção de comungar juntos e poder desfrutar dos principais quitutes típicos natalinos.

É evidente que, mesmo sendo tradicional, nem toda ceia precisa ser igual, sendo que a cada ano esta celebração pode ganhar muito mais personalidade, mais estilos, pode ser incrementada com novas receitas, como por exemplo, as pessoas veganas, ou seja, que não comem nenhum alimento de origem animal.

Portanto, dentro de uma variação quase infinita de estilos e quitutes, tornano-se repleta de pratos dos mais gostosos, uma ceia de Natal pode representar, também, um dos momentos mais aguardados ao longo do ano, para muitas pessoas. Embora, dentro de uma tradição geral, cada família possua a sua própria tradição, em termos de receitas especiais destinadas à data em questão, todas as refeições natalinas que são preparadas no Brasil tendem a ser apresentadas, de um modo geral, por meio de pratos muito típicos dessa época, tal como um peru assado; um chester ou um tender.

Muitas famílias podem optar por algo muito mais condizente com o passado intensamente tradicional, cristão, ou para pratos mais modernos ou mais refinados.

Assim, na esperança de poder oferecer dicas úteis aos leitores, segue uma relação contendo 12 deliciosas receitas típicas da Ceia de Natal:

Um Peru recheado com farofa; um simples Peru de Natal normal; um típico Tender preparado na cachaça e mel; um Falso Lombo, normalmente recheado com farofa; um arroz típico natalino; uma boa farofa preparada ao modo agridoce; uma típica salada de lentilha ao modo, com bacalhau e legumes; uma tradicional cestinha prática contendo salpicão; um delicioso pavê ao modo, com morango e suspiro; um bom mousse de avelã; uma típica rabanada ao modo de chocotone e, para fechar com a melhor chave-de-ouro: o tradicional e inesquecível pudim cremoso sem forno.

Existe uma variedade maior de receitas, porém, seria cansativo listar uma relação maior. As doze dicas acima são essenciais e não pesam no bolso do consumidor.

Paulo Henrique dos Santos


Aprenda aqui duas receitas de como fazer rabanada.

É quase impossível falarmos em Natal sem lembrarmos de um dos pratos típicos dessa época de confraternização: a rabanada. Tradicional nas ceias no Brasil, a mesma é um doce que leva pão de trigo em fatias e molhadas em calda de açúcar, vinho ou leite, passadas após em ovos e fritas.

Porém, existem muitas variações dessa iguaria. Por isso, nós te damos duas receitas diferentes de como fazer a rabanada, nunca deixando de lado o seu sabor delicioso e marcante. Vamos a elas.

1. Rabanada com Leite Condensado

Os ingredientes são: 3 pães franceses, meia xícara de chá de açúcar, 2 xícaras de chá de leite, meia lata de leite condensado, 2 colheres de sopa de canela em pó, 3 ovos e óleo para fritar.

Após cortar os pães em fatias, pegue uma tigela e acrescente o leite e leite condensado, mexendo os dois ingredientes com uma colher. Reserve a mistura e, em outro recipiente, adicione os ovos, batendo com o garfo até ficar homogêneo.

Em uma panela, adicione o óleo em fogo alto. Pegue o pão e misture com o leite, deixando dentro por um minuto em cada lado. Retire o excesso de líquido do pão e passe pelo ovo batido. Depois é só fritar as fatias por dois minutos em cada lado, até começar a dourar.

Por fim, misture o açúcar e a canela e passe as rabanadas no preparo. Estão prontas as suas rabanadas com leite condensado.

2. Rabanada assada no forno

A rabanada de forno é uma excelente dica para quem não quer passar o Natal sem o prato, mas quer evitar os alimentos fritos. Os ingredientes são: 10 pães franceses, 3 ovos, 250 ml de leite, 250 ml de leite de coco, açúcar e canela a gosto.

O modo de preparo é muito simples. Pegue as fatias de pão e as coloque em uma forma. Após, no liquidificador, bata os ovos, o leite e o leite de coco. Acrescente e cubra os pães, levando após ao forno. Vire os pães durante o cozimento para dourar igualmente. Por fim, polvilhe com canela e açúcar. Quem preferir, pode acrescentar uma lata de leite condensado no líquido, para adoçar mais a rabanada.

Gostou das dicas? A palavra de ordem é inovar naquilo que já era muito bom. Solte a criatividade e surpreenda seus convidados com uma rabanada incrível. E não esqueça de compartilhar a sua receita nos comentários.

Kellen Kunz





CONTINUE NAVEGANDO: