Confira uma receita tradicional para fazer ovos de páscoa e ganhar uma renda extra.

Uma das melhores épocas do ano está chegando, acredito que seja a mais desejada por muitas pessoas, esta fase do ano é a Páscoa. Muitas fábricas investem na fabricação de chocolates e principalmente os amados ovos de páscoa.

Se para algumas pessoas é a melhor época para degustar chocolates, para outras é hora de ganhar uma renda extra, ou seja, produzir ovos e vender muito deste doce.

Neste artigo vamos trazer algumas receitas e mostrar como fazer um ovo de páscoa. Se você tem interesse em aumentar a renda e ganhar um dinheirinho extra vendendo chocolates, continue lendo este texto e descubra o que você pode fazer nesta época.

Como fazer ovos de chocolate

Uma coisa é certa, fabricar ovos caseiros é muito mais barato do que comprar ovos industrializados. Outra coisa que você pode fazer com os ovos caseiros é dar de presente para familiares e amigos, bem como fazer encomendas e vender o que produz.

O lucro que você pode ganhar com a venda de ovos de páscoa caseiro pode variar de 100% a 300%, ou seja, se você investir R$ 100 para produzir poderá ganhar o dobro ou o triplo do que investiu nas receitas.

Para começar a fazer os ovos caseiros e conseguir uma renda extra será preciso investir em alguns ingredientes e itens que serão utilizados. Veja o que você vai precisar para fabricar este doce a seguir:

Para derreter o chocolate você terá que comprar um recipiente de vidro, além disso, uma espátula de plástico ou de metal para mexer o chocolate derretido, uma colher de plástico e também as formas de silicone para moldar os ovos.

Outro item é o papel manteiga e uma assadeira para colocar os ovos na geladeira, ou seja, além de montar os ovos você deve ter um local adequado para armazenar todos os que foram feitos.

Onde comprar os ingredientes

Algumas pessoas que estão iniciando não sabem onde comprar os ingredientes e os utensílios necessários, pensando nisso, vamos mostrar onde é possível encontrar estes itens.

Não é difícil encontrar tudo o que você precisa para fazer os ovos de páscoa, existem muitas lojas especializadas e que investem na venda destes produtos. Procure na sua cidade por lojas de artesanato e artigos para festa.

Na internet também é possível encontrar facilmente e você não precisa enfrentar filas para comprar estes produtos, o melhor é que podem ser entregues diretamente em sua casa.

Caso não queira vender e fazer poucos apenas para você ou familiares, é possível encontrar nos supermercados as barras de chocolate para serem derretidas. As barras possuem vários pesos, comumente são encontradas de 500 gramas ou 1 Kg.

Quem tem experiência na fabricação dos ovos diz que é melhor comprar chocolates em grandes quantidades porque diminui o custo final. Outra dica importante que pode minimizar os custos com os ingredientes é encontrar outras pessoas que também fazem produtos com chocolates e comprar em grandes quantidades e ratear as despesas.

Ovo de Páscoa Tradicional

Agora vamos apresentar para você como fabricar um ovo de páscoa no modo tradicional. Existem várias formas que podem ser feitas, no entanto, vamos priorizar receitas simples para serem feitas rapidamente.

Prepare o local

Para começar a derreter o chocolate é preciso estar atento a alguns detalhes importantes, a primeira coisa é que o local onde será feito deve estar muito limpo e seco, os chocolates não podem ter contato algum com água ou umidade, outra coisa é se a sua cozinha for muito úmida não vai dar certo, o chocolate pode estragar facilmente.

Não use um ralador para triturar os chocolates porque a umidade da sua mão poderá passar para a barra e com isso estragar, use facas e quebre o chocolate em barras. Para iniciar use uma barra de 500 gramas e divida em três partes iguais.

Derreter os chocolates

Após separar as 3 partes coloque duas partes na tigela de vidro e leve ao micro-ondas por 1 minuto, retire e mexa até minimizar as bolas ou não aparecer mais as lascas de chocolate, repita este processo por mais duas ou três vezes sempre mexendo até não aparecer mais pedaços de chocolate.

Você pode optar por derreter os chocolates em banho maria. O objetivo é apenas derreter o chocolate, não cozinhar, esquente a água até derreter o chocolate e desligue o fogo, não deixe a água ferver, pois as borbulhas de água podem cair no chocolate e estragar.

Esfriar os chocolates

Para esfriar os chocolates e encontrar o ponto ideal para transportar para as formas de silicone basta despejar o chocolate em uma pedra de mármore na mesa ou pia, movimentando com a espátula o chocolate de um lado para o outro até esfriar em uma temperatura de 29º graus.

Caso não possuir uma pedra de mármore, faça isso dentro de uma vasilha até esfriar e ficar um pouco mais grosso, nunca toque no chocolate para não molhar ou umedecê-lo.

Moldar os ovos

Para moldar os ovos, depois de ter esfriado o chocolate, despeje aos poucos e espalhe nas formas de silicone, coloque na geladeira por 1 a 2 minutos, retire coloque mais chocolate derretido por mais umas duas vezes até ficar na grossura que você preferir.

Após isso, pegue o papel manteiga e cubra os ovos e leve até a geladeira por uns 3 minutos, após esse tempo desenforme os moldes com bastante cuidado apertando o fundo sem muita pressão, em seguida decore cada um deles.

Uma dica importante é procurar fazer isso em dias com temperaturas mais baixas ou à noite e sempre usando luvas para não deixar marcas dos dedos nos chocolates. Caso os ovos comecem a derreter faça uma pequena mistura do chocolate ao leite com amargo, essa técnica mantém os ovos mais firmes, pois o amargo possui menos manteiga que faz o chocolate derreter.

Estas dicas foram importantes para você? Viu como é fácil! Então comece a colocar a mão na massa e fazer seus próprios ovos e ganhar uma renda extra.

Ovo de páscoa caseiro


Receita simples e prática de como fazer brigadeiro.

É muito raro encontrar uma pessoa que não goste de brigadeiro, aquela bolinha sabor chocolate que agrada desse as crianças até os adultos. Se você é um apaixonado por chocolates e bateu aquela vontade grande de fazer aquele delicioso brigadeiro, mas não sabe por onde começar achando que é muito complicado, agora você não precisa mais ficar com vontade. Siga o nosso passo a passo e em poucos minutos você terá essa delícia pronta. Então vamos lá.

Para começar vamos aos ingredientes. Você vai precisar de chocolate em pó, ou achocolatado, uma lata ou caixa de leite condensado e manteiga ou margarina.

Com os ingredientes à mão, coloque em uma panela (é importante que ela não seja muito fina, pois assim poderá correr o risco de queimar o brigadeiro) uma colher de manteiga e leve ao fogo, aguarde que ela se dissolva e acrescente 4 colheres de chocolate em pó ou achocolatado e em seguida o leite condensado.

Mexa sem parar e assim que a mistura levantar fervura abaixe o fogo, sem deixar de mexer.

Para saber o ponto correto, que é aquele em que a guloseima fica macia, mas é possível enrolar, fique atento. O ponto ideal é quando após a fervura, a mistura já bem encorpada se desgruda facilmente do fundo da panela.

Desse modo, passe a colher no fundo da panela, se for possível ver o seu fundo, este é o ponto ideal.

Então, se você conseguiu visualizar o fundo da panela, desligue o fogo e está pronto.

Para que seu brigadeiro fique ainda mais gostoso, com o fogo desligado continue mexendo o doce até que ele esfrie assim ele vai ficar mais cremoso e brilhante.

Espere que ele esfrie totalmente e se desejar pode enrolá-lo. Para enrolar espalhe um pouco de manteiga nas mãos e faça bolinhas e em seguida passe no chocolate granulado.

Como podemos ver o brigadeiro é um doce delicioso que gasta poucos ingredientes e pouco tempo para fazê-lo e pode ser usado em várias sobremesas.

O brigadeiro pode ser utilizado como recheio para bolos, podendo ser acrescentados a ele frutas como morangos e pêssegos, que deixam qualquer bolo ainda mais gostoso.

Caso não queira ter o trabalho de abrir um bolo é possível cobrir um bolo simples de chocolate ou outro saber com o brigadeiro e cobri-lo com granulados ou aquelas balinhas coloridas de chocolate.

Como recheio de bolinhos doces também é uma ótima ideia. Pode ser até mesmo aqueles bolinhos de chuva que são muito rápidos de fazer.

Outra opção é usá-lo como recheio de bolachas doces… uma delícia.

Em festas o brigadeiro pode ser servido em copinhos com colherezinhas. Caso você queria usá-lo assim, no seu cozimento deixe o doce um pouco mais cremoso, mais molinho. Ou pode ser servido da forma tradicional, enrolado no granulado de chocolate. Na verdade existe uma grande variedade de granulados que deixam os docinhos ainda mais apetitosos.

Enfim, o brigadeiro é um doce que cai bem em qualquer hora e em qualquer ocasião. Para ser saboreado sozinho, em boas companhias, em dias quentes e frios. Há quem diga que um bom brigadeiro cure até a tristeza de um coração partido.

Enfim, agora na hora que bater aquela vontade de comer um chocolate não perca mais tempo, junte os ingredientes e faça esse doce que delicioso e muito fácil de fazer.

É importante lembrar que como nem tudo é perfeito o brigadeiro possui muitas calorias, assim não é recomendado exagerar.

A recomendação é de que você faça o doce e coloque em um pote com tampa e mantenha na geladeira. Assim sempre que bater aquela vontade de um chocolate você pode comer com uma colher.

Por Sirlene Montes

Brigadeiro


Receitas de Bolos de Milho. Confira os ingredientes e como fazer.

O bolo de milho é o queridinho de muitas pessoas, seja ele quente ou frio, com suco ou com café, com erva doce ou não, ele é quase unanimidade. Abaixo terá duas versões de receitas de bolo de milho cremoso. Uma versão tradicional com a farinha de trigo e outra versão para aqueles que não podem consumir farinha de trigo, nessa receita, a tradicional farinha de trigo, foi substituída pelos flocos de milho pré-cozido, aqueles flocos que se compra no supermercado para o preparo de polenta.

Bolo de milho verde Cremoso

Ingredientes

8 espigas de milho ou 2 latas de milho (de aproximadamente 280 g cada uma)

3 ovos inteiros

2 colheres (sopa) de margarina

1 xícara e ½ de açúcar

½ xícara de leite

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 colher (sopa) rasa de fermento (em pó)

Modo de fazer

1 – Primeiramente corte os grãos de milho da espiga com uma faca.

2 – Após cortar os grãos da espiga de milho, coloque os ovos, a margarina, o leite e o milho verde e um liquidificador

3 – Bata bem todos os ingredientes. Os ingredientes precisam ser batidos, até que os grãos da espiga de milho fiquem todos triturados.

4 – Após bater bem os ingredientes, acrescente a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e bata de novo, mais ou menos dois minutos, até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Caso prefira, pode bater apenas a farinha de trigo e o açúcar nessa etapa e após os dois minutos, misturar o fermento e bata só mais um pouquinho, para que o fermento não perca sua característica de fazer o bolo crescer.

5 – Unte e enfarinhe uma forma.

6 – A forma usada para assar o bolo é opcional, pode ser quadrada, redonda ou com um furo central.

7 – Coloque o bolo na forma e leve para forno. O forno precisa estar pré-aquecido, com a temperatura a 180 graus, e deixe assar pelo um período de 40 a 50 minutos ou até que o palito de dente saia limpo depois de espeta-lo no bolo.

O bolo rende cerca de 20 porções.

Para aqueles que não podem comer farinha de trigo segue abaixo outra receita:

Ingredientes

1 lata inteira de leite (condensado)

1 vidro de leite de coco (200 ml)

4 ovos inteiros

1 lata de milho (280 g)

¾ de xicara de óleo

115 g flocos de milho pré-cozido (Encontra nos supermercados, é usado para fazer polenta)

½ xicara de açúcar (cerca de 75 g)

1 colher (sopa) de fermento

Erva doce á gosto e opcional

Modo de fazer

1 – Junte o leite condensado, o leite de coco, os 4 ovos inteiros, ¾ de xicara de óleo, o milho em lata, os flocos de milho pré-cozido, ½ xicara de açúcar e bata tudo no liquidificador mais ou menos 3 minutos.

2 – Depois de bater, coloque o fermento e bata mais um pouquinho.

3 – Depois de bater coloque a erva doce. Colocar a erva doce só depois de bater todos os ingredientes, pois se bater tudo junto, a erva doce vai triturar e o ideal é que ela fique inteira e não se misture com os outros ingredientes.

4 – Após misturar a erva doce na massa, unte com óleo e enfarinhe uma forma de mais ou menos 22 x 31 com 4 cm e meio de altura.

5 – Leve para forno pré-aquecido a uma temperatura de 180 graus por 30 minutos ou até que que o palito de dente saia limpo depois de espeta-lo no bolo.

6 – Após assar o bolo, caso queira, pode jogar por cima do bolo, um pouco de açúcar misturado com canela.

Por Lorena Ruiz

Bolo de milho verde


Confira receitas práticas e deliciosas de bolos de banana.

Bolo de banana é uma delícia e irresistível, além de ser uma receita muito prática e pode ser preparado de várias maneiras. Que tal aprender algumas receitas criativas, para incrementar o seu fim de semana?

Bolo de banana de liquidificador

Para preparar a massa você vai precisar de 3 ovos, açúcar (2 xícaras), leite (1 xícara), óleo (½ xícara), farinha de trigo (2 xícaras), fermento químico (1 colher) e 7 bananas. Cobertura: açúcar (¾ de xícara) e água quente (½ xícara).

Para fazer a calda é só colocar o açúcar em uma panela e mexer até derreter. Adicione água quente e mexa até que o açúcar fique dissolvido e depois deixe engrossar até chegar ao ponto de calda e deixe reservado.

O modo de preparo da massa também é simples: no liquidificador bata os ovos, o leite, o óleo e o açúcar. Depois, coloque a farinha de trigo aos poucos e permaneça batendo, até você perceber que a massa está lisa e homogênea.

Acrescente o fermento e bata na menor velocidade do liquidificador. Unte uma forma com margarina e farinha, e coloque o caramelo e as bananas cortadas. Agora, é só levar em forno médio por 180ºC, que esteja preaquecido por 30 minutos, aproximadamente. Uma receita simples e de dar água na boca.

Bolo de Banana com canela

Para fazer a massa você vai precisar de 8 bananas nanicas que estejam maduras, 3 ovos, margarina, leite (½ xícara), canela em pó (1 e ½ colher de sobremesa), açúcar (1 xícara), farinha de trigo (2 e ½ xícara) e fermento em pó (1 colher de sopa).

Se você quiser polvilhar, é só misturar a canela e o açúcar. Comece amassando 5 bananas com um garfo e deixe reservado. Acrescente no liquidificador a margarina, os ovos, a canela em pó, o açúcar e o leite, e bata. Depois, adicione em uma tigela e jogue a farinha de trigo, a banana e o fermento. Misture tudo.

Unte uma forma com farinha e adicione a mistura. Cubra com o restante das bananas cortadas e depois é só polvilhar o açúcar com a canela, e assar em um forno pré-aquecido a 200ºC por um tempo médio de 30 minutos. Depois, é só aguardar esfriar e aproveitar. Tenha um ótimo apetite!

Bolo de banana integral

Sabe quando você está de dieta e tem vontade de comer um bolo delicioso? Para fazer, separe: 4 bananas nanicas, 3 ovos, óleo (1 xícara), farinha integral (1 xícara), aveia em flocos (1 xícara), açúcar mascavo (1 e ¼ de xícara), fermento químico (1 colher de sopa), canela em pó (1 colher de chá).

Para fazer, é só adicionar no liquidificador as bananas, os ovos e o óleo. Em uma tigela, coloque os ingredientes e adicione o creme de banana. Unte a forma coloque rodelas de bananas carameladas em canela e açúcar mascavo e depois é só despejar a massa e coloca-la em forno médio por, aproximadamente, 40 minutos a 18ºC.

Bolo de banana e aveia

Separe aveia fina (250g), fermento (1 colher), 4 ovos, óleo (½ xícara). 4 bananas e açúcar, que pode ser o mascavo (1 ½ xícara). Se você quiser, pode usar canela (1 colher de chá), castanha de caju ou do Pará picada (½ xícara) e uva passa (½ xícara).

Para fazer, é só colocar no liquidificador ½ xícara de óleo, 4 ovos, 1 ½ xícara de açúcar e as bananas. Coloque tudo na aveia fina com o fermento, e a parte opcional citada na lista dos ingredientes, se você desejar.

Unte uma forma, despeje e coloque no forno médio e preaquecido para assar por, aproximadamente, 40 minutos. Prática e deliciosa!

Gostou de aprender sobre essas receitas de bolo de banana? Que tal experimentar?

Por Babi

Bolo de banana


Aprenda a fazer receitas de bolo de pote.

O bolo de pote é uma receita que está em alta e muitas pessoas estão se especializando nessa prática culinária. Essa receita é bem simples e diversificada, e isso quer dizer que você pode mudar uma receita para outra, apenas mudando o recheio. E com um pouco de criatividade fica muito fácil fazer receitas saborosas e que podem gerar até uma renda. Vamos conhecer as receitas de bolos mais famosas e saborosas:

Receita de bolo de pote de leite ninho

O bolo de pote de leite ninho é muito famoso e tradicional. Quem experimenta afirmar que o sabor dele é inconfundível. Porém, existem diversas receitas de bolo de pote de leite ninho, vamos ensinar a mais tradicional e simples.

Vamos aos ingredientes da massa:

2 xícaras de chá de açúcar

1 pitada de sal

4 ovos

1 xícara de chá de leite quente

1 colher de sopa cheia de fermento em pó para bolo

2 xícaras ½ de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de manteiga sem sal

Modo de preparo:

1-Na batedeira adicione os seguintes ingredientes: o açúcar e os ovos de deixe batendo até que a mistura fique bem clara.

2-Depois coloque na batedeira a farinha de trigo aos poucos e deixe batendo até misturar completamente com os outros ingredientes.

3- Depois misture a manteiga ao leite quente e deixe que ela dissolva completamente e adicione na batedeira junto aos ingredientes anteriores.

4- Adicione o sal e depois o fermento à mistura que está na batedeira até que eles se dissolvam completamente.

5- Unte uma forma com manteiga e a farinha de trigo, ela deve ter o tamanho 30 cm x 25 cm, depois disso coloque a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido em 180º e deixe por no mínimo 30 minutos. Depois desse tempo dê uma verificada se a massa está assada, enfie um garfo na massa e veja se o mesmo está saindo limpo, caso sim, pode desligar o forno.

Vamos ao recheio do bolo

O recheio do bolo de pote de leite ninho faz muito sucesso, e essa nossa receita também vai fazer o mesmo sucesso. Então vamos aos ingredientes:

1 caixa de creme de leite

1 lata de leite condensado

8 colheres de sopa de leite ninho

200 ml de chantilly batido

Existe uma dica fundamental para quem não tem costume de fazer receitas com chantilly. Ele precisa estar muito gelado, e nunca congelado. É preciso ficar na parte de baixo do congelador por 12 horas, aquela que se guarda caixa de lasanhas e outros alimentos que precisam ficar nessa área gelada. Depois é só bater na batedeira em velocidade máxima, até ficar em ponto de neve.

Vamos ao preparo do recheio:

1-Na batedeira coloque os seguintes ingredientes: Creme de leite, leite condensado e leite ninho. Deixe batendo a que vire uma mistura homogênea.

2- Depois com uma colher ou espátula misture essa primeira mistura com o chantilly até que eles virem um único creme. Depois é só manter esse recheio na geladeira até a hora de montar o bolo.

Veja como montar os bolos de pote de leite ninho

Em um pote de 250 ml coloque uma camada da massa e depois um pouco do recheio. Repita o processo mais uma vez e finalize com um pouco de leite ninho.

Bolo de pote de chocolate com massa pronta e recheio de brigadeiro

Essa segunda receita é para as pessoas que não possuem tanta habilidade na cozinha e precisam de praticidade.

Prepare o bolo de chocolate com massa pronta de acordo com as instruções da embalagem.

Recheio de brigadeiro

O brigadeiro é uma receita muito usada no dia a dia de muitas pessoas e por isso é bem simples de ser feita. Vamos aos ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 colher de manteiga

2 colheres de chocolate em pó

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo até que a misture comece a desgrudar do fundo da panela.

Assim que o brigadeiro e a massa do bolo estiverem frios e só montar o bolo intercalando massa com o recheio de brigadeiro, repita esse processo por duas vezes e por último se desejar coloque granulados coloridos para decorar.

Como vimos a receita de bolo de pote é bem simples de ser feita e bem saborosa!

Por Cristiane Amaral

Bolo de pote


Recitas de bode fubá tradicional e bolo de fubá com goiabada.

O bolo de fubá é um dos mais tradicionais e mais utilizados para tomar com aquele cafezinho. Seja de manhã ou à tarde, um bolinho de fubá sempre cai bem. Abaixo terão duas receitas do bolo. A primeira é uma versão tradicional, já segunda versão, quem gosta de um docinho vai amar, é uma versão do bolo de fubá com goiabada.

Bolo de Fubá

Ingredientes

2 xícaras de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

3 gemas

2 colheres (sopa) de farinha de trigo (a colher de farinha de trigo precisa estar bem cheia, se ela estiver rasa, o bolo não vai dar certo).

2 xícaras de fubá

4 xícaras de leite

1 colher (sopa) de fermento (em pó)

Erva doce a gosto e opcional

Modo de preparo

Em uma tigela coloque o açúcar, a manteiga, as gemas, a farinha de trigo, o fubá, o leite (coloque o leite aos poucos, coloque cerca de 2 xícaras de leite primeiro e mexa, após isso coloque as outras duas).

Bata no liquidificador e depois misture o fermento (em pó).

A massa vai ficar bem líquida, não acrescente mais farinha de trigo achando que ela está muito líquida, pois ela deve ficar exatamente desse jeito.

Caso opte por colocar a erva doce, essa é a hora. Misture-a antes de colocar na forma.

Coloque a massa do bolo em uma forma untada e coberta com papel manteiga.

Pré-aqueça forno na temperatura de 160 graus e leve o bolo, coberto com papel alumínio, para assar por 15 minutos.

Após os 15 minutos tire o papel alumínio do bolo e deixe-o assando por mais duas horas. Após esse tempo o bolo vai começar a dourar na parte de cima, é quando o bolo está totalmente assado e pronto.

Retire o bolo do forno e deixe que ele esfrie por completo, antes de retirá-lo da forma. Ele é um bolo bem molhadinho, por isso ele deve estar frio na hora de ser desenformado.

Bolo de Fubá com Goiabada

Ingredientes

6 ovos

200 ml de leite

1 vidro de leite de coco (200m ml)

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de erva doce (a erva doce é opcional)

2 xícaras de açúcar

1 pacote de coco ralado seco e sem açúcar (100 g)

2 xícaras de fubá

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento (em pó)

200 g de goiabada picada

Calda

1/3 de xícara de água

200 g de goiabada picada

Modo de preparo

Em uma tigela coloque os ovos, o leite, o leite de coco, a manteiga, a erva doce, o açúcar, o coco e leve para o liquidificador. Caso prefira, pode também, misturar tudo direto no liquidificador.

Após bater esses ingredientes no liquidificador, jogue eles dentro de uma tigela e acrescente a essa mistura o fubá (o fubá deve ser peneirado), a farinha de trigo (também deve ser peneirada) e o fermento. Misture tudo muito bem.

Unte e enfarinhe uma forma e jogue a massa dentro dela.

Quando a massa do bolo já estiver dentro da forma, pegue a goiabada picada, passe todos os pedaços na farinha de trigo e depois disso coloque esses pedacinhos de goiabada por cima da massa do bolo que está na forma.

Leve para assar na temperatura de 180 graus, mais ou menos no período de 50 minutos.

Para preparar a calda, leve uma panela ao fogo com a água e a goiabada picada, vai misturando até chegar na consistência de calda. Caso precise pode acrescentar mais um pouco de água no meio do processo.

Quando chegar na consistência de calda, retire do fogo e jogue por cima do bolo.

Fonte: As duas receitas foram retiradas do canal da Danielle Noce no Youtube, segue os links dos vídeos: Bolo de fubá – https://www.youtube.com/watch?v=8xgF2ZNjPrw e bolo de fubá com goiabada – https://www.youtube.com/watch?v=GlPFb5YgNIc.

Por Lorena Ruiz

Bolo de fubá


Confira uma receita simples e prática para fazer um ovo de Páscoa tradicional.

A Páscoa está chegando e você deveria começar a preparar os chocolates para presentear seus queridos familiares, amigos e por que não seus colegas de trabalho?

Separamos algumas receitas para te ajudar na confecção desses mimos gostosos. Confira!

Ovo de Páscoa tradicional:

Essa opção agrada desde as crianças mais novas até o vovô e a vovó. Quem não se agrada com um bom chocolate, não é mesmo?

Arrisque-se na decoração, prepare suas mais bonitas fitas e papéis decorados e encha os olhos e a boca de quem irá receber esses gostosos ovos tradicionais de chocolate.

Ingredientes:

  • 150 gramas de chocolate ao leite;
  • 150 gramas de chocolate meio amargo;
  • 1 panela com água;
  • 1 vasilha.

A quantidade de chocolate dependerá também do tamanho do molde que você escolheu e também da espessura desejada para o ovo de páscoa. Essa receita é baseada em uma forma média.

Modo de preparo:

Coloque a panela com água no fogo. Enquanto esquenta, pique os chocolates meio amargo e ao leite e reserve-os na vasilha. Assim que a água atingir o ponto de fervura, desligue e encaixe o vasilhame na panela para que os chocolates derretam. Enquanto estiverem em banho maria, mexa de vez em quando.

Quando perceber que os chocolates formaram uma pasta lisa e homogênea, retire a travessa da água.

Derrame ¼ da quantidade total de chocolate sobre uma parte da forma e dê batidas leves sobre a mesa para que as bolhas de ar se dissolvam. Na sequência, gire a forma, fazendo com que o chocolate cubra toda a sua extensão. Repita o processo na outra parte da forma e leve ambas para a geladeira.

Enquanto isso, você tem a opção de fazer um recheio para essa deliciosa receita.

Existem várias opções, mas uma das mais simples de preparar e que mais agrada o paladar é o recheio de brigadeiro.

Assim que a parte de baixo do chocolate resfriado se esbranquiçar, você pode rechear o ovo com o brigadeiro morno ou frio, ou ainda optar por não utilizar recheio. Feito isso, leve a montagem para a geladeira. Espere o chocolate ficar firme, desenforme as duas partes, cole-as com um pouquinho de chocolate derretido.

Para a embalagem você irá precisar de:

  • 1 forma de ovo de páscoa para moldar o seu chocolate;
  • 1 folha de papel alumínio para embalagem;
  • 1 copo raso para dar suporte;
  • 1 folha de papel celofane para a embalagem;
  • 1 laço para fechar e dar o acabamento final.

Use a criatividade para decorar e embalar. Feliz Páscoa!

Por Carolina B.

Ovo de páscoa caseiro


O bolo de banana por si só é muito delicioso. Imagina então se juntarmos o tão saboroso doce de leite? Pois é, fica uma delícia!

Para você que deseja provar esta iguaria, selecionamos uma prática e econômica receita de bolo com massa à base de banana, servido com doce de leite, ideal para o café da tarde ou ceia noturna.

Idealizada pela blogueira Isabella Maiolino, esta receita é baseada na receita original criada pela renomada confeiteira Pati Paiva.

O custo total desta receita é de aproximadamente R$ 2,00. O bolinho original vendido nas confeitarias chega a R$ 15,00 cada.

Aprenda a fazer!

Ingredientes:

– 1 xícara de açúcar mascavo;

– 1 ½  xícara de farinha de trigo integral;

– 4 bananas nanicas maduras;

– ½ xícara de manteiga ;

– 1 colher (chá) de bicarbonato;

– 1 colher (sobremesa) de fermento em pó;

– 1 ovo;

·- Doce de leite argentino ou similar (utilizado para servir junto com o bolo de banana quente);

– Forminhas para cupcake.

Modo de Preparo:

– Primeiramente amasse as 4 bananas juntamente com o açúcar.

– Coloque as bananas amassadas na batedeira e acrescente os ovos, a manteiga, o bicarbonato, o fermento e a farinha integral.

– Unte as forminhas para cupcake e coloque um pouco da massa. O ideal é passar um pouco da metade da forminha, para que não corra o risco de transbordar.

– Leve ao forno pré-aquecido, em 180°. Deixe assar por 40 minutos, em média.

– Sirva o bolo quente, acompanhado de doce de leite.

Por Tatiane Andrade


Alfajor é um doce ibero-americano, com nome de origem árabe, que conquistou o mundo.

Originalmente os Alfajors eram compostos de duas ou três bolachas de amêndoas, recheados de doce de leite. Mas hoje em dia a sobremesa possui diversos sabores de recheios e bolachas.

O Alfajor pode ser encontrado em duas versões, salpicado com açúcar de confeiteiro e coberto de chocolate derretido.

Receita de Alfajor

Ingredientes:

Bolacha:

  • 100 gramas de margarina;
  • 100 gramas de açúcar;
  • 200 gramas de farinha de trigo;
  • 200 gramas de amido de milho;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres de fermento.

Recheio:

  • 2 litros de leite;
  • 1 kg de açúcar;

Cobertura:

  • 300 gramas de chocolate ao leite picado.

Modo de fazer:

– Bolacha:

1º Passo – Bata na batedeira por 5 minutos a margarina, os ovos e o açúcar. Reserve.

2º Passo – Em outro refratário misture a farinha de trigo, o fermento e o amido de milho.

3º Passo – No refratário de ingredientes secos, disponha-os de forma que no centro do refratário se forme um espaço vazio.

4º Passo – Coloque os ingredientes molhados no centro do refratário de ingredientes secos.

5º Passo – Misture todos os ingredientes, até se formar uma massa consistente.

6º Passo – Abra a massa com um rolo, deixando-a com uma espessura de 1/2cm.

7º Passo – Com um cortador redondo, corte as bolachas.

8º Passo – Leve ao forno, pré-aquecido a 180º, por 15 minutos.

9º Passo – Depois de assadas retire as bolachas do forno e reserve.

Recheio:

1º Passo – Coloque o leite em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo. Deixe ferver até que o líquido reduza pela metade.

2º Passo – Coloque o açúcar e mexa sem parar.

3º Passo – Quando começar a engrossar mexa vigorosamente, sempre na mesma direção.

4º Passo – Quando atingir o ponto (como a consistência de um creme) desligue o fogo e reserve o doce de leite.

Cobertura:

Coloque o chocolate ao leite picado em uma vasilha em Banho Maria por 20 minutos até derreter por inteiro ou leve o chocolate picado ao micro-ondas por 1 minuto até derreter por inteiro.

Montagem:

1º Passo – Divida as bolachas em dois grupos.

2º Passo – Cubra o primeiro grupo de bolachas com doce de leite.

3º Passo – Coloque o segundo grupo de bolachas em cima do primeiro grupo, como se fossem bolachas recheadas.

4º Passo – Com a ajuda de um garfo mergulhe as bolachas recheadas no chocolate derretido, deixe esfriar e sirva.

Dica: Para dar um toque pessoal ao seu Alfajor incremente o seu recheio com coco e amêndoas.

Por Aline de Oliveira


Com as baixas temperaturas inicia-se também a fase de gastronomia altamente calórica, com muitas tentações que levam água baixo todo esforço e tentativas de regular a alimentação de forma saudável, no meio desse cenário surgem como uma alternativa, os sempre muito presentes e à disposição em todas as estações do ano, simpáticos, coloridos  e saudáveis vegetais.

Combinados com especiarias são uma alternativa plausível e saborosa para os dias mais frios. Sopas de legumes, cremes e consumes são potenciais aliados para manter o corpo saudável e em forma.  Algumas combinações além de nutritivas, apresentam sabores incríveis, aquecem e dão a sensação de plena saciedade.

Os vegetais que podem ser explorados sem nenhuma culpa como abóbora italiana moranga cabotiá, cenouras, couve, milho, ervilha, grão de bico,brócolis, na hora de preparar sua receita prefira temperos frescos, evite, reduza, e se possível, elimine sal e gorduras de sua receita, e como acompanhamento torradinhas integrais são permitidas assim como pequenas porções de queijo tipo parmesão.

Por Silvane Romero


CALDA DE UVA

 Ingredientes – na panela, em fogo médio, deixe até formar uma calda:

  • 1 xícara de água;
  • 1 xícara de uvas (sem sementes);
  • 1 xícara de açúcar;

 CREME

Ingredientes – em outra panela misture:

  • ½ litro de leite condensado
  • 1 ½ xícara de amido de leite
  • 1 xícara de creme de leite
  • 2 gemas
  • 1 colher de essência de baunilha

MASSA

 Ingredientes – misture bem:

  • 1 pacote de 200 g de biscoito triturado
  • ½ xícara de manteiga

Coloque na forma, e leve a massa sozinha para assar, por 10 minutos, em forno pré-aquecido.

 

PARA MONTAR

 Na forma – com a massa já assada:

  • Coloque o Creme;
  • Decore com uvas em metades
  • Jogue a caldinha de uva

 

Após, coloque na geladeira por 2 horas e sirva, em seguida.

É UMA DELÍCIA!!!

BOM APETITE!

Por Gegislene R. A. Dias


O site do barra doce é um pequeno pedaço de paraíso para os amantes dos graciosos cupcakes, muffins e suas versões em miniatura (mini muffin e mini cupcake). Tem de tudo lá formas, espátulas, wrapers, diversas forminhas de pano, de tela, de papelão, moldes, ejetores e tudo mais que se possa imaginar.

E o melhor; volta e meia o site entra em promoção o que faz valer a pena ficar de olho nele. A promoção desta vez são os ejetores para os doces, estão todos a 10 % de desconto. Para entender melhor dê uma olhada no site: www.barradoce.com.br. Confira e aproveite a promoção.

Por: Teresa Almeida

Fonte: www.barradoce.com.br


Não é porque você está de dieta que precisa punir-se e ficar sem aquele tão sonhado doce. Calma, a vida só tem uma, trate de aproveitá-la. Nada melhor do que uma receita light e deliciosa, para desfrutar de um leve "pecado" sem grandes culpas.

Pegue uma forma redonda com fundo falso e forre com uma mistura de 5 colheres de margarina sem sal, uma pitada de canela em pó,100 gramas de granola, aveia, acúcar mascavo, respectivamente e3  colheres de leite desnatado. Em uma panela dissolva 200 gramas de chocolate ao leite, com uma colher de margarina sem sal e 2 ovos. Jogue na forma e asse por 10 minutos, apenas. Quando esfriar, polvilhe com aveia torrada e aproveite!

Por: Teresa Almeida

Técnica Alimentar


Caramelo! Essa delícia açucarada, que dá outra coloração e outro sabor ao multiuso tempero, vem como recheio de torta e dá descanso à sua função de cobertura de pudins.

Em uma panela bem funda leve 115g de manteiga com sal e 250g de açúcar ( é legal usar balança para medir.) O segredo do caramelo é não parar de mexer e não exceder na temperatura. Leva em volta de 10 a 15 minutos.

O segredo dessa receita é o creme de leite ( 250 ml) que é fervido separadamente.  Quando o caramelo estiver na cor adequada , rapidamente, retire do fogo e  despeje no creme de leite ( Muito cuidado pois espirra e borbulha intensamente!!!). Depois de mexer  bastante e ambos estiverem integrado ele volta para panela em fogo baixo por 5 minutos.  Despeje na massa previamente assada já fria.

Por A.C.Rocha


De acordo com a Abima (Associação Brasileira de Indústrias de Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados), o brasileiro tem aumentado o consumo de pães e bolos industrializados. Com relação aos pães, em 2009 houve um aumento de 8% na procura, em relação ao ano de 2008, o que levou a um crescimento de 12% no faturamento.

Já os bolos industriais apresentaram um aumento de 6% no faturamento. O presidente da Abima, Claudio Zanão, disse que o que mais contribuiu para o crescimento no consumo dos pães industriais foi o aumento do poder aquisitivo dos consumidores das classes C e D.

E além de consumir mais, as pessoas estão à procura de produtos mais saudáveis, com baixo teor calórico, lights ou integrais. Já em relação aos bolos, a procura é por maior praticidade, já que muitas pessoas não possuem mais tempo de fazer bolo em casa.

Fonte: Notícias R7

Por Márcia V. L. Galvão


Ingredientes:

  • ½ kg de aipim
  • 3 ovos inteiros
  • 3 claras
  • 3 xícaras de (chá) de açúcar
  • 1 pacote (100g) de coco ralado
  • 1 copo americano de leite
  • 3 col. (sopa) de manteiga
  • 2 col. (sopa) queijo ralado
  • ½ col. (café) de sal
  • 1 ½ col. (sopa) de farinha de trigo
  • 1 col. (chá) de fermento em pó

Veja como é Fácil Preparar:

Descasque o aipim, lave e rale. Ferva e escorra bem. Unte uma assadeira retangular (25x15cm). Espalhe um pouco de manteiga com um pedaço de papel absorvente para ficar uniforme e polvilhe farinha de trigo. Reserve. Aqueça o forno em 180º C. Peneire a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Junte os ovos, a manteiga, o aipim ralado, o queijo, o coco, e o leite. Bata bem. Leve ao forno por 40 minutos ou até que doure.

Por Cíntia Foloni Santoro


Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (chá) de farinha de quinua;
  • 1 xícara (chá) de flocos de quinua;
  • 1 xícara (chá) de manteiga;
  • 100 g de queijo parmesão;
  • 1 col. (chá) de sal, 1 ovo

Modo de Preparo:

  1. Misture todos os ingredientes até que se forme uma massa homogênea;
  2. Com ajuda de uma colher de chá faça pequenas bolinhas e depois coloque-as em uma assadeira untada com manteiga e deixe descansar por 15 minutos;
  3. Com o dedo dê uma leve pressionada no centro de cada biscoito;
  4. Por último, pincele com a gema os biscoitos e asse em forno pré-aquecido a 180 º  até dourar.

Por Cíntia Foloni Santoro


Um prato clássico da culinária francesa é o Crepe Suzette, ou Suzan Pancakes ou panqueca da Suzana. Simplificando é uma panqueca que vai licor e suco de laranja.

Para fazer a massa bata no liquidificador 100g de farinha de trigo peneirada, 3 ovos, 230ml de leite, ½ colher de sopa de óleo de girassol e 1 pitada de sal.

Unte uma frigideira larga com manteiga e depois de aquecê-la bem coloque a massa até cobrir todo o fundo da panela. Quando desprender, tire a massa e dobre em triângulo. Reserve.

Para fazer a calda, leve 200g de açúcar na frigideira até que derreta. Coloque 80g de manteiga e depois coloque 400ml de suco de laranja. Cozinhe em fogo baixo.

Coloque as panquecas na calda, depois dela ter ficado mais espessa. Coloque o licor  de larnaja Grand Marnier e flambe! Sirva decorado com gominhos e cuidado para flambar e nãos e queimar !

Por A.C.Rocha


Ingredientes

  • 8 goiabas vermelhas
  • 350 g de açúcar
  • 350 g de canela em pó
  • Contreau a gosto
  • Ramos de tomilho

Preparação

  1. Corte a goiaba em quatro pedaços. Separe as sementes e bata-as no liquidificador com um pouco de água, coe e reserve.
  2. Forre o fundo de uma assadeira com açúcar e canela. Acrescente a goiaba e cubra com o caldo de semente. Coloque mais um pouco de açúcar e canela por cima e decore com ramos de tomilho.
  3. Leve ao forno a 200º C por 45 minutos e depois de pronto, regue com contreau. Pode acompanhar uma bola de sorvete.

Por Cíntia Foloni Santoro


O sorbet, para quem não conhece, é um tira gosto usado em jantares mais finos onde a língua tem que ser “lavada” para degustar os outros pratos.

Pode ser utilizado no meio das refeições ou no fim. É como se fosse um raspadinha ou um sorvete sem creme.

Aí vai uma receita bem gostosa de sorbet de morango para testar e degustar:

  1. Em uma panela, coloque 100ml de água e 75g de açúcar.
  2. Mexa no fogo baixo até estar bem dissolvido.
  3. Lave e limpe 350g de morangos e mergulhe-os nos 100ml de vinho branco seco.
  4. Seque-os, separe alguns para decoração e bata tudo no liquidificador.
  5. Bata bem e depois coloque a calda de açúcar com o purê e coloque em um refratário para gelar.
  6. Bata uma clara e adicione ao sorbet de morango.

Divida o preparo em taças que não  deve ficar muito congelado. Decore com o restante do morango cortado bem fininho.

Por A.C.Rocha


Essa receita é linda de morrer, mas precisa de ingredientes específicos como amêndoas sem pele, ramos de groselhas frescas e essência de amêndoas.

Pique as amêndoas, deixando-as bem fininhas. Tire 4. Aqueça 400ml de leite em uma panela. Na outra panela, em fogo baixo, deixe cozinhar por 5 minutos, pegue 1 ovo e 1 gema com açúcar, a amêndoa picadinha, a essência e o leite morno que estava na panela, em fio ( bem devagar e pouquinho) Mexa sempre. Meça 50 g de chocolate em barra e derreta-o em banho Maria.

Com o auxílio de um pincel de cozinha, pegue o creme derretido e passe em copinhos de preferência de vidro e leve à geladeira. Quando o chocolate estiver durinho ( não demora muito) coloque o creme e enfeite com as amêndoas e com chocolate. Fica lindo e uma delícia

Por A.C.Rocha


Aproveite a quantidade de ovos deixados na geladeira ( aqueles que são tirados da geladeira com a película branca, lá pro meio  de outubro) pra fazer um delicioso mousse de chocolate.

Pegue uma balançinha e meça 300 g de chocolate e coloque na panela, coloque 3 colheres de água e derreta em banho Maria ( não se esqueça do fogo baixo!) Após o derretimento , coloque 40g de manteiga ( normalmente o bloquinho vem com as medidas na embalagem) 2 gemas e 4 colheres de sopa de rum ( a bebida do pirata!) Mexa. Separadamente, bata 3 claras em neve e misture ao creme de chocolate.

Pra ficar aerado, mexa de baixo pra cima e delicadamente ( como se tivesse fazendo carinho no creme) Coloque na vasilha que preferir, coloque na geladeira e aguarde 3 horas pra tirar a maravilhosa sobra da páscoa ! Se quiser, enfeite com raspas!

As grandes cozinhas- Livro Cremes, pudins e Musses


Ingredientes
3 ovos, 1 copo de iogurte natural, ½ copo de óleo (a medida é o copo do iogurte), 1 copo de açúcar, 3 copos de farinha de trigo, 1 copo de suco de laranja e raspas de laranja.

Preparo
Bata os ovos com o açúcar até que aumente de volume. Adicione o óleo, o suco de laranja e o iogurte e bata em velocidade moderada. Por último adicione a farinha de trigo. Unte uma forma e despeje a mistura na forma. Leve ao forno em temperatura média e asse por 30 minutos. Quando estiver pronto decore com as raspas de laranja.


Ingredientes
300 gramas de chocolate em barra ralado, 250 gramas de manteiga, 5 ovos, 200 gramas de açúcar, 100 gramas de farinha de açúcar e 1 colher (chá) de fermento.

Preparo
Bata as gemas com o açúcar até virar um creme. Derreta o chocolate junta da manteiga em banho-maria até que os dois ingredientes misturem-se e vire também um creme espesso. Incorpore o creme de chocolate ao creme de ovos. Misture a farinha ao creme. Bata as claras. Adicione ao creme. Unte a forma com manteiga e farinha.Despeje a misture na forma e leve ao forno previamente aquecido a 180 graus. Asse por 40 minutos.


Ingredientes
3 embalagens de bolacha tipo maria, 5 gemas de ovo, 2OO ml de leite, 150 gramas de manteiga, 300 gramas de açúcar, 100 gramas de coco ralado e duas colheres (sopa) de rum se quiser.

Preparo
Bata as gemas e a manteiga até obter uma mistura cremosa. Se optar pela utilização do rum na receita, misture ao creme. Mergulhe as bolacha uma a uma no leite rapidamente para que não amoleça e se parta. Coloque as bolachas em uma travessa e intercale com o creme, assim até preencher toda a travessa. Polvilhe o bolo com coco ralado. Deixe por duas horas na geladeira. Sirva gelado!


Ingredientes
200 ml de leite, 100 ml de nata, 100 gramas de margarina, 1 pitada de sal, 300 gramas de farinha de trigo, 100 gramas de nozes picadas e uma colher (sopa) de chocolate em pó.

Preparo
Coloque os ingredientes pela ordem em uma tigela e misture bem. Distribua a massa em uma forma própria para muffins. Leve ao forno previamente aquecido a 200 graus e asse por 30 minutos. Desenforme e decore como melhor preferir. Vale colocar gotas de chocolate, chantilly, confetes e granulado de chocolate.
É uma delícia e as crianças farão a maior festa.


Ingredientes
500 gramas de farinha de trigo, 1 colher (chá) de sal, 100 gramas de açúcar, 2 colheres (café) de fermento,100 ml de leite, 50 gramas de manteiga, 3 ovos, bombons de chocolate de sua preferência e açúcar de confeiteiro a gosto para decorar.

Preparo
Misture a farinha, o sal e a manteiga. Acrescente o açúcar,o leite e os ovos. Forme bolas do tamanho desejado e coloque os bombons no centro tomando cuidado de deixar uma grossa quantidade de massa ao redor. Leve ao forno com temperatura média e asse por 20 minutos. Retire e salpique com o açúcar de confeiteiro.


Ingredientes
200 gramas de amêndoas raladas, 100 gramas de açúcar, 100 gramas de nata, 1 ovo e 100 gramas de manteiga.

Preparo
Bata a manteiga com o açúcar e junte o ovo,1OO gramas de amêndoas e por fim a nata. Forre o fundo da travessa com as 100 gramas de amêndoas restantes e cubra com o creme. Leve ao forno em temperatura média por 15 minutos. Depois de esfriar deixe por uma hora na geladeira, se preferir. Essa receita pode ser servida quente, morna ou gelada. Se desejar pincele a torta com geléia de sua preferência.


Ingredientes
8 pêras cortadas em rodelas, 2 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de fermento, 200 gramas de açúcar, 200 ml de leite, 150 gramas de manteiga 2 dois ovos.

Preparo
Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe açúcar. Coloque as rodelas de pêra no fundo. Misture o açúcar, farinha leite, manteiga, fermento e os ovos e bate em velocidade média por 3 minutos. Despeje a mistura em cima das pêras na forma. Leve ao forno previamente aquecido na tempetura de 180 graus por 45 minutos. Desenforme e coma morno. É uma delícia a parceria da pêra macia e quente com a massa fofa.


Pra quem gosta de chocolate e quer dar uma incrementada  vai gostar dessa receita de Musse de chocolate ao gengibre! Difícil? Confira:

Pique bem fino 100g de chocolate em barra. Caramelize o 40g de açúcar com 2 colheres de café de água em uma panela. Coloque fogo baixo para não queimar. Quando estiver douradinho, tire a panela do fogo e adicione 50ml de creme de leite ( sem soro!) Misture bem e volte ao fogo baixo. Sem parar de mexer, adicione 2 gemas. Quando a gema estiver bem integrada ao creme, desligue o fogo e acrescente o chocolate picado. ( cuidado para o chocolate não derreter ou ficar exposto em lugar muito quente.) Deixe derreter. Pique 1 pedaço de gengibre cristalizado ( encontrado em mercados específicos) e bata mais 200ml de creme de leite  em ponto chantilly. Misture bem, divida em taças e coloque na geladeira por quatro horas!

Por A.C. Rocha


Ingredientes

  • 100 g de biscoitos de maizena picados
  • 3 col. (sopa) de azeite de oliva
  • ½ xícara (chá) de queijo ricota picado
  • 1 sachê de gelatina em pó incolor e sem sabor
  • ½ xícara de leite desnatado
  • 3 kiwis médios picados
  • 2 col. (sopa) de adoçante culinário em pó
  • 1 pote de iogurte desnatado

Modo de preparo

  1. Bata os biscoitos no liquidificador até obter uma farofa. Ponha em uma tigela com o azeite e a ricota.
  2. Misture tudo até obter uma massa e forre o fundo de 12 fôrmas pequenas de 70 ml, untadas com azeite de oliva.
  3. Gele por 1 hora. Em um refratário, prepare a gelatina com leite.
  4. Leve ao fogo em banho-maria até dissolvê-la. Tire do fogo e guarde.
  5. Coloque os kiwis, o adoçante e 50 ml de água em uma panela. Tampe e cozinhe por 10 minutos.
  6. Despeje no liquidificador e acrescente a gelatina e o iogurte.
  7. Bata até formar um creme e despeje sobre a massa.
  8. Deixe na geladeira por 2 horas. Tire as tortinhas das formas e decore com kiwi e folhinhas de hortelã.

Ingredientes

4 ovos, ½ litro de leite, 10 colheres de açúcar cristal, 1 pacote de coco ralado, 300 gramas de aipim cru ralado, 100 gramas de açúcar cristal para caramelizar.

Preparo

Bata os ovos no liquidificador, junto com o leite o açúcar cristal e o coco ralado. Despeje a mistura em uma tigela e adicione o aipim ralado. Caramelize uma forma redonda com os 100 gramas de açúcar cristal. Despeje a mistura na forma e cozinhe em banho maria por 40 minutos. Espere esfriar e desenforme.

É um excelente quitute presente em cafés coloniais no sul do país. É uma delícia e toda a família irá adorar!

De: Teresa Almeida

Técnica Alimentar


Ingredientes

3 xícaras de açúcar, 2 colheres (sopa) de nata,2 ovos, 1 colher (sopa) de fermento, 1 pitada de sal, ½ litro de leite morno, 2 colheres (sopa) de trigo, 2 colheres (sopa) manteiga e canela a gosto.

Preparo

Misture  leite, o sal, açúcar, fermento, nata, os ovos e mexe bem. Acrescente o trigo e bata até formar uma msitura homogênea que grude na mão. Coloque a misture em uma forma quadrada e deixe repousar por 45 minutos até crescer. Faça uma farofa misturando manteiga derretida, o açúcar, trigo, canela mexendo até desgrudar da panela e formar uma farofa.Distribua sobre a massa e coloque para assar em forno com temperatura alta por 40 minutos.

De Teresa Almeida


Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas, o número de mulheres entre 25 e 29 anos solteiras aumentou mais de 20%, de 1970 a 2000. Esse índice se deve ao fato  da importância que as mulheres dão às suas carreiras atualmente. Então, para não perder tempo na cozinha e garantir uma alimentação saudável, longe do fast-food, aqui vão duas receitas de comidas rápidas para uma pessoa.

Bolo de chocolate de caneca (sobremesa garantida): 4 col. de água, leite, iogurte ou suco de laranja; 3 col. de óleo; 1 ovo; 1 col. sobremesa rasa de fermento em pó; a col. de açúcar; 4 col de farinha de trigo; 4 col. de chocolate em pó.

Mistures os ingredientes líquidos e depois os secos, misture bem e coloque-os numa caneca; leve ao microondas por 3 ou 4 minutos.

Omelete deliciosa: 1 dente de alho; 2 ovos; 3 col sopa de creme de leite; 1 col de queijo ralado; cheiro verde; sal; azeite e manteiga light.

Pique o alho, coloque numa tigela com os ovos; o creme de leite; o queijo; o cheiro verde e o sal. Bata e coloque numa frigideira com o azeite e a manteiga.


Um belo manjar pra esse fim de semana não é nada mal, né ? O clássico manjar de coco, que é praticamente um alimento das divindades, com calda de frutas vermelhas!

É só colocar primeiramente para não fazer muita sujeira os sólidos ( 1 colher de sopa de e maisena e açúcar )depois os líquidos: 12 lata de leite condensado, 2 vidros de leite de coco e 1 colher de manteiga)   mexendo por 20 minutos com aquele batedorzinho de arame. Quando der uma engrossada, coloque 3 colheres de coco ralado e mexa mais 5 minutos.

Agora a caldinha especial:  leve ao fogo novamente 1 xícara ( todas de chá) amora, framboesa e mirtillo ( aquela bolinha azulada que leva o nome de blueberry) ½ xícara de açúcar e 2 de água. Leve ao fogo, mexendo sempre. Em fogo médio ou baixo. Deixe esfriar, desenforme e cubra com essa delicia!

Saiba mais sobre a receita aqui

Por A.C.Rocha


Épocas de festa junina pedem pratos típicos e a pamonha representa muito bem esta festividade.

Quer aprender a fazer uma pamonha gostosa e muito fácil de fazer? Esta é a receita ideal!

Separe os Ingredientes:

  • 3 espigas de milho
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 1/2 xícara de amido de milho (maisena)
  • 1 pitada de sal

Modo de Fazer:

  1. Corte o milho rente à espiga e bata no liquidificador com os demais ingredientes;
  2. Unte uma forma com óleo e coloque a mistura para assar em banho-maria;
  3. Asse até secar a superfície. Quando amornar, corte a pamonha no formato desejado.

Quer uma receita prática, barata, fácil de fazer e que a criançada vai adorar?

Esta receita de bolinhas de pipoca voi tirada do programa Mais Você da Ana Maria Braga. Fica uma delícia!

Ingredientes:

  • 2 xícaras de pipoca estourada (sem sal)
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de glucose de milho branca
  • 250 g de pasta de amendoim
  • Margarina para untar as mãos

Modo de Fazer:

  1. Separe as pipocas numa tigela e quebre-as com a mão grosseiramente. Reserve.
  2. Numa panela, derreta o açúcar até formar uma calda caramelizada;
  3. Acrescente a glucose de milho e a pasta de amendoim.
  4. Mexa muito bem e desligue o fogo;
  5. Despeje o creme sobre a pipoca e misture tudo com as mãos até que toda a pipoca esteja no creme.
  6. Unte as suas mãos com margarina e forme bolinhas do tamanho desejado.

A casca dos alimentos possui muitos nutrientes que são disperdiçados quando jogamos no lixo. O aproveitamento integral dos alimentos ainda é pouco difundido em nossa cultrura, mas muito importante para aproveitarmos todo o potencial nutritivo que um alimento tem a oferecer.

Veja esta deliciosa receita de doce feito com a casca da laranja:


Hoje em dia é moda misturar massas salgadas com recheios doces. É uma deliciosa mistura de sabores.

Você pode preparar panquecas com recheios salgados e depois  fazer esta panqueca de chocolate com morangos para a sobremesa. Pode até fazer um rodízio de panquecas, que tal? 

Nesta panqueca você pode substituir os morangos por banana, uva ou abacaxi, fica uma delícia!

Ingredientes para a Massa:

  • 2 ovos inteiros
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colherinha (chá) e sal
  • 2 colheres (sopa) de óleo de soja

Ingredientes para o recheio:

  • 1 tablete grande de chocolate meio amargo
  • 1 tablhete grande de chocolate ao leite
  • 1 caixinha (ou uma lata) de creme de leite
  • 200 g de morangos cortados ao meio

Modo de Preparo:

  1. Bata os ingredientes da massa no liquidificador. Unte uma frigideira com óleo e aqueça bem;
  2. Acrescente uma pequena porção da massa na frigideira e gire para a massa cobrir toda a frigideira
  3. Depois de fritar de um lado, vire a massa e frite do outro;
  4. Faça o mesmo procedimento com toda a massa. Reserve.
  5. Em banho maria, derreta os chocolates. Retire do fogo e acrescente o creme de leite. Misture bem;
  6. Recheie as panquecas com a misture de chocolate e espalhe os morangos. 
  7. Enrrole as panquecas ou dobre emforma de leque. 
  8. Regue um pouco de chocolate sobre as panquecas e decore com morangos inteiros.

Ás vezes dá uma vontade de comer um bolo quentinho, fofinho e gostoso, mas você não tem muito tempo, e nem disposição para prepará-lo. 

Segue aqui uma receita de Bolo de Milho bem prática e fácil de fazer. Veja só:

Ingredientes:

  • 1 lata de milho cozido (sem água)
  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de margarina
  • 1 colher de fermento em pó
  • 100g de coco ralado

Para preparar basta bater todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Coloque numa forma untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.

Viu como é fácil de fazer? Bom apetite!


O Dia das Mães está chegando, que tal homenageá-la com um delicioso bolo feito por você? Tenho certeza que ela vai ficar muito feliz com a surpresa. 

Este bolo é delicioso, massa fofinha, molhadinho… Huuumm… Coloque a cobertura que a sua mãe mais gosta, ela vai adorar!

Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de manteiga
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de maisena
  • 1 xícara de leite
  • 1 colherinha (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo: 

  1. Misture a manteiga com o açúcar, mechendo bem até ficar uma massa branca;
  2. Adicione as claras batidas em neve e em seguida as gemas, batidas ‘a parte;
  3. Peneire a farinha e a maisena e junte-as à massa;
  4. Acrescente o fermento diluído em um pouco de leite;
  5. Numa forma untada, leve ao forne pré-aquecido (180°) por aproximadamente 45 minutos.

Deliciosos biscoitos que derretem na boca. Uma delíca para comer no café, no lanche ou a qualquer hora do dia.

Veja como é fácil de fazer:

Ingredientes:

  • 550 g de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 xícara de nata de leite
  • 3 ovos
  • 1 colherinha de chá de sal

Modo de Preparo: 

  1. Amasse bem todos os ingredientes;
  2. Deixe a massa em repouso por uma hora;
  3. Abra a massa com um rolo e corte em quadradinhos de 4 cm;
  4. Enrrole os biscoitinhos na diagonal, passe no açúcar refiando e coloque numa assadeira untada;
  5. Leve ao forno pré-aquecido até dourar os biscoitos

Quer fazer um bolo gostoso, fofinho e bem fácil de preparar? Basta segruir os passos desta receita de Bolo de Nescau com cobertura de chocolate com coco. Huuummm… deliciosa!!

Ingredientes para a Massa:
7 ovos
7 colheres de sopa de Nescau
1 caixa de creme de leite
2 colheres de sopa de margarina
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Ingredientes da cobertura:
1 caixa de creme de leite
4 colheres de sopa de Nescau
2 colheres de sopa de açúcar
50 g de coco ralado

Preparo da Massa:
Misture todos os ingredientes no liquidificador e leve ao forno médio, numa forma untada e polvilhada, por aproximadamente 35 minutos.

Como fazer a cobertura:
Numa panela, misture os ingredientes da cobertura (menos o coco) e leve ao fogo, mechendo bem até formar uma calda.
Com o bolo ainda quente, faça furinhos com garfo e jogue a  cobertura quente sobre o bolo. Polvilhe com o coco ralado.


Bananas flambadas é uma sobremesa fácil de fazer e muito gostosa. Fica uma delícia servida quente com sorvete de creme… huummmm  🙂

Você precisará de:

  • 8 bananas maduras
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 8 colheres de sopa de conhaque

Modo de Preparo:

  1. Derreta a margarina numa prigideira larga;
  2. Passe as bananas descascadas na margarina;
  3. Coloque-as num pirex que possa ir ao forno, polvilhe com açúcar e leve ao forno quente por aproximadamente 4 minutos;
  4. Coloque as bananas numa frigideira e derrame o conhaque aqueciso sobre as bananas;
  5. Flambe as bananas e sirva imediatamente.

A soja cada vez mais está sendo recomendada no consumo diário, por ser uma rica fonte de proteínas e possui quantidades significantes de todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano.

Além disso, a soja possui isoflavonas que são elementos antioxidantes, que auxiliam na redução do LDL (colesterol ruim), diminui o risco de doenças cardíacas e auxilia na redução dos sintomas da menopausa.

Segue uma receita super gostosa de cookies de soja, que são saudáveis, nutritivos e deliciosos.

Ingredientes:

  • 1 xíc (chá) de manteiga
  • 1/2 xíc (chá) de açúcar
  • 1 xíc (chá) de açúcar mascavo
  • 1 xíc (chá) de farinha de trigo
  • 1 xíc (chá) de farinha de soja
  • 1/2 xíc (chá) de amido de milho (maisena)
  • 3 ovos
  • 1 colher (café) de fermento em pó
  • 200 g de gotas de chocolate

Modo de Preparo:

  1. Bata a manteiga, os ovos e o açúcar branco até formar um creme;
  2. Desligue a batedeira e acrescente delicadamente o açúcar mascavo, a farinha de trigo, a farinha de soja, o amido de milho e o fermento. Mexa tudo com uma colher;
  3. Acrescente as gotas de chocolate e misture tudo;
  4. Adicione pequenas porções numa forma untada e leve ao forno, pré-aquecido em temperatura média, por aproximadamente 25 minutos, ou até os cookies ficarem dourados;
  5. Espere esfriar e armazene em uma lata ou vidro fechado para não amolecer.

Mousse de chocolate é uma sobremesa que agrada a todos, com sorvete então… huuummmm fica uma delícia!!!

Veja como é fácil de fazer esta deliciosa receita apresentada no programa da Ana Maria Braga:

Ingredientes

  • 500g de chocolate maio amargo picado
  • 250g de sorvete de creme
  • 1 envelope de gelatina incolor
  • 150g de nozes picadas (pode usar castanhas, amendoim ou amêndoas)
  • 2 claras em neve

Preparo:

  1. Em banho-maria, derreta todo o chocolate picado ;
  2. Acrescente o sorvete de creme e mexa bem, até derreter o sorvete;
  3. Dissolva a gelatina conforme o fabricante e acrescente no sorvete derretido; 
  4. Acrescente as nozes e misture bem até incorporar os ingredientes;
  5. Coloque tudo numa tigela e adicione delicadamente as claras em neve;
  6. Coloque tudo num refratário untado em óleo e leve à geladeira por 4 horas;
  7. Desenforme e sirva. Pode cobrir com calda de chocolate branco, fica uma delícia!

A cocada é um típico doce brasileiro feito com coco,  ovo e açúcar. Existem diversas variações e sabores da cocada. 

Esta receita de cocada de forno é muito prática, gostosa, saborosa e rende pra família toda. Experimente!

Ingredientes da cocada:

  • 500 g de coco ralado (fruta ralada), caso não tenha o coco, pode usar saquinho de coco ralado úmido
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 ovos

Modo de Fazer:

  1. Bata com um garfo os ovos e misture com todos os ingredientes
  2. Coloque tudo num refratário e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos
  3. Deixe esfriar e corte em pedaços.

Pronto! Agora é só se deliciar com a cocada tamanho família.

Rendimento: 20 porções


A Páscoa está chegando e os preços dos ovos estão cada vez mais altos. Mesmo em épocas de economia a tradição de entregar Ovos de Páscoa não pode passar desapercebida. Por isso, nada melhor para o seu bolso e para a sua família, do que fazer os ovos em casa

Para quem nunca fez ovos de Páscoa, segue abaixo um vídeo explicativo de como fazer Ovos de Páscoa em casa. É bem simples, fácil, gostoso e, o melhor, bem mais barato. Além disso, você pode faturar uma graninha extra vendendo os seus deliciosos ovos. Confira:


Quer fazer uma sobremesa simples, fácil, leve e muito saborosa? Esta receita francesa de Bavaroise de Morango rende 14 porções e possui apenas 192 calorias. Experimente!

Ingredientes:

  • 1/2 kg de morangos
  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 500 g de creme de leite fresco
  • 1 folha de gelatina vermelha
  • 5 folhas de gelartina branca
  • 1/2 xícara de água fervente

Modo de Preparar:

  1. Bata da batedeira o creme de leite gelado por 3 minutos;
  2. Com um garfo, esmague os morangos, acrescente o açúcar, o creme de leite batido e as folhas de gelatinas previamente dissolvidas na água quente;
  3. Misture tudo e despeje numa forma molhada e leve para geladeira até ficar bem firme.
  4. Se quiser, pode enfeitar com chantilly e morangos.

Cada vez mais as pesquisas estão mostrando os benefícios da pimenta. Sua subst6ancia, chamada capsaicina, ajuda a reduzir o colesterol total do sangue, prevenir doenças cardícas e acelera o metabolismo, favorecendo o emagrecimento.

E a pimenta pode ser consumida de diversas formas, uma dela é a geléia de pimenta. Fica uma delícia o doce da geléia com um pouquinho de picância da pimenta. 

Ingredientes:

  • 500 g de pimenta dedo-de-moça
  • 500 g de pimentão vermelho
  • 1 kg de açúcar
  • 1 xícara de suco de limão ou de abacaxi

Modo de Preparo:

  1. Leve muito bem as pimentas e corte-as no sentido do comprimento;
  2. Tire as sementes e a fibra mais clara. Faça o mesmo com o pimentão;
  3. Passe as pimentas e os pimentões no processador, ou corte bem picadinho, sem esmagar. Deve ficar na consistência de uma pasta grossa;
  4. Leve a mistura ao fogo com uma colher de açúcar e uma xícara de suco de limão ou abacaxi;
  5. Quando começar a ferver, acrescente o restante do açúcar e fique mexendo sempre;
  6. Mexa no fogo até ficar no ponto de geléia. Para saber qual é o ponto, coloque um pouquinho em um copo de água e veja a consistência.
  7. Se ficar uma espuma branca na geléia, retire com uma colher;
  8. Coloque a geléia em potes de vidro, tampe e deixe de cabeça para baixo por 20 minutos;

Esta receita rende 4 vidros de 220 ml. 


Quer fazer uma sobremesa requintada e saborosa? Esta receita é da chefe de cozinha Rosilene Campolina, que ensina a preparar esta deliciosa sobemesa feita com esta fruta tão fácil de ser encontrada em nosso país.

Além da papaya, você precisará de creme de leite, leite condensado, licor de cassis, achocolatado, açúcar, leite e uma cachaça branca.

Assista a seguir o vídeo com todos os passos da preparação:


Cuca é um tipo de bolo super saboroso, com uma farta cobertura de farofa doce e uma massa super fofinha. 

Ideal para acompanhar um delicioso café da tarde… hummm

Esta receita é para iniciantes, qua não possuem muita prática em fazer cuca. É simples, prática, rápida, fácil de fazer e muito gostosa.

Ingredientes da cuca:

  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de manteiga à temperatura ambiente
  • 4 gemas
  • 4 claras 
  • 1/2 xícara de leite
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 200 g de goiabada cortada em fatias finas

Ingredientes da farofa:

  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga gelada
  • 1 xícara de coco ralado
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Vamos a preparação:

  1. Primeiro, aqueça o forno em temperatura média e unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha de trigo;
  2. Bata o açúcar com o leite, a manteiga e as gemas, até a massa ficar uniforme;
  3. Acrescente a farinha de trigo, o fermento o sal aos poucos;
  4. Bata a clara em neve e acrescente aos poucos na massa;
  5. Despeje metade da massa na forma untada e acrescente as fatias de goiabada por toda a forma;
  6. Cubra com o restante da massa;
  7. Para fazer a farofa, basta misturar todos os ingredientes  até formar uma farofa grossa;
  8. Cubra a massa com esta farofa e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou até a farofa ficar dourada.

A soja cada vez mais está sendo recomendada no consumo diário, por ser uma rica fonte de proteínas e possui quantidades significantes de todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano.

Além disso, a soja possui isoflavonas que são elementos antioxidantes, que auxiliam na redução do LDL (colesterol ruim), diminui o risco de doenças cardíacas e  auxilia na redução dos sintomas da menopausa.

Segue uma receita super gostosa de cookies de soja, que são saudáveis, nutritivos e deliciosos.

Ingredientes: 

  • 1 xíc (chá) de manteiga
  • 1/2 xíc (chá) de açúcar
  • 1 xíc (chá) de açúcar mascavo
  • 1 xíc (chá) de farinha de trigo
  • 1 xíc (chá) de farinha de soja
  • 1/2 xíc (chá) de amido de milho (maisena)
  • 3 ovos
  • 1 colher (café) de fermento em pó
  • 200 g de gotas de chocolate

Modo de Preparo:

  1. Bata a manteiga, os ovos e o açúcar branco até formar um creme;
  2. Desligue a batedeira e acrescente delicadamente o açúcar mascavo, a farinha de trigo, a farinha de soja, o amido de milho e o fermento. Mexa tudo com uma colher;
  3. Acrescente as gotas de chocolate e misture tudo;
  4. Adicione pequenas porções numa forma untada e leve ao forno, pré-aquecido em temperatura média, por aproximadamente  25 minutos, ou até os cookies ficarem dourados;
  5. Espere esfriar e armazene em uma lata ou vidro fechado para não amolecer.

Que tal presentear os seus amigos e familiares com trufas feitas por você? Ou até mesmo conseguir abrir o seu próprio negócio vendendo trufas caseiras?

Com a Páscoa se aproximando, este é o momento certo para você aprender a fazer em casa seus chocolates, sai bem mais barato e, com certeza eles terão um gostinho mais especial, pois foram feitos com muito carinho.

Confira o vídeo abaixo que ensina todos os passos para fazer deliciosas trufas de vários formatos e sabores:


Para quem está fazendo dieta e bate aquela vontade de comer um doce é um martírio, por que a maioria das sobremesas são uma bomba calórica que podem colocar todo o nosso esforço de tentar emagrecer por água abaixo.

Mas aqui vai uma receita para vocês amigas leitoras, que são verdadeitas “formigas“e não resistem a um docinho.

Esta sobremesa é leve, possui apenas 27,8 kcal por porção e é ideal para quem está de dieta e não consegue controlar a vontade de comer algo doce. 

Você vai precisar de:

  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor;
  • meia xícara (chá) de água;
  • 20 envelopes de adoçante em pó;
  • 3 maçãs cozidas picadas;
  • meio abacaxi cozido picado;
  • 1 xícara (chá) de morangos picados
  • 3 claras em neve

Siga os passos do preparo:

  1. Misture a gelatina com a água numa panela e leve ao fogo em banho-maria para dissolver;
  2. Misture as frutas e o adoçante e leve à geladeira;
  3. Quando estiver endurecendo, adicione à gelatina as claras em neve e misture tudo;
  4. Distribua a sobremesa em taças individuais ou num refratário grande;
  5. Leve à geladeira. Pronto!

Se quiser pode decorar a sobremesa com morangos.


Do francês Petit= pequeno Gâteau= bolo, ou seja é um bolo pequeno. Dizem que esta deliciosa sobremesa surgiu quando um chef francês ao fazer um bolo, errou a quantidade de farinha e esqueceu o fermento, dando origem a este pequeno bolo que foi servido aos convidados e eles adoraram.

Petit Gâteau é muito simples, fácil de preparar e muito rápido.

Ingredientes:

  • 200g de chocolate meio amargoem pedaços;
  • 1 xícara de café filtrado frio;
  • 1 xíara e meia de manteiga ou margarina;
  • 5 gemas;
  • 5 ovos inteiros;
  • 3 xícaras de açúcar;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;

Acompanhe a preparação:

  1. Numa panela em banho-maria, derreta o chocolate e manteiga, delicadamente, mexendo sempre;
  2. Adicione o café e continue mexendo;
  3. Numa tigela, misture as gemas, os ovos e o açúcar;
  4. Junte a mistura do chocolate com o café e acrescente a farinha aos poucos, mexendo bem;
  5. Distribua em 12 forminhas de 7 cm de diâmetro, untadas com margarina e farinha;
  6. Leve ao fogo pré-aquecido a 270 graus;
  7. Asse por aproximadamente 7 minutos, retire do forno e desenforme;

Dica: Sirva quente com sorvete de creme, fica uma delícia!!


Está fazendo regime e não se aguenta de vontade de comer brigadeiro? Pois não se segure, saiba que é fácil fazer o docinho com menos calorias. De modo geral, basta trocar os ingredientes “normais” por aqueles “light”. Por exemplo, usando leite condensado light em vez de leite condensado normal, ou usando creme de leite light em vez de creme de leite light em vez de creme de leite normal, você já estará reduzindo consideravelmente o número de calorias de seu brigadeiro.

Claro que você, ainda assim, não deve exagerar. Afinal de contas a receita leva ovo que, obviamente, não existe em versão light. Mas você poderá comer alguns a mais sem a menor culpa.

Bom, vamos aos ingredientes:

  • 1 lata de creme de leite light
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó light
  • 1 lata de leite condensado light
  • 1 colher de sopa de margarina light
  • 3 ovos

O modo de preparo é igual ao do brigadeiro comum. Passe margarina no fundo e nas bordas de uma panela; depois coloque todos os ingredientes dentro da panela e leve-os ao fogo. Mantenha-se misturando os ingredientes para que não endureçam nas bordas da panela, até que adquiram uma consistência cremosa. Depois disso, deixe esfriar por 1 ou 2 horas e pronto! Se desejar, cubra seu brigadeiro com chocolate granulado light e bon apetit!


    No Município de Pedreira, interior do Estado de São Paulo, há sete anos os agricultores comemoram a safra do milho com a tradicional Festa do Milho, onde oferecem deliciosos pratos à base de milho.

    A festa atrai por dia mais de 5 mil pessoas e ajuda no aumento da renda da população com a venda dos quitutes de milho e produtos artesanais.

    Uma das novidades desta festa é o Bolo de Milho feito com o bagaço do milho. Isso mesmo! Poucos sabem mas o bagaço do milho pode ser utilizado em várias receitas.

    Confira a receita deste delicioso Bolo de Milho:


    Esta é a receita de um Bolo de Chocolate elaborada pela própria apresenadora Xuxa, que esteve presente no Programa da Ana Maria Braga.

    Neste dia, ocoreu um fato muito engraçado: Xuxa fez “guerra” de bolos na cara com a Ana Maria Braga. Uma comédia!!

    Situações engraçadas à parte, mas eu achei um desperdício. Este bolo é Ma-ra-vi-lho-so!!! Assado na forma com calda de chocolate e muito fácil de fazer, Huuumm… a criançada vai adorar!!!

    Mas avise às crianças para não jogarem na cara dos irmãozinhos ou coleguinhas!!


    No verão, os períodos de chuvas são ideais para a compra de frutas, que se tornam mais baratas, mais saborosas e fáceis de encontar.

    Uma ótima opção para esta época o ano é usar e abusar da manga, que está na epoca da sua safra, fazendo com que seus preços fiquem mais baixos. Além disso, a manga possui importantes vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo e, claro,  são muito saborosas.

    Pensando nisso, mostraremos para vocês uma receita de Torta de Creme de Manga, exibida no SP-TV. 

    Anote os ingredientes e siga os passos para fazer esta deliciosa receita.


    Confira aqui a receita do Bolo de Maçã com canela que foi servido no Banquete da posse do Presidente Obama. 

    Para o recheio do bolo você precisará de: 

    • 1/2 quilo de maçã verde
    • 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal 
    • 1/4 xícara de água 
    • 1/3 xícara de açúcar cristal 
    • 1/3 xic de purê de maçã (cozinhe uma maçã com um pouco de água, açúcar e canela) 
    • 1/2 colher (chá) de noz-moscada (ralada) 
    • 1/4 colher (chá) de sal 
    • Casca de um limão galego (amarelo) ralado 
    • 1 colher (sopa) de essência de baunilha

    Para fazer a massa você precisará de:

    • 14 colheres de sopa de manteiga sem sal
    • 2 colheres (sopa) de açúcar granulado 
    • 35 fatias de pão de forma branco 

    Separe os ingredientes para fazer o molho: 

    • 2 xícaras de calda de caramelo ou açúcar caramelizado
    • 2 xícaras de cubinhaos de maçãs verdes (descascadas e sem sementes) 
    • 1 pitada de açúcar 
    • 1 pintada de canela 
    • 1 colher (sopa) de manteiga 

    Primeiro vamos preparar o recheio: 

    1. Derreta a manteiga numa panela em fogo brando e adicione as maçãs descascadas, sem semente e cortadas em fatias bem fininhas;
    2. Caramelize-as e adicione água. Tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem suculentas;
    3. Acrescente o açúcar, a noz-moscada e o sal;
    4. Cozinhe em fogo alto, mexendo sempre, até evaporar todo o líquido;
    5. Desligue o fogo e adicione a casca do limão ralada, o purê de maçã e a essência de baunilha;
    6. Deixe esfriar e reserve.

    Agora vamos ao preparo da massa: 

    1. Aqueça o forno em temperatura de 225°C;
    2. Unte 10 forminhas de 8 cm com manteiga e polvilhe com um pouco de açúcar;
    3. Retire toda a casca do pão de forma;
    4. Coloque a forminha em cima do pão para cortar em rodelas. Corte 20 rodelas de pão;
    5. Derreta 10 colheres de manteiga e mergulhe 10 rodelas de pão nela;
    6. Coloque as rodelas no fundo das formas;
    7. Corte as 15 fatias restantes do pão em 4 pedaços retangulares;
    8. Mergulhe metade destes pedaços na manteiga derretida;
    9. Forre as formas com estes pedaços de pão até completar a borda; 
    10. Coloque o recheio dentro das formas. O centro deverá ficar arredondado;
    11. Mergulhe na manteiga derretida as rodelas de pão restantes e coloque sobre cada forma. Pressione levemente;
    12. Leve as formas ao forno por 30 minutos;
    13. Cubra as formas com papel alumínio e asse por mais 15 minutos ou  até ficarem douradas;
    14. Retire do forno e descobra, deixe descansar por aproximadamente 15 minutos;
    15. Desenforme para servir. 

    A torta é para ser servida com molho, veja como prepará-lo:

    1. Cozinhe 1 xícara de maçã na manteiga;
    2. Adicione uma pitada de canela e açúcar;
    3. Cozinhe até dissolver o açúcar e as maçães ficarem levemente douradas;
    4. Retire do fogo e acrescente 2 xícaras de calda de caramelo. Misture bem. 

    Derrame o molho em sobre os bolinhos ainda mornos antes de servir. 

    Sugestão: Fica uma delícia com sorvete de creme.


    Esta é uma receita super fácil e rápida, dura em torno de 20 minutos para prepará-la e rende 8 porções.

    Ingredientes:

    • 400g de chocolate ao leite picado (pode ser substituído por meio amargo)
    • 1 lata de creme de leite (sem soro)
    • 4 claras em neve

    Como preparar:

    1. Em bano-maria, derreta o chocolate. Retire do fogo e misture o creme de leite;
    2. Bata as claras em neve e acrescente aos poucos ao chocolate;
    3. Leve à geladeira até ficar firme

    Quer uma sobremesa saborosa e muito prática? O Mousse de Bis é a escolha ideal.

    Separe os ingredientes:

    • 1 lata de leite condensado
    • 1 xícara (chá) de leite
    • 1 gema
    • 1 lata de creme de leite (sem soro)
    • 4 claras em neve

    Recheio: 

    • 1 caixa de Bis
    • Meia lata de creme de leite

    Veja como é fácil preparar:

    1. Numa panela, acrescente o leite condensado, o leite e a gema; 
    2. Leve ao fogo brando e mexa sem parar, até engrossar;
    3. Tire do fogo, deixe esfriar e misture o creme de leite;
    4. Misture as claras em neve delicadamente ao creme preparado.

    Recheio:

    1. Pique o Bis e misture com creme de leite;
    2. Despeje metade do musse num refratário, coloque o recheio e cubra com o restante do musse;
    3. Leve à geladeira.  Decore o musse com Bis picado.

    Huuummm…. Bom apetite!! 🙂


    Ingredientes:

    • 3 mangas bem maduras
    • 2 envelopes de gelatina em pó sem sabor vermelha
    • 1/2 xícara de chá de água
    • 1 pote de iogurte natural desnatado
    • 3 colheres (sopa) adoçante em pó
    • 4 claras
    • pedaços de manga para decorar

    Modo de preparar:

    1. Descasque as mangas e corte em pedaços. Despeje no liquidficador e bata por 1 minuto ou até obter um creme homogêneo.
    2. Coloque em uma tijela e acrescente a gelatina dissolvida na água o iogurte, o adoçante e as claras batidas em neve, misturando delicadamente.
    3. Despeje em um fôrma de buraco no meio, umedecida e leve à geladeira por 4 horas ou até endurecer
    4. Retire, desenforne, decore com pedações de manga e sirva.
    5. Tempo de preparo: 30 minutos + 4 horas de geladeira.

    RENDE 8 PORÇÕES. 


    Ingredientes:

    • 1 pacote de biscoitos de chocolate
    • 3 colheres (sopa) de manteiga

    Recheio:

    • 1 Pote de sorvete de creme

    Cobertura:

    • 300gr. de chocolate meio amargo
    • 1 lata de creme de leite
    • 1 vidro de cerejas em calda
    • Raspas de chocolate para decorar

    Modo de preparo:

    1. No liquidificador, triture os biscoitos e coloque em uma tijela.
    2. Misture com a manteiga e mexa bem até formar uma massa homogênea.
    3. Com ela, forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível e reserve.
    4. Para a cobertura. derreta o chocolate com o creme de leite e reserve.
    5. Coloque o sorvete amolecido sobre a massa, espalhe bem bem e cubra com o creme reservado.
    6. Leve ao congelador por 4 horas, retire,  desenforme, decore com as cerejas, raspas de chocolate e sirva.

    RENDE: 10 PORÇÕES. TEMPO DE PREPARO: 2 HORAS + 4 HORAS DE CONGELADOR 


    Ingredientes:

    • 3 xícaras (chá) de maisena
    • 1 xícara (chá) de açúcar
    • 1 collher (chá) canela em pó
    • 1/2 xícara (chá) de manteiga gelada
    • 1 ovo

    Recheio:

    • 1 lata de leite condensado cozido

    cobertura:

    • 1 kg de chocolate hidrogenado

    Modo de fazer:

    1. Em uma tijela, misture os ingredientes da massa formando uma massa homogênea
    2. Abra a massa com rolo, corte em círculos com cortador ou a boca de um copo e coloque em assadeira forrada em papel manteiga
    3. Leve ao forno pre-aquecido por 15 minutos ou até que doure levemente
    4. Retire do forno, coloque o recheio em um círculo e cubra com outro.
    5. Derreta o chocolate em banho-maria, banhe os  ALFAJORES e coloque em papel manteiga para secar.

    TEMPO DE PREPARO: 2 horas e rende 15 porções. 


    Ingredientes:

    • 8  panquecas fritas
    • 1 e 1/2 xícaras de sorvete de creme
    • 1 xícara de côco ralado e tostado
    • 3/4 de xícara de licôr de café

    Modo de fazer:

    1. Dobre as panquecas 2 vezes ao meio e arrume-as em círculo numa travessa.
    2. Coloque bolas de sorvete no centro e salpique com o côco.
    3. Aqueça o licor até ficar morno, acenda para flambar e despeje, aceso, sobre as panquecas e sorvete
    4. Quando apagar, sirva.

    RENDE 4 PORÇÕES. 


    Ingredienmtes:

    • 1 xícara de margarina
    • 1 xícara de açúcar
    • 2 xícaras de maisena
    • 2 xícaras de farinha de trigo
    • 8 coleres (sopa) de leite integral

    Modo de fazer:

    1. Colocar numa tijela a margarida o açúcar e o leite, bater bem e adicionar aos poucos a farinha de trigo com a maisena, misturando bem, até formar uma massa homogênea, que não grude nas mãos.
    2. Abrir a massa com um rolo na espessura de 1/2 cm e cortar em rodelas pequenas.
    3. Assar em forno moderado.
    4. Não é preciso untar a assadeira

    Ingredientes:

    • 1 e 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
    • 2 xícaras (chá) de açúcar
    • 1 xícara (chá) de água
    • 3 gemas
    • 3 colheres (sopa) de maisena
    • 3 claras em neve

    Modo de preparar:

    1. Leve ao fogo, o vinho com  água e o açúcar
    2. Deixe até ferver
    3. Retire e espere esfriar
    4. À parte, bata as gemas e junte a maisena, dissolvida com um pouco de água
    5. Junte ao vinho já frio, aos poucos.
    6. Volte ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar.
    7. Quando môrno, acrescente as claras, delicadamente.
    8. Coloque em taças e leve para gelar.

    > RENDE 6 TAÇAS. > TEMPO DE PREPARO 20 MINUTOS


    Ingredientes:

    • 1 lata de leite condensado
    • 2 vezes a mesma medida da lata de leite
    • 1 colher (sopa) de manteiga
    • 6 bananas bem maduras
    • 1 xícara (chá) farinha de rosca
    • 3 ovos

    Preparo:

    1. bata todos os ingredientes no liquidificador, despeje em forma caramelizada e leve ao forno quente, em banho-maria por 1 hora.
    2. Desenforme depois de frio
    • 3 ovos 

    Ingredientes:

    • 1 xícara (chá) de açúcar
    • 3 xícaras (chá) de leite integral
    • 4 pães amanhecidos
    • 4 ovos
    • 1 colher (sopa) de essência de baunilha

    Ao preparo:

    1. Em uma panela, leve ao fogo o açúcar, mexendo sempre por 10 minutos ou até virar um caramelo.
    2. Espalhe em um fôrma de buraco no merio e reserve.
    3. Bata os demais ingredientes no liquidificador e despeje na fôrma caramelizada.
    4. Leve ao forno preaquecido, por 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito ele saia sêco.
    5. Retire, deixe esfriar e leve à geladeira por até 3 horas. 

    Ingredientes.

    1ª etapa:

    • 7 colheres (sopa) de farinha de trigo
    • 1 colher (sopa) de maisena
    • 1 xícara (cha) de leite
    • 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
    • 1 colher (sopa) de baunilha

    2ª etapa:

    • 6 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar
    • 2 colheres (sopa) de manteiga
    • 2 ovos
    • 100g de frutas cristalizadas
    • 100g uvas passas

    Modo de preparo:

    1. Misture todos os ingredientes da etapa 1 até formar um creme. Reserve
    2. Bata o açúcar e a manteiga da etapa 2, ponha os ovos e a massa da etapa 1 e bata mais.
    3. Junte as frutas e mexa devagar.
    4. Despeje em fôrma untada e enfarinhada, deixe descansar por 5 minutos.
    5. Asse em forno médio preaquecido até dourar e soltar das bordas

    Tempo de preparo: 2 horas.

     


    Os ingredientes:

    • 3 folhas de gelatina branca
    • 2 colheres (sopa) água fervente
    • 1 lata de leite condensado
    • 1/2 medida da lata de ameixa preta picada
    • 1/2 medida da lata de água
    • 2 colheres (sopa) de suco de limão
    • 3 claras em neve muito firmes

    Forma de preparo:

    1. Coloque a gelatina de molho em água fria por alguns minutos.
    2. Escorra e dissolva em 2 colheres de sopa de água fervente.
    3. Bata no liquidificador o leite condensado com as ameixas a água, o suco de limão e a gelatina (já dissolvida) .
    4. Retire e misture levemente as claras; coloque em taças e leve à geladeira por no minimo 3 horas.

    NOTA: querendo servir a musse desenformada, aumente a geladina para 6 folhas e deixe na geladeira até que fique bem firme (de 4 a 5 horas)   

     

     


    Ingredientes:

    • 1/2 pacote de gelatina em pó sem sabor e sem côr
    • 1 e 1/2 xícara (chá) de água
    • 1 pacote de gelatina diet de limão
    • 2 potes de iogurte natural desnatado
    • 2 colheres (sopa) suco de limão
    • 1 colher (chá) de raspas de limão
    • 1 colher (sopa) de adoçante em pó
    • cascas e folhas de limão para decorar

    Modo de fazer:

    1. Dissolva a gelatina sem sabor em meia xícara de chá de água fria, e leve ao fogo em banho-maria.
    2. Coloque a gelatina de limão no restante da água e leve ao fogo em banho-maria até dissolver.
    3. Deixe as 2 gelatinas esfriarem à temperatura  ambiente, depois bata-as no liquidificador com o iogurte, o suco de limão, as raspas de limão e o adoçante.
    4. Divida-a em taças ou em forma untada com água e leve à geladeira por 3 horas aproximadamente.
    5. Decorrer com casas e folhas de limão ao redor .

     


    Serve 12 porções.

    Ingredientes para a massa:

    • 3 ovos
    • 500 ml de leite integral
    • 100g de manteiga derretida
    • 2 xícaras (ch[á) de farinha de trigo
    • 1 xícara (chá) pó para sopa cebola
    • 1 colher (sopa) de fermento em pó
    • Margarina para untar

    Para o recheio:

    • 3 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado (de preferência peito)
    • 1 lata de milho verde escorrido
    • 1 xícara (chá) de queijo muzzarella ralada
    • 1 xíacara (chá) de molho de tomate
    • 1 colher (chá) de orégano
    • 1/4 de xícara (chá) de salsa picada
    • sal e pimenta-do-reino a gosto

    Ao preparo:

    1. Num liquidificador, bata os ingredientes da massa até ficar homogêneo.
    2. Despeje metade da massa em fôrma de 26cm de diâmetro untada.
    3. Em 1 tijela, misture os ingredientes do recheio e espalhe sobre a massa.
    4. Cubra com a massa restante e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar.
    5. Sirva-se e bom apetite.

    Tempo de prepado: 60 minutos


    Ingredientes:

    • 1 lata de leite condensado
    • A mesma medida de leite integral
    • 1 colher (chá) de canela em pó
    • 1 colher (chá) de cravo-da-índia torrado e moido
    • 1 colher (café) solúvel
    • 1 xícara  (chá) de mel
    • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
    • 2 xícaras (chá) rasas de fermento em pó
    • 2 colheres (chá) rasas de bicarbonato
    • Glacê branco
    • 500g de açúcar
    • 2 colheres (sopa) de rum
    • 4 colheres (sopa) de água quente

    Preparo:

    1. Misture o leite condensado com o leite, a canela, cravo, café solúvel e mel.
    2. Acrescente a farinha de trigo peneirada com o fermento e o bicarbonato.
    3. Misture bem a asse em forno regular por 25 minutos, em assadeira untada e enfarinhada.
    4. Cubra com o glacê.
    5. O  GLACÊ: Misture todos os ingredientes e espalhe sobre o bolo ainda quente.
    6. Deixe esfriar e corte em quadradinhos.

     

     


    Ingredientes:

    • 1 lata de pêssegos em calda
    • 1 pacote de biscoitos  champagne
    • 2 ovos
    • 1 lata de leite condensado
    • 1 medida de leite integral na lata do leite condensado

    Como preparar:

    1. Em um refratário coloque os biscoitos molhados em calda de pêssegos.
    2. Corte os pêssegos em pedaços, leve-os ao fogo em uma  panela juntando o leite condensado, o leite integral, os ovos e mexa tudo até virar um creme.
    3. Em seguida coloque esse creme (item 2) sobre os biscoitos que estão  agurdando no refratário.

    Nota: SIRVA bem gelado e a decoração fica a seu critério

       


    Muito apreciado, gostoso e fácil de fazer.

    Os ingredientes são estes:

    • 3 ovos (bater as claras)
    • 1 xícara de açúcar
    • 3/4 xícara de azeite
    • 1 xícara de chocolate em pó
    • 1 xícara de maisena
    • 1 xícara de água quente
    • 1 xícara de trigo
    • 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

    Maneira do preparo:

    Bata as gemas com o açúcar, acrescentando em seguida o azeite, o chocolate em pó, a maisena, a água quente e o trigo. Quando a massa estiver quase pronta, coloque o fermento e as claras batidas em neve. Ponha em forma retangular untada com margarina e asse em forno regular por 20 minutos aproximadamente.

    Para cobertura:

    • 1 xícara de açúcar
    • 1 xícara bem cheia de chocolate em pó
    • 1 colher de margarina
    • 3 colheres de leite integral >>>> Ponha todos os ingredientes numa panela e leve para ferver. Cubra o bolo com este creme ainda quente, corte em seguida e deixe esfriar.

    Os ingredientes:

    • 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
    • 1/2 xícara (chá) de óleo
    • 1 xícara (chá) de açúcar
    • 1/2 xícara (chá) de leite integral
    • 1 colher (sobremesa) de canela em pó
    • 4 a 5 bananas médias, descascadas
    • 3 ovos
    • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
    • 1 colher (sopa) de fermento em pó
    • Margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma
    • Açúcar e canela em pó para polvilhar

    Modo de preparar:

    Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Despeje numa forma redonda média, com orifício central, préviamente untada e polvilhada. Leve ao forno pré aquecido (180ºC) durante aproximadamente 30 minutos. Retire e desenforne quando já estiver morno e polvilhe com açúcar e canela.

    Sugestão: decore com algumas rodelas de banana.


    (Macaxeira ou  aipim  ou  mandioca).

    Ingredientes:

    • 1 kg de macaxeira
    • 1 xícara de açúcar
    • 1/2 tablete (ou 125 g) de margarina
    • 6 ovos separados
    • 1 colher (sopa) de fermento em pó

    Modo de fazer:

    Descasque a macaxeira e rale-a no ralador fino. Bata o açúcar  com a margarina. Junte as gemas uma a uma batendo sempre. Acrescente a macaxeira  o fermento e misture bem. Adicione as claras batidas em neve, misturando cuidadosamente.

    Coloque em uma forma de buraco no meio de + ou _ 23 cm de diâmetro bem “untada” e asse em forno quente. (200 graus) por 45 a 50 minutos aproximadamente. Deixe esfriar ligeiramente antes de retirar da forma.

    BOM APETITE !   


    Você sabe o que é cassata?

    Cassata é um sorvete de origem italiana, com camadas de sabores diferentes.

     Confira os ingredientes:

    • 1 caixa de chanti-neve;

    • 1 caixa de cobertura de chocolate;

    • 1 caixa de calda de chocolate;

    • 1 lata de leite condensado;

    • 1 lata de creme de leite.

    Modo de Preparo:

    Faça a preparação da Cobertura de Chocolate, acrescente o leite condensado, misture e deixe que esfrie, juntando o creme de leite (reserve). Bata o chanti-neve e misture com o creme reservado.

    Prepare a Calda de Chocolate e misture em um forma de furo, despejando o creme e levando ao freezer por aproximadamente quatro horas.


    O inverno é a época dos morangos. Aproveite que eles estão mais baratos nesta época do ano e faça deliciosas sobremesas! Todos irão adorar este delicioso pavê de morangos!

    Os ingredientes necessários são:

    • 1 xícara de creme de leite;
    • 1 colher (chá) de essência de baunilha;
    • 500g de morangos;
    • 1/3 xícara de açúcar;
    • 1 pacote de biscoito de champagne com açúcar;
    • Morangos para decorar.

    Modo de Preparo:

    1. Bata o creme de leite com a essência de baunilha até obter consistência firme. Reserve;
    2. Quebre os biscoitos e, num pirex, faça uma camada com estes biscoitos;
    3. Cubra com metade do morango reservado e espalhe a metade do creme batido;
    4. Continue alternando as camadas finalizando com o creme;
    5. Decore com morangos;
    6. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 4 horas.
    Bom Apetite!
    🙂

    Esta sobremesa é uma maravilhosa combinação de sabores. O azedinho do damasco combina muito bem com o doce do leite condensado, não fica enjoativo e é uma delícia!

    Separe os ingredientes:

    • 4 ovos;
    • 2 pacotes de damasco;
    • 1 lata de creme de leite;
    • 2 latas de leite;
    • 2 colheres (sopa) de maisena;
    • 5 colheres de açúcar;
    • 100g de coco ralado.

    Prepare a sobremesa em camadas:

    1ª camada: misture 4 gemas, o leite condensado, a maisena o leite e leve ao fogo até engrossar;
    2ª camada: corte pela metade os damascos e cozinhe-os com um pouco de água e 5 colheres de açúcar até cristalizar;
    3ª camada: faça um chantilly com 4 claras em neve e 12 colheres de açúcar. Acrescente o creme de leite sem soro e algumas gotas de limão;
    4ª camada: polvilhe sobre a sobremesa o coco ralado e enfeite com cerejas ou damascos.

    Sirva geladinho!

    Deixo aqui uma deliciosa receita de suspiros que irão agradar  a todos de sua família.

    Começamos separando os ingrediente que são os seguintes:

    • 5 xícaras de açúcar
    • 5 claras em neve
    • 1 colher (sopa) de fermento em pó
    • 1 colher (sopa) de maisena
    • raspas de limão.

    Modo de preparar:

    1. Bata bem as claras em neve;
    2. coloque o açúcar aos poucos e continue batendo;
    3. Depois coloque os outros ingredientes e bata mais;
    4. Faça os suspiros com o bico de confeitar ou com uma colher numa forma untada;
    5. Asse em forno baixo até que fiquem firmes.

    Os ingredientes necessários para esta deliciosa sobremesa são:

    • 1 xícara de creme de leite;
    • 1 colher (chá) de essência de baunilha;
    • 500g de morangos;
    • 1/3 de xícara de açúcar;
    • 1 caixa de biscoito champagne com açúcar fino;
    • Morangos para decorar.

    Siga os passos da preparação:

    1. Bata o creme de leite com a essência de baunilha até obter picos firmes. Reserve;
    2. Quebre grosseiramente os biscoitos e em uma taça faça uma camada com os biscoitos;
    3. Cubra com metade do morango reservado e espalhe a metade do creme batido;
    4. Continue alternando as camadas finalizando com o creme;
    5. Decore com morangos e leve à geladeira por aproximadamente 4 horas.

    Sirva geladinho e delicie-se com esta sobremesa maravilhosa!


    Ésta deliciosa sobremesa é basicamente um quindim tamanho família. 🙂

    Os ingredientes são:

    • 500g de açúcar;
    • 24 gemas;
    • 1 colher de sopa de margarina;
    • 300g de coco ralado;
    • 1 vidro de leite de coco;
    • 1 colher (café) de sal;
    • margarina para untar;
    • açúcar para polvilhar

    Agora siga as instruções para o preparo:

    1. Passe as gemas pela peneira;
    2. Acrescente a margarina bem mole, o leite de coco, o açúcar, o coco, o sal;
    3. Misture bem os ingredientes até ficar bem cremoso;
    4. Coloque em uma forma redonda untada com margarina e polvilhada com açúcar;
    5. Leve ao forno para assar em banho-maria;
    6. Para saber se está pronto, espete com um alito no centro e este deve sair seco;
    7. Deixe esfriar e desenforme. Sirva gelado.
    Huuummm delicioso!!

    Quer fazer um pudim rápido, fácil e muito saboroso? Então você achou a
    receita certa!

    Separe os ingredientes:

    – 1 xícara de açúcar;
    – 1/3 de xícara de maisena;
    – 3 tabletes de chocolate meio amargo picado;
    – 3 xícaras de leite;
    – 1 e 1/2 colher (chá) de baunilha.

    Siga os passos para a preparação:

    1. Coloque numa panela o açúcar, a maisena e o chocolate.
    2. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre;
    3. Cozinhe em fogo médio até que o chocolate derreta e a mistura engrosse;
    4. Deixe ferver durante 1 minuto;
    5. Retire do fogo e acrescente a baunilha;
    6. Despeje numa forma com capacidade para 3 xícaras;
    7. Deixe esfriar e leve à geladeira por aproximadamente 3 horas;
    8. Quando servir, desenforme e, se desejar, enfeite com chantilly e cerejas.

    Bom apetite!! 🙂

    Brownie é um tipo de bolo de chocolate, só que mais crocantinho por fora e enrriquecido com nozes ou amendoim.  Experimente esta receita, é bem prática e fácil de fazer.

    Os ingredientes necessários são:

    – 1/2 xícara de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
    – 1/2 xícara de açúcar
    – 1/2 colher (chá) de baunilha
    – 1/2 xícara de melaço (tipo Karo)
    – 2 ovos sem bater
    – 60g de chocolate meio amargo derretido;
    – 1/2 xícara de farinha de trigo;
    – 1/2 xícara de nozes ou amendoim torrado, descascado e picado.

    A preparação é bem simples:

    1. Numa vasilha pequena bata a manteiga ou margarina até ficar cremosa;
    2. Junte os ovos, batendo sempre;
    3. Acrescente o chocolate e a farinha e mexa bem;
    4. Junte as nozes ou o amendoim e misture cuidadosamente;
    5. Despeje numa assadeira pequena untada;
    6. Asse em forno pré-aquecido (170º) e asse por aproximadamente 40 minutos
    ou até que, enfiando um palito de fósforo no meio ele saia seco;
    7. Deixe esfriar e corte em quadradinhos.

    Fica delicioso servido quentinho com uma bola de sorvete… huummmm 🙂

    Delicioso bolo típico da roça… Fica uma delícia com um café quentinho…

    Os ingredientes necessários são:

    •  3 ovos
    • 3 xícaras de açúcar
    • 4 xícaras de leite
    • 1 1/2 copo de fubá
    • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
    • 3 colheres (sopa) de queijo ralado
    • 3 colheres (sopa) de coco ralado
    • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
    • 1 pitada de sal
    • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

    O preparo é bem simples:

    Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.

    Pronto!! Agora é só saborear este delicioso bolo com sabor da Roça!!


    • Quer fazer um bolo que a família inteira vai adorar? Então esta é a receita que você precisava. Anote aí:

     Ingredientes:

    • 5 ovos
    • 3 copos de açúcar
    • 4 copos de farinha de trigo
    • 3 cenouras grandes
    • 1 copo de óleo
    • 1 colher de sobremesa de fermento em pó

    Veja como a preparação é simples:

    1. Bata as cenouras descascadas e picadas no liquidificador com o óleo, o açúcar e os ovos.
    2. Em uma vasilha, acrescente o trigo e o fermento;
    3. Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos

    Cobertura:

    • 4 coleres de sopa de chocolate em pó
    • 4 colheres de sopa de açúcar
    • 4 colheres de sopa de leite
    • 2 colheres de sopa de margarina

    Leve ao fogo e misture bem até soltar iniciar fervura.

    Ao retirar o bolo do forno, faça furinhos com um garfo e deseje a cobertura quente sobre o bolo. Assim, a cobertura penetra dentro do bolo, fica uma delícia!!


    Quer fazer um bolo fofinho e gostoso? Temos a receita ideal. O bolo mármore é fácil de fazer e fica uma delícia!!

    Separe os ingredientes:

    • 4 ovos;
    • 2 copos de açúcar (copo tipo requeijão);
    • 3 copos de farinha de trigo;
    • 1/2 copo de maisena;
    • 1/2 copo de leite;
    • 100g de margarina;
    • 2 colheres de sopa de chocolate em pó;
    • 2 colheres de chá de fermento em pó.

    Vamos à preparação:

    1. Bata as gemas com o açúcar e a margarina e misture o leite;
    2. Junte os ingredientes secos menos o chocolate, acrescente as claras batidas em neve;
    3. Separe uma parte da massa e nela misture o chocolate;
    4. Espalhe em uma forma redonda de buraco e asse por aproximadamente 40 minutos.

    Esta mesma receita pode ser utilizada para fazer bolo formigueiro, basta substituir o chocolate em pó por granulado.


    Aprenda a fazer o seu danoninho em casa, é simple e bem rápido de fazer.

    Separe os seguintes ingredientes:

    • 1 pacote de suco de morango em pó;
    • 1 lata de leite condensado;
    • 2 caixas de creme de leite;
    • 1 pote de iogurte natural.

    Agora a preparação é super fácil:

    • Bata os ingredientes no liquidficador;
    • Despeje a mistura num refratário;
    • Leve à geladeira por no mínimo 2 horas.

    Pronto!! Agora é só saborear o seu danoninho!


    Esta receita é ideal para as pessoas com Doença Celíaca e intolerância à lactose. Muito saborosa e não prejudica a saúde destas pessoas. Ideal para a criançada que adora bolos.

    Os ingredientes para bolo são:

    • 6 ovos;

    • 2 colheres de margarina;

    • 6 colheres de cacau em pó (ou chocolate em pó Nestlé);

    • 8 colheres de açúcar;

    • 100g de coco ralado;

    • 1 colher de fermento Royal (ou um pacote pequeno).

    Modo de preparo:

    Bata no liquidificador os ovos, a margarina, o chocolate em pó, o açúcar, o côco ralado e o fermento. Coloque a mistura em uma forma untada, de preferência redonda e não muito grande. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos. Quando o bolo estiver pronto, deixe esfriar, desenforme-o e está pronto! É só servir!


    É importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois o aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas.

    Ingredientes:

    • 2 xícaras (chá) de casca de banana madura picada;

    • 4 gemas;

    • 4 claras em neve;

    • 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar;

    • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;

    • 5 colheres (sopa) rasas de margarina;

    • 2 colheres (sopa) de fermento em pó;

    • canela para polvilhar.

    Modo de Preparo:

    • Bata no liquidificador as cascas de banana com meia xícara (chá) de água;

    • Na batedeira, coloque as gemas, a margarina e o açúcar;

    • Bata até ficar homogêneo;

    • Misture as cascas de banana batidas com a farinha de trigo e o fermento em pó;

    • Por último, incorpore as claras em neve;

    • Coloque a massa em uma assadeira untada e polvilhada com farinha;

    • Polvilhe sobre a massa a canela em pó e leve para assar em forno médio por aproximadamente 35 minutos ou até a massa ficar assada.

    Rendimento: 15 pedaços
    Valor calórico (por pedaço): 168 kcal

    Vale a pena experimentar!!! A casca da banana é tão saudável quanto a própria polpa, possui muitos nutrientes como a vitamina A e C, fibras e potássio.

    Não esqueça: Antes de serem usadas, as cascas dos alimentos precisam ser bem lavadas em água corrente, para remover os resíduos acumulados.


    Gostoso e nutritivo!!! Este bolo é rico em fósforo (bom para memória), potássio (sistema circulatório), cálcio (ossos e dentes), ferro (bom para quem tem anemia) e vitamina C. Além de nutritivo, é muito bem aceito pelas crianças.

    Os ingredientes necessários são:

    • 2 ovos;

    • 1 e ½ xícara (chá) de beterraba ralada;

    • 1 xícara (chá) de cenoura ralada;

    • 2 laranjas sem casca e sem sementes;

    • ¾ xícara (chá) de óleo;

    • 3 xícaras (chá) de açúcar;

    • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;

    • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

    Agora só precis seguir as seguintes orientações para o preparo:

    • Bater no liquidificador os ovos, a beterraba ralada, a cenoura ralada, as laranjas descascadas e o óleo;

    • Adicionar o açúcar peneirado e bater novamente;

    • Despejar numa vasilha, acrescentar a farinha e o açúcar peneirados e misturar bem;

    • Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada;

    • Leve para assar em forno médio pré-aquecido.

    Rendimento: 15 pedaços
    Valor calórico (por pedaço): 205 kcal


    Cada vez mais as pesquisas estão mostrando os benefícios da aveia, ela é um alimento funcional, oú seja, auxilia na prevenção e no tratamento de diversas doenças. A aveia auxilia no bom funcionamento do intestino evitando a obstipação (prisão de ventre). O consumo de aveia auxilia no controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sangüíneo e controle da pressão arterial.

    Estas barrinhas são forma prática e fácil de aumentar o consumo e aveia e fibras na alimentação.

    Ingredientes:

    4 colheres de sopa de açúcar
    1/2 xícara de mel
    1 xícara de flocos de arroz
    1/2 xícara de aveia em flocos
    1/2 xícara de uva passa sem sementes
    1 colher de sopa de margarina light

    Modo de Preparo:

    • Leve ao fogo uma panela com o açúcar, mel, flocos crocantes, aveia em flocos e uva passa;

    • Cozinhe, sem parar de mexer, por 10 minutos, ou até obter uma massa homogênea;

    • Retire do fogo, despeje a massa sobre uma superfície lisa, untada com 1 colher de sopa de margarina light, formando um retângulo grande 1 cm de espessura;

    • Com uma faca, corte a massa ainda quente em 12 barras de 4 cm x 7 cm;

    • Guarde em um recipiente fechado.

    Rendimento: 12 unidades de 30 g
    Valor calórico (por unidade): 102 kcal


    Esta é uma sobremesa super saborosa e fácil de fazer. Todos irão adorar!!!

    Os Ingredientes são:

    • 2 latas de leite condensado
    • 6 gemas
    • 1 xícara (chá) de leite
    • 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
    • 1 colher (sopa) de manteiga
    • chocolate granulado para decorar

    Mode de Preparo:

    1. No copo do liqüidificador, coloque o leite, as gemas, o leite condensado e a manteiga
    2. Bata para se agregarem
    3. Desligue
    4. Adicione o chocolate em pó e bata novamente
    5. A seguir, coloque em uma assadeira redonda de anel (nº 25) untada e polvilhada com açúcar
    6. Leve ao forno pré-aquecido 200ºC por aproximadamente 45 minutos em banho Maria (utilize água quente) e no assoalho do forno
    7. Desenforme sobre um recipiente e polvilhe o chocolate granulado
    DICAS:
    • Ao repor a água do banho Maria, utilize sempre água quente
    • Coloque gotas de vinagre na água do banho Maria para não escurecer a assadeira

    Esta receita foi gentilmente cedida por Luana.


    Por que existe a Páscoa?

    A Páscoa é um evento Religioso Cristão (tido pela Igreja como o de maior importância) e representa a Ressurreição de Jesus Cristo. O hábito da troca de ovos remete-nos a uma época bem antes de Jesus, tal que na Ucrânia e China isso já era uma prática comum, porém com ovos de galinhas, codornas e gansos.

    Somente no século XVIII, na França, alguns confeiteiros tiveram a brilhante idéia de produzir os ovos a partir de chocolate, costume esse que temos até hoje. A figura do Coelho de Páscoa surgiu basicamente na mesma época, por conta de sua associação à “procriação” (inúmeros filhotes).

    Receita de Ovo de Páscoa:

    A produção de um Ovo de Páscoa é bastante simples, desde que você siga à risca todos os passos que mostraremos por aqui.

    Os ingredientes para o Ovo de Páscoa são:

    • 500 gramas de chocolate ao leite diet;
    • 100 gramas de proteína de soja torrada;
    • 50 gramas de amêndoas moídas e torradas;
    • 100 gramas de frutas desidratadas.

      Além dos ingredientes, serão necessários 2 formas de fazer Ovo de Páscoa, que podem ser encontradas em lojas de utilidades para o lar.

      Agora que já tem o “script” de itens necessários, vamos a preparação…

      Como fazer o Ovo de Páscoa:

      1. Raspe o chocolate diet com uma faca ou ralador;
      2. Coloque em uma vasilha e derreta o chocolate em banho-maria;
      3. Apague o fogo e mexa o chocolate com uma colher de pau até que a mistura fique homogênea;
      4. Espalhe o chocolate derretido sobre pedra-mármore com a ajuda de uma espátula, até que a massa fique morna;
      5. Coloque em uma vasilha, junte a proteína de soja e as amêndoas, misturando até que fique homogêneo novamente.

        Montando o Ovo de Páscoa:

        1. Aplique uma camada fina de chocolate em todo o interior de cada uma das formas;
        2. Leve a geladeira por aproximadamente 5 minutos;
        3. Aplique uma outra camada de massa de chocolate, repetindo esse processo por mais 3 ou 4 vezes;
        4. Engrosse as extremidades (bordas) com mais chocolate, a fim de que o ovo não se deforme.

          Deixe secar por 8 a 10 horas, e então embrulhe cada parte do ovo com um papel laminado (preferencialmente colorido para ficar mais chamativo). Agora é só rechear com as frutas desidratadas, fechar os dois lados do Ovo de Páscoa, e então fazer o embrulho (Papel Celofane é uma boa opção).

          Essa receita é para produção de dois Ovos de Páscoa, porém, pode ser adaptável a quantos desejar, é claro!

          Em média, cada Ovo de Páscoa pesará cerca de 300g e terá cerca de 1400 kcal.


          Mousse de maracujá é uma receita super rápida, prática e fácil de fazer. Além disso, a aceitação é muito boa. Experimente!

          Os ingredientes necessários são:

          • 1 lata de leite condensado
          • 1 lata de creme de leite
          • 1/2 lata de suco de maracujá concentrado (use a mediada da lata do leite codensado)

           Para fazer é super simples:

          Num liquidificador, bata todos os ingredientes por aproximadamente 10 minutos. O segredo de manter a consistência de mousse é bater bem em velocidade alta.
          Despeje numa travessa e leve à geladeira para gelar.
          Sirva bem geladinho.

          Bom Apetite!!

          Rendimento: 6 porções

          Sabe aquelas bananas que estão ficado passadas? Antes de desperdiçá-las pense em fazer uma deliciosa sobremesa muito nutritiva e fácil de fazer.

          Para esta receita você precisará de:

          • 6 bananas nanicas médias cortadas em pedaços pequenos
          • 1 1/2 xícara de chá de açúcar
          • 1 colher de sopa de suco de limão
          • 1/2 sachê de gelatina em pó incolor e sem sabor
          • 200g de creme de leite
          • 3 claras

          A preparação é super rápida e fácil, veja:

          1. Numa panela, coloque as bananas picadas, 1 xícara de açúcar e o suco de limão;
          2. Leve ao fogo e cozinhe mexedo por 15 a 20 minutos ou até ficar cremoso e encorpado;
          3. Retire o doce do fogo e deixe esfriar um pouco.
          4. Dissolva a gelatina em pó e bata no liquidificador com o doce e o creme de leite. Reserve.
          5. Numa panela, misture as claras com o açúcar restante (1/2 xícara) e leve ao fogo até aquecer (cuidado para não aquecer muito).
          6. Retire do fogo e bata na batedeira até obter um merengue firme;
          7. Misture delicadamente o merengue ao creme de banana;
          8. Distribua em um travessa ou em tavessinhas idividuais e leve para gelar;
          9. Quando servir, polvilhe canela em pó sobre a mousse.

          Pronto! Agora é só se deliciar com esta sobremesa nutritiva e saborosa.





          CONTINUE NAVEGANDO: