Receitas de Bolos de Milho. Confira os ingredientes e como fazer.

O bolo de milho é o queridinho de muitas pessoas, seja ele quente ou frio, com suco ou com café, com erva doce ou não, ele é quase unanimidade. Abaixo terá duas versões de receitas de bolo de milho cremoso. Uma versão tradicional com a farinha de trigo e outra versão para aqueles que não podem consumir farinha de trigo, nessa receita, a tradicional farinha de trigo, foi substituída pelos flocos de milho pré-cozido, aqueles flocos que se compra no supermercado para o preparo de polenta.

Bolo de milho verde Cremoso

Ingredientes

8 espigas de milho ou 2 latas de milho (de aproximadamente 280 g cada uma)

3 ovos inteiros

2 colheres (sopa) de margarina

1 xícara e ½ de açúcar

½ xícara de leite

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 colher (sopa) rasa de fermento (em pó)

Modo de fazer

1 – Primeiramente corte os grãos de milho da espiga com uma faca.

2 – Após cortar os grãos da espiga de milho, coloque os ovos, a margarina, o leite e o milho verde e um liquidificador

3 – Bata bem todos os ingredientes. Os ingredientes precisam ser batidos, até que os grãos da espiga de milho fiquem todos triturados.

4 – Após bater bem os ingredientes, acrescente a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e bata de novo, mais ou menos dois minutos, até que todos os ingredientes estejam bem misturados. Caso prefira, pode bater apenas a farinha de trigo e o açúcar nessa etapa e após os dois minutos, misturar o fermento e bata só mais um pouquinho, para que o fermento não perca sua característica de fazer o bolo crescer.

5 – Unte e enfarinhe uma forma.

6 – A forma usada para assar o bolo é opcional, pode ser quadrada, redonda ou com um furo central.

7 – Coloque o bolo na forma e leve para forno. O forno precisa estar pré-aquecido, com a temperatura a 180 graus, e deixe assar pelo um período de 40 a 50 minutos ou até que o palito de dente saia limpo depois de espeta-lo no bolo.

O bolo rende cerca de 20 porções.

Para aqueles que não podem comer farinha de trigo segue abaixo outra receita:

Ingredientes

1 lata inteira de leite (condensado)

1 vidro de leite de coco (200 ml)

4 ovos inteiros

1 lata de milho (280 g)

¾ de xicara de óleo

115 g flocos de milho pré-cozido (Encontra nos supermercados, é usado para fazer polenta)

½ xicara de açúcar (cerca de 75 g)

1 colher (sopa) de fermento

Erva doce á gosto e opcional

Modo de fazer

1 – Junte o leite condensado, o leite de coco, os 4 ovos inteiros, ¾ de xicara de óleo, o milho em lata, os flocos de milho pré-cozido, ½ xicara de açúcar e bata tudo no liquidificador mais ou menos 3 minutos.

2 – Depois de bater, coloque o fermento e bata mais um pouquinho.

3 – Depois de bater coloque a erva doce. Colocar a erva doce só depois de bater todos os ingredientes, pois se bater tudo junto, a erva doce vai triturar e o ideal é que ela fique inteira e não se misture com os outros ingredientes.

4 – Após misturar a erva doce na massa, unte com óleo e enfarinhe uma forma de mais ou menos 22 x 31 com 4 cm e meio de altura.

5 – Leve para forno pré-aquecido a uma temperatura de 180 graus por 30 minutos ou até que que o palito de dente saia limpo depois de espeta-lo no bolo.

6 – Após assar o bolo, caso queira, pode jogar por cima do bolo, um pouco de açúcar misturado com canela.

Por Lorena Ruiz

Bolo de milho verde


Confira receitas práticas e deliciosas de bolos de banana.

Bolo de banana é uma delícia e irresistível, além de ser uma receita muito prática e pode ser preparado de várias maneiras. Que tal aprender algumas receitas criativas, para incrementar o seu fim de semana?

Bolo de banana de liquidificador

Para preparar a massa você vai precisar de 3 ovos, açúcar (2 xícaras), leite (1 xícara), óleo (½ xícara), farinha de trigo (2 xícaras), fermento químico (1 colher) e 7 bananas. Cobertura: açúcar (¾ de xícara) e água quente (½ xícara).

Para fazer a calda é só colocar o açúcar em uma panela e mexer até derreter. Adicione água quente e mexa até que o açúcar fique dissolvido e depois deixe engrossar até chegar ao ponto de calda e deixe reservado.

O modo de preparo da massa também é simples: no liquidificador bata os ovos, o leite, o óleo e o açúcar. Depois, coloque a farinha de trigo aos poucos e permaneça batendo, até você perceber que a massa está lisa e homogênea.

Acrescente o fermento e bata na menor velocidade do liquidificador. Unte uma forma com margarina e farinha, e coloque o caramelo e as bananas cortadas. Agora, é só levar em forno médio por 180ºC, que esteja preaquecido por 30 minutos, aproximadamente. Uma receita simples e de dar água na boca.

Bolo de Banana com canela

Para fazer a massa você vai precisar de 8 bananas nanicas que estejam maduras, 3 ovos, margarina, leite (½ xícara), canela em pó (1 e ½ colher de sobremesa), açúcar (1 xícara), farinha de trigo (2 e ½ xícara) e fermento em pó (1 colher de sopa).

Se você quiser polvilhar, é só misturar a canela e o açúcar. Comece amassando 5 bananas com um garfo e deixe reservado. Acrescente no liquidificador a margarina, os ovos, a canela em pó, o açúcar e o leite, e bata. Depois, adicione em uma tigela e jogue a farinha de trigo, a banana e o fermento. Misture tudo.

Unte uma forma com farinha e adicione a mistura. Cubra com o restante das bananas cortadas e depois é só polvilhar o açúcar com a canela, e assar em um forno pré-aquecido a 200ºC por um tempo médio de 30 minutos. Depois, é só aguardar esfriar e aproveitar. Tenha um ótimo apetite!

Bolo de banana integral

Sabe quando você está de dieta e tem vontade de comer um bolo delicioso? Para fazer, separe: 4 bananas nanicas, 3 ovos, óleo (1 xícara), farinha integral (1 xícara), aveia em flocos (1 xícara), açúcar mascavo (1 e ¼ de xícara), fermento químico (1 colher de sopa), canela em pó (1 colher de chá).

Para fazer, é só adicionar no liquidificador as bananas, os ovos e o óleo. Em uma tigela, coloque os ingredientes e adicione o creme de banana. Unte a forma coloque rodelas de bananas carameladas em canela e açúcar mascavo e depois é só despejar a massa e coloca-la em forno médio por, aproximadamente, 40 minutos a 18ºC.

Bolo de banana e aveia

Separe aveia fina (250g), fermento (1 colher), 4 ovos, óleo (½ xícara). 4 bananas e açúcar, que pode ser o mascavo (1 ½ xícara). Se você quiser, pode usar canela (1 colher de chá), castanha de caju ou do Pará picada (½ xícara) e uva passa (½ xícara).

Para fazer, é só colocar no liquidificador ½ xícara de óleo, 4 ovos, 1 ½ xícara de açúcar e as bananas. Coloque tudo na aveia fina com o fermento, e a parte opcional citada na lista dos ingredientes, se você desejar.

Unte uma forma, despeje e coloque no forno médio e preaquecido para assar por, aproximadamente, 40 minutos. Prática e deliciosa!

Gostou de aprender sobre essas receitas de bolo de banana? Que tal experimentar?

Por Babi

Bolo de banana


Aprenda a fazer receitas de bolo de pote.

O bolo de pote é uma receita que está em alta e muitas pessoas estão se especializando nessa prática culinária. Essa receita é bem simples e diversificada, e isso quer dizer que você pode mudar uma receita para outra, apenas mudando o recheio. E com um pouco de criatividade fica muito fácil fazer receitas saborosas e que podem gerar até uma renda. Vamos conhecer as receitas de bolos mais famosas e saborosas:

Receita de bolo de pote de leite ninho

O bolo de pote de leite ninho é muito famoso e tradicional. Quem experimenta afirmar que o sabor dele é inconfundível. Porém, existem diversas receitas de bolo de pote de leite ninho, vamos ensinar a mais tradicional e simples.

Vamos aos ingredientes da massa:

2 xícaras de chá de açúcar

1 pitada de sal

4 ovos

1 xícara de chá de leite quente

1 colher de sopa cheia de fermento em pó para bolo

2 xícaras ½ de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de manteiga sem sal

Modo de preparo:

1-Na batedeira adicione os seguintes ingredientes: o açúcar e os ovos de deixe batendo até que a mistura fique bem clara.

2-Depois coloque na batedeira a farinha de trigo aos poucos e deixe batendo até misturar completamente com os outros ingredientes.

3- Depois misture a manteiga ao leite quente e deixe que ela dissolva completamente e adicione na batedeira junto aos ingredientes anteriores.

4- Adicione o sal e depois o fermento à mistura que está na batedeira até que eles se dissolvam completamente.

5- Unte uma forma com manteiga e a farinha de trigo, ela deve ter o tamanho 30 cm x 25 cm, depois disso coloque a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido em 180º e deixe por no mínimo 30 minutos. Depois desse tempo dê uma verificada se a massa está assada, enfie um garfo na massa e veja se o mesmo está saindo limpo, caso sim, pode desligar o forno.

Vamos ao recheio do bolo

O recheio do bolo de pote de leite ninho faz muito sucesso, e essa nossa receita também vai fazer o mesmo sucesso. Então vamos aos ingredientes:

1 caixa de creme de leite

1 lata de leite condensado

8 colheres de sopa de leite ninho

200 ml de chantilly batido

Existe uma dica fundamental para quem não tem costume de fazer receitas com chantilly. Ele precisa estar muito gelado, e nunca congelado. É preciso ficar na parte de baixo do congelador por 12 horas, aquela que se guarda caixa de lasanhas e outros alimentos que precisam ficar nessa área gelada. Depois é só bater na batedeira em velocidade máxima, até ficar em ponto de neve.

Vamos ao preparo do recheio:

1-Na batedeira coloque os seguintes ingredientes: Creme de leite, leite condensado e leite ninho. Deixe batendo a que vire uma mistura homogênea.

2- Depois com uma colher ou espátula misture essa primeira mistura com o chantilly até que eles virem um único creme. Depois é só manter esse recheio na geladeira até a hora de montar o bolo.

Veja como montar os bolos de pote de leite ninho

Em um pote de 250 ml coloque uma camada da massa e depois um pouco do recheio. Repita o processo mais uma vez e finalize com um pouco de leite ninho.

Bolo de pote de chocolate com massa pronta e recheio de brigadeiro

Essa segunda receita é para as pessoas que não possuem tanta habilidade na cozinha e precisam de praticidade.

Prepare o bolo de chocolate com massa pronta de acordo com as instruções da embalagem.

Recheio de brigadeiro

O brigadeiro é uma receita muito usada no dia a dia de muitas pessoas e por isso é bem simples de ser feita. Vamos aos ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 colher de manteiga

2 colheres de chocolate em pó

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo até que a misture comece a desgrudar do fundo da panela.

Assim que o brigadeiro e a massa do bolo estiverem frios e só montar o bolo intercalando massa com o recheio de brigadeiro, repita esse processo por duas vezes e por último se desejar coloque granulados coloridos para decorar.

Como vimos a receita de bolo de pote é bem simples de ser feita e bem saborosa!

Por Cristiane Amaral

Bolo de pote


Recitas de bode fubá tradicional e bolo de fubá com goiabada.

O bolo de fubá é um dos mais tradicionais e mais utilizados para tomar com aquele cafezinho. Seja de manhã ou à tarde, um bolinho de fubá sempre cai bem. Abaixo terão duas receitas do bolo. A primeira é uma versão tradicional, já segunda versão, quem gosta de um docinho vai amar, é uma versão do bolo de fubá com goiabada.

Bolo de Fubá

Ingredientes

2 xícaras de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

3 gemas

2 colheres (sopa) de farinha de trigo (a colher de farinha de trigo precisa estar bem cheia, se ela estiver rasa, o bolo não vai dar certo).

2 xícaras de fubá

4 xícaras de leite

1 colher (sopa) de fermento (em pó)

Erva doce a gosto e opcional

Modo de preparo

Em uma tigela coloque o açúcar, a manteiga, as gemas, a farinha de trigo, o fubá, o leite (coloque o leite aos poucos, coloque cerca de 2 xícaras de leite primeiro e mexa, após isso coloque as outras duas).

Bata no liquidificador e depois misture o fermento (em pó).

A massa vai ficar bem líquida, não acrescente mais farinha de trigo achando que ela está muito líquida, pois ela deve ficar exatamente desse jeito.

Caso opte por colocar a erva doce, essa é a hora. Misture-a antes de colocar na forma.

Coloque a massa do bolo em uma forma untada e coberta com papel manteiga.

Pré-aqueça forno na temperatura de 160 graus e leve o bolo, coberto com papel alumínio, para assar por 15 minutos.

Após os 15 minutos tire o papel alumínio do bolo e deixe-o assando por mais duas horas. Após esse tempo o bolo vai começar a dourar na parte de cima, é quando o bolo está totalmente assado e pronto.

Retire o bolo do forno e deixe que ele esfrie por completo, antes de retirá-lo da forma. Ele é um bolo bem molhadinho, por isso ele deve estar frio na hora de ser desenformado.

Bolo de Fubá com Goiabada

Ingredientes

6 ovos

200 ml de leite

1 vidro de leite de coco (200m ml)

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de erva doce (a erva doce é opcional)

2 xícaras de açúcar

1 pacote de coco ralado seco e sem açúcar (100 g)

2 xícaras de fubá

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento (em pó)

200 g de goiabada picada

Calda

1/3 de xícara de água

200 g de goiabada picada

Modo de preparo

Em uma tigela coloque os ovos, o leite, o leite de coco, a manteiga, a erva doce, o açúcar, o coco e leve para o liquidificador. Caso prefira, pode também, misturar tudo direto no liquidificador.

Após bater esses ingredientes no liquidificador, jogue eles dentro de uma tigela e acrescente a essa mistura o fubá (o fubá deve ser peneirado), a farinha de trigo (também deve ser peneirada) e o fermento. Misture tudo muito bem.

Unte e enfarinhe uma forma e jogue a massa dentro dela.

Quando a massa do bolo já estiver dentro da forma, pegue a goiabada picada, passe todos os pedaços na farinha de trigo e depois disso coloque esses pedacinhos de goiabada por cima da massa do bolo que está na forma.

Leve para assar na temperatura de 180 graus, mais ou menos no período de 50 minutos.

Para preparar a calda, leve uma panela ao fogo com a água e a goiabada picada, vai misturando até chegar na consistência de calda. Caso precise pode acrescentar mais um pouco de água no meio do processo.

Quando chegar na consistência de calda, retire do fogo e jogue por cima do bolo.

Fonte: As duas receitas foram retiradas do canal da Danielle Noce no Youtube, segue os links dos vídeos: Bolo de fubá – https://www.youtube.com/watch?v=8xgF2ZNjPrw e bolo de fubá com goiabada – https://www.youtube.com/watch?v=GlPFb5YgNIc.

Por Lorena Ruiz

Bolo de fubá


O bolo de banana por si só é muito delicioso. Imagina então se juntarmos o tão saboroso doce de leite? Pois é, fica uma delícia!

Para você que deseja provar esta iguaria, selecionamos uma prática e econômica receita de bolo com massa à base de banana, servido com doce de leite, ideal para o café da tarde ou ceia noturna.

Idealizada pela blogueira Isabella Maiolino, esta receita é baseada na receita original criada pela renomada confeiteira Pati Paiva.

O custo total desta receita é de aproximadamente R$ 2,00. O bolinho original vendido nas confeitarias chega a R$ 15,00 cada.

Aprenda a fazer!

Ingredientes:

– 1 xícara de açúcar mascavo;

– 1 ½  xícara de farinha de trigo integral;

– 4 bananas nanicas maduras;

– ½ xícara de manteiga ;

– 1 colher (chá) de bicarbonato;

– 1 colher (sobremesa) de fermento em pó;

– 1 ovo;

·- Doce de leite argentino ou similar (utilizado para servir junto com o bolo de banana quente);

– Forminhas para cupcake.

Modo de Preparo:

– Primeiramente amasse as 4 bananas juntamente com o açúcar.

– Coloque as bananas amassadas na batedeira e acrescente os ovos, a manteiga, o bicarbonato, o fermento e a farinha integral.

– Unte as forminhas para cupcake e coloque um pouco da massa. O ideal é passar um pouco da metade da forminha, para que não corra o risco de transbordar.

– Leve ao forno pré-aquecido, em 180°. Deixe assar por 40 minutos, em média.

– Sirva o bolo quente, acompanhado de doce de leite.

Por Tatiane Andrade


De acordo com a Abima (Associação Brasileira de Indústrias de Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados), o brasileiro tem aumentado o consumo de pães e bolos industrializados. Com relação aos pães, em 2009 houve um aumento de 8% na procura, em relação ao ano de 2008, o que levou a um crescimento de 12% no faturamento.

Já os bolos industriais apresentaram um aumento de 6% no faturamento. O presidente da Abima, Claudio Zanão, disse que o que mais contribuiu para o crescimento no consumo dos pães industriais foi o aumento do poder aquisitivo dos consumidores das classes C e D.

E além de consumir mais, as pessoas estão à procura de produtos mais saudáveis, com baixo teor calórico, lights ou integrais. Já em relação aos bolos, a procura é por maior praticidade, já que muitas pessoas não possuem mais tempo de fazer bolo em casa.

Fonte: Notícias R7

Por Márcia V. L. Galvão


Ingredientes:

  • ½ kg de aipim
  • 3 ovos inteiros
  • 3 claras
  • 3 xícaras de (chá) de açúcar
  • 1 pacote (100g) de coco ralado
  • 1 copo americano de leite
  • 3 col. (sopa) de manteiga
  • 2 col. (sopa) queijo ralado
  • ½ col. (café) de sal
  • 1 ½ col. (sopa) de farinha de trigo
  • 1 col. (chá) de fermento em pó

Veja como é Fácil Preparar:

Descasque o aipim, lave e rale. Ferva e escorra bem. Unte uma assadeira retangular (25x15cm). Espalhe um pouco de manteiga com um pedaço de papel absorvente para ficar uniforme e polvilhe farinha de trigo. Reserve. Aqueça o forno em 180º C. Peneire a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Junte os ovos, a manteiga, o aipim ralado, o queijo, o coco, e o leite. Bata bem. Leve ao forno por 40 minutos ou até que doure.

Por Cíntia Foloni Santoro


Ingredientes
3 ovos, 1 copo de iogurte natural, ½ copo de óleo (a medida é o copo do iogurte), 1 copo de açúcar, 3 copos de farinha de trigo, 1 copo de suco de laranja e raspas de laranja.

Preparo
Bata os ovos com o açúcar até que aumente de volume. Adicione o óleo, o suco de laranja e o iogurte e bata em velocidade moderada. Por último adicione a farinha de trigo. Unte uma forma e despeje a mistura na forma. Leve ao forno em temperatura média e asse por 30 minutos. Quando estiver pronto decore com as raspas de laranja.


Ingredientes
300 gramas de chocolate em barra ralado, 250 gramas de manteiga, 5 ovos, 200 gramas de açúcar, 100 gramas de farinha de açúcar e 1 colher (chá) de fermento.

Preparo
Bata as gemas com o açúcar até virar um creme. Derreta o chocolate junta da manteiga em banho-maria até que os dois ingredientes misturem-se e vire também um creme espesso. Incorpore o creme de chocolate ao creme de ovos. Misture a farinha ao creme. Bata as claras. Adicione ao creme. Unte a forma com manteiga e farinha.Despeje a misture na forma e leve ao forno previamente aquecido a 180 graus. Asse por 40 minutos.


Ingredientes
3 embalagens de bolacha tipo maria, 5 gemas de ovo, 2OO ml de leite, 150 gramas de manteiga, 300 gramas de açúcar, 100 gramas de coco ralado e duas colheres (sopa) de rum se quiser.

Preparo
Bata as gemas e a manteiga até obter uma mistura cremosa. Se optar pela utilização do rum na receita, misture ao creme. Mergulhe as bolacha uma a uma no leite rapidamente para que não amoleça e se parta. Coloque as bolachas em uma travessa e intercale com o creme, assim até preencher toda a travessa. Polvilhe o bolo com coco ralado. Deixe por duas horas na geladeira. Sirva gelado!


Ingredientes
200 ml de leite, 100 ml de nata, 100 gramas de margarina, 1 pitada de sal, 300 gramas de farinha de trigo, 100 gramas de nozes picadas e uma colher (sopa) de chocolate em pó.

Preparo
Coloque os ingredientes pela ordem em uma tigela e misture bem. Distribua a massa em uma forma própria para muffins. Leve ao forno previamente aquecido a 200 graus e asse por 30 minutos. Desenforme e decore como melhor preferir. Vale colocar gotas de chocolate, chantilly, confetes e granulado de chocolate.
É uma delícia e as crianças farão a maior festa.


Ingredientes
500 gramas de farinha de trigo, 1 colher (chá) de sal, 100 gramas de açúcar, 2 colheres (café) de fermento,100 ml de leite, 50 gramas de manteiga, 3 ovos, bombons de chocolate de sua preferência e açúcar de confeiteiro a gosto para decorar.

Preparo
Misture a farinha, o sal e a manteiga. Acrescente o açúcar,o leite e os ovos. Forme bolas do tamanho desejado e coloque os bombons no centro tomando cuidado de deixar uma grossa quantidade de massa ao redor. Leve ao forno com temperatura média e asse por 20 minutos. Retire e salpique com o açúcar de confeiteiro.


Ingredientes
8 pêras cortadas em rodelas, 2 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de fermento, 200 gramas de açúcar, 200 ml de leite, 150 gramas de manteiga 2 dois ovos.

Preparo
Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe açúcar. Coloque as rodelas de pêra no fundo. Misture o açúcar, farinha leite, manteiga, fermento e os ovos e bate em velocidade média por 3 minutos. Despeje a mistura em cima das pêras na forma. Leve ao forno previamente aquecido na tempetura de 180 graus por 45 minutos. Desenforme e coma morno. É uma delícia a parceria da pêra macia e quente com a massa fofa.


Ingredientes

3 xícaras de açúcar, 2 colheres (sopa) de nata,2 ovos, 1 colher (sopa) de fermento, 1 pitada de sal, ½ litro de leite morno, 2 colheres (sopa) de trigo, 2 colheres (sopa) manteiga e canela a gosto.

Preparo

Misture  leite, o sal, açúcar, fermento, nata, os ovos e mexe bem. Acrescente o trigo e bata até formar uma msitura homogênea que grude na mão. Coloque a misture em uma forma quadrada e deixe repousar por 45 minutos até crescer. Faça uma farofa misturando manteiga derretida, o açúcar, trigo, canela mexendo até desgrudar da panela e formar uma farofa.Distribua sobre a massa e coloque para assar em forno com temperatura alta por 40 minutos.

De Teresa Almeida


Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas, o número de mulheres entre 25 e 29 anos solteiras aumentou mais de 20%, de 1970 a 2000. Esse índice se deve ao fato  da importância que as mulheres dão às suas carreiras atualmente. Então, para não perder tempo na cozinha e garantir uma alimentação saudável, longe do fast-food, aqui vão duas receitas de comidas rápidas para uma pessoa.

Bolo de chocolate de caneca (sobremesa garantida): 4 col. de água, leite, iogurte ou suco de laranja; 3 col. de óleo; 1 ovo; 1 col. sobremesa rasa de fermento em pó; a col. de açúcar; 4 col de farinha de trigo; 4 col. de chocolate em pó.

Mistures os ingredientes líquidos e depois os secos, misture bem e coloque-os numa caneca; leve ao microondas por 3 ou 4 minutos.

Omelete deliciosa: 1 dente de alho; 2 ovos; 3 col sopa de creme de leite; 1 col de queijo ralado; cheiro verde; sal; azeite e manteiga light.

Pique o alho, coloque numa tigela com os ovos; o creme de leite; o queijo; o cheiro verde e o sal. Bata e coloque numa frigideira com o azeite e a manteiga.


Ás vezes dá uma vontade de comer um bolo quentinho, fofinho e gostoso, mas você não tem muito tempo, e nem disposição para prepará-lo. 

Segue aqui uma receita de Bolo de Milho bem prática e fácil de fazer. Veja só:

Ingredientes:

  • 1 lata de milho cozido (sem água)
  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de margarina
  • 1 colher de fermento em pó
  • 100g de coco ralado

Para preparar basta bater todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Coloque numa forma untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.

Viu como é fácil de fazer? Bom apetite!


O Dia das Mães está chegando, que tal homenageá-la com um delicioso bolo feito por você? Tenho certeza que ela vai ficar muito feliz com a surpresa. 

Este bolo é delicioso, massa fofinha, molhadinho… Huuumm… Coloque a cobertura que a sua mãe mais gosta, ela vai adorar!

Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de manteiga
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de maisena
  • 1 xícara de leite
  • 1 colherinha (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo: 

  1. Misture a manteiga com o açúcar, mechendo bem até ficar uma massa branca;
  2. Adicione as claras batidas em neve e em seguida as gemas, batidas ‘a parte;
  3. Peneire a farinha e a maisena e junte-as à massa;
  4. Acrescente o fermento diluído em um pouco de leite;
  5. Numa forma untada, leve ao forne pré-aquecido (180°) por aproximadamente 45 minutos.

Quer fazer um bolo gostoso, fofinho e bem fácil de preparar? Basta segruir os passos desta receita de Bolo de Nescau com cobertura de chocolate com coco. Huuummm… deliciosa!!

Ingredientes para a Massa:
7 ovos
7 colheres de sopa de Nescau
1 caixa de creme de leite
2 colheres de sopa de margarina
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Ingredientes da cobertura:
1 caixa de creme de leite
4 colheres de sopa de Nescau
2 colheres de sopa de açúcar
50 g de coco ralado

Preparo da Massa:
Misture todos os ingredientes no liquidificador e leve ao forno médio, numa forma untada e polvilhada, por aproximadamente 35 minutos.

Como fazer a cobertura:
Numa panela, misture os ingredientes da cobertura (menos o coco) e leve ao fogo, mechendo bem até formar uma calda.
Com o bolo ainda quente, faça furinhos com garfo e jogue a  cobertura quente sobre o bolo. Polvilhe com o coco ralado.


Cuca é um tipo de bolo super saboroso, com uma farta cobertura de farofa doce e uma massa super fofinha. 

Ideal para acompanhar um delicioso café da tarde… hummm

Esta receita é para iniciantes, qua não possuem muita prática em fazer cuca. É simples, prática, rápida, fácil de fazer e muito gostosa.

Ingredientes da cuca:

  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de manteiga à temperatura ambiente
  • 4 gemas
  • 4 claras 
  • 1/2 xícara de leite
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 200 g de goiabada cortada em fatias finas

Ingredientes da farofa:

  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga gelada
  • 1 xícara de coco ralado
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Vamos a preparação:

  1. Primeiro, aqueça o forno em temperatura média e unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha de trigo;
  2. Bata o açúcar com o leite, a manteiga e as gemas, até a massa ficar uniforme;
  3. Acrescente a farinha de trigo, o fermento o sal aos poucos;
  4. Bata a clara em neve e acrescente aos poucos na massa;
  5. Despeje metade da massa na forma untada e acrescente as fatias de goiabada por toda a forma;
  6. Cubra com o restante da massa;
  7. Para fazer a farofa, basta misturar todos os ingredientes  até formar uma farofa grossa;
  8. Cubra a massa com esta farofa e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou até a farofa ficar dourada.

No Município de Pedreira, interior do Estado de São Paulo, há sete anos os agricultores comemoram a safra do milho com a tradicional Festa do Milho, onde oferecem deliciosos pratos à base de milho.

A festa atrai por dia mais de 5 mil pessoas e ajuda no aumento da renda da população com a venda dos quitutes de milho e produtos artesanais.

Uma das novidades desta festa é o Bolo de Milho feito com o bagaço do milho. Isso mesmo! Poucos sabem mas o bagaço do milho pode ser utilizado em várias receitas.

Confira a receita deste delicioso Bolo de Milho:


Esta é a receita de um Bolo de Chocolate elaborada pela própria apresenadora Xuxa, que esteve presente no Programa da Ana Maria Braga.

Neste dia, ocoreu um fato muito engraçado: Xuxa fez “guerra” de bolos na cara com a Ana Maria Braga. Uma comédia!!

Situações engraçadas à parte, mas eu achei um desperdício. Este bolo é Ma-ra-vi-lho-so!!! Assado na forma com calda de chocolate e muito fácil de fazer, Huuumm… a criançada vai adorar!!!

Mas avise às crianças para não jogarem na cara dos irmãozinhos ou coleguinhas!!


Confira aqui a receita do Bolo de Maçã com canela que foi servido no Banquete da posse do Presidente Obama. 

Para o recheio do bolo você precisará de: 

  • 1/2 quilo de maçã verde
  • 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal 
  • 1/4 xícara de água 
  • 1/3 xícara de açúcar cristal 
  • 1/3 xic de purê de maçã (cozinhe uma maçã com um pouco de água, açúcar e canela) 
  • 1/2 colher (chá) de noz-moscada (ralada) 
  • 1/4 colher (chá) de sal 
  • Casca de um limão galego (amarelo) ralado 
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha

Para fazer a massa você precisará de:

  • 14 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar granulado 
  • 35 fatias de pão de forma branco 

Separe os ingredientes para fazer o molho: 

  • 2 xícaras de calda de caramelo ou açúcar caramelizado
  • 2 xícaras de cubinhaos de maçãs verdes (descascadas e sem sementes) 
  • 1 pitada de açúcar 
  • 1 pintada de canela 
  • 1 colher (sopa) de manteiga 

Primeiro vamos preparar o recheio: 

  1. Derreta a manteiga numa panela em fogo brando e adicione as maçãs descascadas, sem semente e cortadas em fatias bem fininhas;
  2. Caramelize-as e adicione água. Tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem suculentas;
  3. Acrescente o açúcar, a noz-moscada e o sal;
  4. Cozinhe em fogo alto, mexendo sempre, até evaporar todo o líquido;
  5. Desligue o fogo e adicione a casca do limão ralada, o purê de maçã e a essência de baunilha;
  6. Deixe esfriar e reserve.

Agora vamos ao preparo da massa: 

  1. Aqueça o forno em temperatura de 225°C;
  2. Unte 10 forminhas de 8 cm com manteiga e polvilhe com um pouco de açúcar;
  3. Retire toda a casca do pão de forma;
  4. Coloque a forminha em cima do pão para cortar em rodelas. Corte 20 rodelas de pão;
  5. Derreta 10 colheres de manteiga e mergulhe 10 rodelas de pão nela;
  6. Coloque as rodelas no fundo das formas;
  7. Corte as 15 fatias restantes do pão em 4 pedaços retangulares;
  8. Mergulhe metade destes pedaços na manteiga derretida;
  9. Forre as formas com estes pedaços de pão até completar a borda; 
  10. Coloque o recheio dentro das formas. O centro deverá ficar arredondado;
  11. Mergulhe na manteiga derretida as rodelas de pão restantes e coloque sobre cada forma. Pressione levemente;
  12. Leve as formas ao forno por 30 minutos;
  13. Cubra as formas com papel alumínio e asse por mais 15 minutos ou  até ficarem douradas;
  14. Retire do forno e descobra, deixe descansar por aproximadamente 15 minutos;
  15. Desenforme para servir. 

A torta é para ser servida com molho, veja como prepará-lo:

  1. Cozinhe 1 xícara de maçã na manteiga;
  2. Adicione uma pitada de canela e açúcar;
  3. Cozinhe até dissolver o açúcar e as maçães ficarem levemente douradas;
  4. Retire do fogo e acrescente 2 xícaras de calda de caramelo. Misture bem. 

Derrame o molho em sobre os bolinhos ainda mornos antes de servir. 

Sugestão: Fica uma delícia com sorvete de creme.


Ingredientes.

1ª etapa:

  • 7 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de maisena
  • 1 xícara (cha) de leite
  • 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de baunilha

2ª etapa:

  • 6 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 ovos
  • 100g de frutas cristalizadas
  • 100g uvas passas

Modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes da etapa 1 até formar um creme. Reserve
  2. Bata o açúcar e a manteiga da etapa 2, ponha os ovos e a massa da etapa 1 e bata mais.
  3. Junte as frutas e mexa devagar.
  4. Despeje em fôrma untada e enfarinhada, deixe descansar por 5 minutos.
  5. Asse em forno médio preaquecido até dourar e soltar das bordas

Tempo de preparo: 2 horas.

 


Serve 12 porções.

Ingredientes para a massa:

  • 3 ovos
  • 500 ml de leite integral
  • 100g de manteiga derretida
  • 2 xícaras (ch[á) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) pó para sopa cebola
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Margarina para untar

Para o recheio:

  • 3 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado (de preferência peito)
  • 1 lata de milho verde escorrido
  • 1 xícara (chá) de queijo muzzarella ralada
  • 1 xíacara (chá) de molho de tomate
  • 1 colher (chá) de orégano
  • 1/4 de xícara (chá) de salsa picada
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Ao preparo:

  1. Num liquidificador, bata os ingredientes da massa até ficar homogêneo.
  2. Despeje metade da massa em fôrma de 26cm de diâmetro untada.
  3. Em 1 tijela, misture os ingredientes do recheio e espalhe sobre a massa.
  4. Cubra com a massa restante e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar.
  5. Sirva-se e bom apetite.

Tempo de prepado: 60 minutos


Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • A mesma medida de leite integral
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (chá) de cravo-da-índia torrado e moido
  • 1 colher (café) solúvel
  • 1 xícara  (chá) de mel
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) rasas de fermento em pó
  • 2 colheres (chá) rasas de bicarbonato
  • Glacê branco
  • 500g de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de rum
  • 4 colheres (sopa) de água quente

Preparo:

  1. Misture o leite condensado com o leite, a canela, cravo, café solúvel e mel.
  2. Acrescente a farinha de trigo peneirada com o fermento e o bicarbonato.
  3. Misture bem a asse em forno regular por 25 minutos, em assadeira untada e enfarinhada.
  4. Cubra com o glacê.
  5. O  GLACÊ: Misture todos os ingredientes e espalhe sobre o bolo ainda quente.
  6. Deixe esfriar e corte em quadradinhos.

 

 


Muito apreciado, gostoso e fácil de fazer.

Os ingredientes são estes:

  • 3 ovos (bater as claras)
  • 1 xícara de açúcar
  • 3/4 xícara de azeite
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 xícara de maisena
  • 1 xícara de água quente
  • 1 xícara de trigo
  • 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Maneira do preparo:

Bata as gemas com o açúcar, acrescentando em seguida o azeite, o chocolate em pó, a maisena, a água quente e o trigo. Quando a massa estiver quase pronta, coloque o fermento e as claras batidas em neve. Ponha em forma retangular untada com margarina e asse em forno regular por 20 minutos aproximadamente.

Para cobertura:

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara bem cheia de chocolate em pó
  • 1 colher de margarina
  • 3 colheres de leite integral >>>> Ponha todos os ingredientes numa panela e leve para ferver. Cubra o bolo com este creme ainda quente, corte em seguida e deixe esfriar.

Os ingredientes:

  • 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de leite integral
  • 1 colher (sobremesa) de canela em pó
  • 4 a 5 bananas médias, descascadas
  • 3 ovos
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma
  • Açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de preparar:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Despeje numa forma redonda média, com orifício central, préviamente untada e polvilhada. Leve ao forno pré aquecido (180ºC) durante aproximadamente 30 minutos. Retire e desenforne quando já estiver morno e polvilhe com açúcar e canela.

Sugestão: decore com algumas rodelas de banana.


(Macaxeira ou  aipim  ou  mandioca).

Ingredientes:

  • 1 kg de macaxeira
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 tablete (ou 125 g) de margarina
  • 6 ovos separados
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Descasque a macaxeira e rale-a no ralador fino. Bata o açúcar  com a margarina. Junte as gemas uma a uma batendo sempre. Acrescente a macaxeira  o fermento e misture bem. Adicione as claras batidas em neve, misturando cuidadosamente.

Coloque em uma forma de buraco no meio de + ou _ 23 cm de diâmetro bem “untada” e asse em forno quente. (200 graus) por 45 a 50 minutos aproximadamente. Deixe esfriar ligeiramente antes de retirar da forma.

BOM APETITE !   


Brownie é um tipo de bolo de chocolate, só que mais crocantinho por fora e enrriquecido com nozes ou amendoim.  Experimente esta receita, é bem prática e fácil de fazer.

Os ingredientes necessários são:

– 1/2 xícara de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
– 1/2 xícara de açúcar
– 1/2 colher (chá) de baunilha
– 1/2 xícara de melaço (tipo Karo)
– 2 ovos sem bater
– 60g de chocolate meio amargo derretido;
– 1/2 xícara de farinha de trigo;
– 1/2 xícara de nozes ou amendoim torrado, descascado e picado.

A preparação é bem simples:

1. Numa vasilha pequena bata a manteiga ou margarina até ficar cremosa;
2. Junte os ovos, batendo sempre;
3. Acrescente o chocolate e a farinha e mexa bem;
4. Junte as nozes ou o amendoim e misture cuidadosamente;
5. Despeje numa assadeira pequena untada;
6. Asse em forno pré-aquecido (170º) e asse por aproximadamente 40 minutos
ou até que, enfiando um palito de fósforo no meio ele saia seco;
7. Deixe esfriar e corte em quadradinhos.

Fica delicioso servido quentinho com uma bola de sorvete… huummmm 🙂

Delicioso bolo típico da roça… Fica uma delícia com um café quentinho…

Os ingredientes necessários são:

  •  3 ovos
  • 3 xícaras de açúcar
  • 4 xícaras de leite
  • 1 1/2 copo de fubá
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de queijo ralado
  • 3 colheres (sopa) de coco ralado
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina

O preparo é bem simples:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.

Pronto!! Agora é só saborear este delicioso bolo com sabor da Roça!!


  • Quer fazer um bolo que a família inteira vai adorar? Então esta é a receita que você precisava. Anote aí:

 Ingredientes:

  • 5 ovos
  • 3 copos de açúcar
  • 4 copos de farinha de trigo
  • 3 cenouras grandes
  • 1 copo de óleo
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Veja como a preparação é simples:

  1. Bata as cenouras descascadas e picadas no liquidificador com o óleo, o açúcar e os ovos.
  2. Em uma vasilha, acrescente o trigo e o fermento;
  3. Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos

Cobertura:

  • 4 coleres de sopa de chocolate em pó
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de leite
  • 2 colheres de sopa de margarina

Leve ao fogo e misture bem até soltar iniciar fervura.

Ao retirar o bolo do forno, faça furinhos com um garfo e deseje a cobertura quente sobre o bolo. Assim, a cobertura penetra dentro do bolo, fica uma delícia!!


Quer fazer um bolo fofinho e gostoso? Temos a receita ideal. O bolo mármore é fácil de fazer e fica uma delícia!!

Separe os ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 2 copos de açúcar (copo tipo requeijão);
  • 3 copos de farinha de trigo;
  • 1/2 copo de maisena;
  • 1/2 copo de leite;
  • 100g de margarina;
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 2 colheres de chá de fermento em pó.

Vamos à preparação:

  1. Bata as gemas com o açúcar e a margarina e misture o leite;
  2. Junte os ingredientes secos menos o chocolate, acrescente as claras batidas em neve;
  3. Separe uma parte da massa e nela misture o chocolate;
  4. Espalhe em uma forma redonda de buraco e asse por aproximadamente 40 minutos.

Esta mesma receita pode ser utilizada para fazer bolo formigueiro, basta substituir o chocolate em pó por granulado.


Esta receita é ideal para as pessoas com Doença Celíaca e intolerância à lactose. Muito saborosa e não prejudica a saúde destas pessoas. Ideal para a criançada que adora bolos.

Os ingredientes para bolo são:

  • 6 ovos;

  • 2 colheres de margarina;

  • 6 colheres de cacau em pó (ou chocolate em pó Nestlé);

  • 8 colheres de açúcar;

  • 100g de coco ralado;

  • 1 colher de fermento Royal (ou um pacote pequeno).

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos, a margarina, o chocolate em pó, o açúcar, o côco ralado e o fermento. Coloque a mistura em uma forma untada, de preferência redonda e não muito grande. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos. Quando o bolo estiver pronto, deixe esfriar, desenforme-o e está pronto! É só servir!


É importante a utilização de cascas, talos e folhas, pois o aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos, e torna possível a criação de novas receitas.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de casca de banana madura picada;

  • 4 gemas;

  • 4 claras em neve;

  • 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar;

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;

  • 5 colheres (sopa) rasas de margarina;

  • 2 colheres (sopa) de fermento em pó;

  • canela para polvilhar.

Modo de Preparo:

  • Bata no liquidificador as cascas de banana com meia xícara (chá) de água;

  • Na batedeira, coloque as gemas, a margarina e o açúcar;

  • Bata até ficar homogêneo;

  • Misture as cascas de banana batidas com a farinha de trigo e o fermento em pó;

  • Por último, incorpore as claras em neve;

  • Coloque a massa em uma assadeira untada e polvilhada com farinha;

  • Polvilhe sobre a massa a canela em pó e leve para assar em forno médio por aproximadamente 35 minutos ou até a massa ficar assada.

Rendimento: 15 pedaços
Valor calórico (por pedaço): 168 kcal

Vale a pena experimentar!!! A casca da banana é tão saudável quanto a própria polpa, possui muitos nutrientes como a vitamina A e C, fibras e potássio.

Não esqueça: Antes de serem usadas, as cascas dos alimentos precisam ser bem lavadas em água corrente, para remover os resíduos acumulados.


Gostoso e nutritivo!!! Este bolo é rico em fósforo (bom para memória), potássio (sistema circulatório), cálcio (ossos e dentes), ferro (bom para quem tem anemia) e vitamina C. Além de nutritivo, é muito bem aceito pelas crianças.

Os ingredientes necessários são:

  • 2 ovos;

  • 1 e ½ xícara (chá) de beterraba ralada;

  • 1 xícara (chá) de cenoura ralada;

  • 2 laranjas sem casca e sem sementes;

  • ¾ xícara (chá) de óleo;

  • 3 xícaras (chá) de açúcar;

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;

  • 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Agora só precis seguir as seguintes orientações para o preparo:

  • Bater no liquidificador os ovos, a beterraba ralada, a cenoura ralada, as laranjas descascadas e o óleo;

  • Adicionar o açúcar peneirado e bater novamente;

  • Despejar numa vasilha, acrescentar a farinha e o açúcar peneirados e misturar bem;

  • Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada;

  • Leve para assar em forno médio pré-aquecido.

Rendimento: 15 pedaços
Valor calórico (por pedaço): 205 kcal





CONTINUE NAVEGANDO: