Saladas com molhos quentes é uma opção para as refeições saudáveis em tempo de inverno.

Repolho branco ou verde misturado com repolho roxo, regado com molho de queijo prato, ricota e azeite de oliva é uma combinação leve e deliciosa para acompanhamento dos demais pratos.

O repolho verde é rico em fibras e vitamina C, também contém Potássio, Cálcio, Selênio, Betacaroteno e o metionina um aminoácido que é  atuante nos processos de cicatrização e  tratamento de úlceras pépticas.

No caso do repolho roxo há também a presença de propriedades que estimulam a produção de hormônios que atuam na queima de gordura.

O repolho tem atuação também é um excelente depurativo do sangue, auxilia no combate ao cansaço físico.

Este vegetal é bastante utilizado em sopas, cozidos e em conservas, no entanto quando servido cru, em sucos ou com molhos quentes, conserva suas propriedades naturais  e potencializa seus benefícios.


Com as baixas temperaturas inicia-se também a fase de gastronomia altamente calórica, com muitas tentações que levam água baixo todo esforço e tentativas de regular a alimentação de forma saudável, no meio desse cenário surgem como uma alternativa, os sempre muito presentes e à disposição em todas as estações do ano, simpáticos, coloridos  e saudáveis vegetais.

Combinados com especiarias são uma alternativa plausível e saborosa para os dias mais frios. Sopas de legumes, cremes e consumes são potenciais aliados para manter o corpo saudável e em forma.  Algumas combinações além de nutritivas, apresentam sabores incríveis, aquecem e dão a sensação de plena saciedade.

Os vegetais que podem ser explorados sem nenhuma culpa como abóbora italiana moranga cabotiá, cenouras, couve, milho, ervilha, grão de bico,brócolis, na hora de preparar sua receita prefira temperos frescos, evite, reduza, e se possível, elimine sal e gorduras de sua receita, e como acompanhamento torradinhas integrais são permitidas assim como pequenas porções de queijo tipo parmesão.

Por Silvane Romero





CONTINUE NAVEGANDO: