Os temperos naturais, além de darem um sabor especial à comida, oferecem ótimos benefícios à saúde.

Você sabia que os temperos naturais, além de atribuir um sabor mais agradável à comida, auxiliam na boa saúde do organismo?

Para te informar dos benefícios do uso dos temperos naturais, segue uma lista com 10 temperos naturais e seus benefícios:

Pimenta:

A pimenta é, sem dúvidas, um dos temperos mais potentes de todos. Não só porque ele nos dá um gostinho picante, mas também ele traz múltiplos benefícios à saúde, tais como: acelera o metabolismo, auxiliando na perda das gordurinhas indesejáveis; auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e também promove uma diminuição do colesterol ruim, aumentando o índice do colesterol bom.

Alho:

Rico em nutrientes vitaminas, minerais e aminoácidos. Tem o incrível poder de reduzir o colesterol e a pressão arterial e também possui ação germicida combatendo infecções.

Cebola:

Possui poderes curativos, anti-inflamatórios e ajuda no aumento a densidade óssea.

Louro:

Além do gostinho agradável, o louro possui um forte cheiro que estimula a produção de saliva e outras enzimas digestivas benéficas ao organismo. Além de auxiliar no aumento do metabolismo.

Alecrim:

É diurético. Auxilia no melhoramento da digestão e é um regulador da pressão arterial e do colesterol.

Manjericão:

Um tempero bastante utilizado entre os brasileiros. Possui um poder diurético e antisséptico.

Coentro:

O coentro possui um incrível poder calmante, servindo também, como um bom moderador de apetite, ideal para aqueles que estão de dieta. Também auxilia no fluxo digestivo.

Orégano:

Auxilia no fluxo digestivo. É um bom estimulante das funções gástricas. Possui um poder diurético e sedativo.

Hortelã:

Um tempero pouco utilizado entre os brasileiros, mas que pode trazer múltiplos benefícios, tais como: auxilia na digestão de comidas pesadas, possui poder antisséptico e antiespasmódico, e também possui um poder analgésico e expectorante.

Nós Moscada:

A nós moscada possui um incrível poder antiestresse, servindo também como um tipo de calmante.

Por Felipe Pancheri Colpani 

Temperos naturais

Foto: Divulgação


O famoso mamão, além de ser muito saboroso, é uma excelente fruta para quem quer ter uma melhor saúde.

Excelente para quem quer soltar o intestino, o mamão pode proporcionar diversos benefícios para a saúde humana. Com diversas enzimas que dissolvem as proteínas ingeridas e com fibras que ajudam a evitar a prisão de ventre, é aconselhável a ingestão de mamão todas as manhãs para quem sofre de intestino preso.

O mamão também auxilia no combate conta a sinusite e é ótimo para a redução do mau colesterol. Este fruto possui uma enzima conhecida por papaína, que auxilia no processso de cicatrização e sua quantidade enorme de fibras, juntamente com a prática constante de atividades físicas, ajudam na redução do mau colesterol presente nos vasos sanguíneos.

Ele também é importante para o combate contra o câncer de colo, para a melhora da saúde óssea, para o combate contra doenças na vesícula biliar, além de ajudar no combate contra doenças cardíacas.

A ingestão diária de mamão pode nos proporcionar anos a mais de vida.

Por Rodolpho Medeiros


Os adoçantes dietéticos são produtos especialmente desenvolvidos para serem incluídos na alimentação de pessoas portadoras de diabetes e também aquelas que estão acima do peso. Seu principal objetivo é dar aos alimentos a doçura igual ao proporcionado pelo açúcar de cana.

Podemos dividir os adoçantes dietéticos em dois grupos:

  • Calóricos: possuem um poder adoçante maior que o do convencional, sendo assim pequenas quantidades já exercem o efeito desejado na hora de adoçar os alimentos, portanto o valor calórico também diminuirá.
  • Não calóricos: estes possuem zero caloria e são os mais recomendados para quem está fazendo dieta ou acima do peso.

Sempre que comprar produtos procure verificar os rótulos das embalagens e certificar a quantidade das substancias e as calorias. Fique atento!

Por Milena Evelyn

                                             


Originaria da região mediterrânea, a uva é uma fruta muito conhecida, além de cultivada a milhares de anos.

A uva vermelha pode ser consumida de varias formas, fresca, em suco, seca, na preparação de alimentos e vinhos.

Existem vários estudos sobre as propriedades e benefícios da uva e do vinho, dentre eles podemos destacar a descoberta de que ingerir meia taça de vinho tinto por dia ou um copo de suco de uva iremos prevenir doenças do coração. Através dos pigmentos presentes na casca da uva vermelha, os chamados flavonóides, que são responsáveis por esses benefícios. Além de aumentarem as taxas de colesterol bom atuando nas paredes das artérias.

Até mesmo suas sementes trazem benefícios à saúde, elas contém polifenol, substancia muito importante e eficaz na manutenção da pele e comumente usada como matéria prima na fabricação de cremes e óleos.

Por Milena Evelyn


O tomate é considerado um fruto rico em nutrientes e vitaminas, fácil de encontrar nos supermercados e com baixo custo, todos podem incluí-lo facilmente na dieta alimentar.

Além de ser rico em nutrientes, sua variedade nas opções de preparo dá ao tomate um aspecto nobre e popular ao mesmo tempo, o que irá diferenciar será o modo de preparo e os acompanhamentos.
O licopeno é considerado o nutriente mais importante, pois possui propriedades antioxidantes que atuam diretamente no envelhecimento precoce e até mesmo na prevenção de alguns tipos de câncer.

Existem pesquisas que apontam o tomate como forte combatente contra os tumores de mama, bexiga, útero e próstata. A melhor maneira de se obter os benefícios do tomate é consumindo o fruto o mais natural possível, os sucos são uma ótima sugestão, ou então, aquecido em alta temperatura auxiliando a absorção pelo organismo e aumentando o seu valor nutritivo. 

Por Milena Evelyn


O limão é uma fruta que possui uma série de propriedades curativas. Freqüentemente é utilizado no combate de diversos problemas de saúde e incluído nas dietas.

É rico em vitamina C, um de seus princípios ativos que está presente na casca, auxilia no tratamento de problemas renais e problemas nas artérias.

Em suas aplicações externas podemos citar o uso do limão com adstringente, controlador na oleosidade do couro cabeludo e antibiótico natural. Na dieta ele pode ser usado para temperar as refeições no lugar do sal já que é muito mais saudável.

Alguns estudos afirmam que o limão ajuda na redução dos níveis de colesterol além de alcalinizar e desintoxicar o sangue. Então, se sinta à vontade para incluir o limão na sua vida e receba seus benefícios naturais.

Por Milena Evelyn


A semente de linhaça  apresenta  uma composição extremamente benéfica para a saude do organismo. Sua composição é rica em ômega 3  e ômega 6 , que atuam como agentes antioxidantes, auxiliando no processo de renovação celular, amenizando ações de envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

A linhaça pode ser considerado um alimento funcional, por seu conjunto de elementos que atuam em conjunto de forma que intensifica a prevenção de doenças, entre elas as doenças cardiovasculares e também auxiliam no sistema digestivo.

Com altas presenças de Fibras, Vitamina E e Proteina, também é um agente estimulador do metabolismo, auxiliando a eliminação do excesso de sódio, de forma que sua atuação seja benéfica para a saúde renal.

Muito utilizada em dietas para a redução de peso, a linhaça pode ser consumida natural, misturada com outros alimentos, cozida e também na forma de farinha e óleo. Para ter uma atuação benéfica e preventiva o consumo de linhaça deve ser incorporado como parte da alimentação diária.

Por Silvane Romero


A berinjela atua com uma ação diurética no organismo, e este é um dos motivos que sua presença é fundamental na elaboração de dietas para manutenção e controle de peso.

Original da Índia, a berinjela atualmente é consumida em suas diversas variedades de espécies em  praticamente todo o mundo.

Por ser rica em proteina e vitaminas A, B e C, fonte de  minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Potássio e Magnésio, atua de forma positiva no controle da pressão sanguínea. Indicada também nos tratamentos de combate a desnutrição, assim como no tratamento de doenças  do fígado e estômago.

A berinjela é indicada para contribuir na prevenção de arterosclerose, artrite, reumátismo e diabetes. As propriedades antibacterianas atuam combatendo os efeitos nocivos dos alimentos gordurosos no sangue.

Seu consumo  pode ser de muitas formas variadas, e servida em  diferentes estilos gastronômicos, como em pastas, tortas, lazanhas, em saladas, combinada com outros vejetais, assim como em suco.

Por Silvane Romero


O feijão é uma leguminosa altamente nutritiva, popularmente conhecido e considerado um alimento extremamente saudável é cultivado em diversas variações. Rico em ferro, fibras, potássio, fósforo, cálcio, vitaminas do complexo B e uma das mais importantes fontes de proteína que são construtoras de tecidos no organismo.

De fácil cultivo, com boa adaptação as variações climáticas, há indicações de que o feijão já era popular e muito consumido na antiguidade.

O feijão quando consumido regularmente apresenta grandes benefícios ao organismo, inclusive esta associado à redução do diabetes, controle da obesidade, desnutrição, problemas cardiovasculares, reduzindo anemia, entre outros.

Este nutritivo alimento pode ser consumido em diversas receitas, como em saladas, sopas e o famoso caldinho de feijão, com farinha, feijoada, entre outras tantas combinações, chegando ser considerado um verdadeiro patrimônio da culinária brasileira.

O feijão, quando servido acompanhado com uma fruta cítrica tem potencializado a absorção de seus nutrientes pelo organismo.

Fonte: www.cnpf.embrapa.br

Por Silvane Romero





CONTINUE NAVEGANDO: