Para quem quer curtir o inverno e o friozinho desta época, segue algumas receitas simples e deliciosas de caldos:

Caldo de feijão branco e salsicha: Cozinhe uma xícara de feijão branco por 25 minutos, acrescente minisalsichas, um terço de tablete de caldo de bacon, cheiro verde a gosto. Sirva junto com torradas e couve refogada.

Caldo verde: Cozinhe por 30 minutos 3 batatas grandes, um maço de couve com talo, uma colher de azeite de oliva e sal a gosto. Bata no liquidificador. Acrescente linguiça defumada em rodelas generosas. Sirva quente com pedaços de pão italiano.

Caldo de carne seca: Cozinhe por 30 minutos 3 mandioquinhas com carne seca e uma cebola roxa cortada em rodelas. Amasse grosseiramente as mandioquinhas e sirva a seguir, polvilhando com salsinha picada. Como acompanhamento sirva junto salada de rúcula com bacon frito.

Por Teresa Almeida


No frio a pedida suprema, é, e sempre será, os caldos. Caldinhos como são conhecidos, é aquela típica refeição que no inverno faz a cabeça e o estômago de boêmios que o ingerem com petiscos e bebidas tanto geladas, como quentes, também estão na mesa dos adeptos da cozinha natural, dos românticos que preferem um jantarzinho quente a dois, dos atarefados que não possuem muito tempo mas para manterem-se aquecidos e saciados recorrem as cumbuquinhas deliciosas de caldos. Podem ser simples, como um caldo de carne com batatas, mais sofisticadas como caldos de peixe com camarões e tomates ou experimentais como caldo de carne seca, com batata cará e curry. Não perca estes meses de inverno para saborear um nutritivo e apetitoso caldo!

Confira a receita de um delicioso caldo verde no vídeo abaixo:

Por Teresa Almeida


Com as baixas temperaturas inicia-se também a fase de gastronomia altamente calórica, com muitas tentações que levam água baixo todo esforço e tentativas de regular a alimentação de forma saudável, no meio desse cenário surgem como uma alternativa, os sempre muito presentes e à disposição em todas as estações do ano, simpáticos, coloridos  e saudáveis vegetais.

Combinados com especiarias são uma alternativa plausível e saborosa para os dias mais frios. Sopas de legumes, cremes e consumes são potenciais aliados para manter o corpo saudável e em forma.  Algumas combinações além de nutritivas, apresentam sabores incríveis, aquecem e dão a sensação de plena saciedade.

Os vegetais que podem ser explorados sem nenhuma culpa como abóbora italiana moranga cabotiá, cenouras, couve, milho, ervilha, grão de bico,brócolis, na hora de preparar sua receita prefira temperos frescos, evite, reduza, e se possível, elimine sal e gorduras de sua receita, e como acompanhamento torradinhas integrais são permitidas assim como pequenas porções de queijo tipo parmesão.

Por Silvane Romero





CONTINUE NAVEGANDO: