Como Fazer Bolo de Fubá

Recitas de bode fubá tradicional e bolo de fubá com goiabada.

O bolo de fubá é um dos mais tradicionais e mais utilizados para tomar com aquele cafezinho. Seja de manhã ou à tarde, um bolinho de fubá sempre cai bem. Abaixo terão duas receitas do bolo. A primeira é uma versão tradicional, já segunda versão, quem gosta de um docinho vai amar, é uma versão do bolo de fubá com goiabada.

Bolo de Fubá

Ingredientes

2 xícaras de açúcar

1 colher (sopa) de manteiga

3 gemas

2 colheres (sopa) de farinha de trigo (a colher de farinha de trigo precisa estar bem cheia, se ela estiver rasa, o bolo não vai dar certo).

2 xícaras de fubá

4 xícaras de leite

1 colher (sopa) de fermento (em pó)

Erva doce a gosto e opcional

Modo de preparo

Em uma tigela coloque o açúcar, a manteiga, as gemas, a farinha de trigo, o fubá, o leite (coloque o leite aos poucos, coloque cerca de 2 xícaras de leite primeiro e mexa, após isso coloque as outras duas).

Bata no liquidificador e depois misture o fermento (em pó).

A massa vai ficar bem líquida, não acrescente mais farinha de trigo achando que ela está muito líquida, pois ela deve ficar exatamente desse jeito.

Caso opte por colocar a erva doce, essa é a hora. Misture-a antes de colocar na forma.

Coloque a massa do bolo em uma forma untada e coberta com papel manteiga.

Pré-aqueça forno na temperatura de 160 graus e leve o bolo, coberto com papel alumínio, para assar por 15 minutos.

Após os 15 minutos tire o papel alumínio do bolo e deixe-o assando por mais duas horas. Após esse tempo o bolo vai começar a dourar na parte de cima, é quando o bolo está totalmente assado e pronto.

Retire o bolo do forno e deixe que ele esfrie por completo, antes de retirá-lo da forma. Ele é um bolo bem molhadinho, por isso ele deve estar frio na hora de ser desenformado.

Bolo de Fubá com Goiabada

Ingredientes

6 ovos

200 ml de leite

1 vidro de leite de coco (200m ml)



1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de erva doce (a erva doce é opcional)

2 xícaras de açúcar

1 pacote de coco ralado seco e sem açúcar (100 g)

2 xícaras de fubá

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento (em pó)

200 g de goiabada picada

Calda

1/3 de xícara de água

200 g de goiabada picada

Modo de preparo

Em uma tigela coloque os ovos, o leite, o leite de coco, a manteiga, a erva doce, o açúcar, o coco e leve para o liquidificador. Caso prefira, pode também, misturar tudo direto no liquidificador.

Após bater esses ingredientes no liquidificador, jogue eles dentro de uma tigela e acrescente a essa mistura o fubá (o fubá deve ser peneirado), a farinha de trigo (também deve ser peneirada) e o fermento. Misture tudo muito bem.

Unte e enfarinhe uma forma e jogue a massa dentro dela.

Quando a massa do bolo já estiver dentro da forma, pegue a goiabada picada, passe todos os pedaços na farinha de trigo e depois disso coloque esses pedacinhos de goiabada por cima da massa do bolo que está na forma.

Leve para assar na temperatura de 180 graus, mais ou menos no período de 50 minutos.

Para preparar a calda, leve uma panela ao fogo com a água e a goiabada picada, vai misturando até chegar na consistência de calda. Caso precise pode acrescentar mais um pouco de água no meio do processo.

Quando chegar na consistência de calda, retire do fogo e jogue por cima do bolo.

Fonte: As duas receitas foram retiradas do canal da Danielle Noce no Youtube, segue os links dos vídeos: Bolo de fubá – https://www.youtube.com/watch?v=8xgF2ZNjPrw e bolo de fubá com goiabada – https://www.youtube.com/watch?v=GlPFb5YgNIc.

Por Lorena Ruiz

Bolo de fubá





Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *