Ceia de Ano Novo – Dicas de Pratos para Fazer




Confira aqui algumas dicas de pratos para fazer na Ceia de Ano Novo.

Depois da celebração natalina, que é um momento de serenidade, de oração para as pessoas religiosas, um momento de intensificar a ajuda ao próximo e de comunhão, chega a festividade mais agitada, mais expansiva no sentido de divertimento, que é o Ano Novo. Se a ceia de Natal leva em conta, geralmente, receitas mais tradicionais, para o ano novo as variações nesse sentido são bem maiores.

Deste modo, a ceia de ano novo tende a ser mais simples, como uma festa de fim de semana ou de aniversário. A reunião de parentes e amigos, nesta data, é uma confraternização em que todos estão mais à vontade e assim, está aberta toda contribuição para a ceia.


Entretanto, por alegre que seja, a passagem de ano não é uma bagunça. É uma celebração de renovação que também tem suas características tradicionais.

Este é o evento que fecha um ano e inicia o outro, portanto, a passagem é um ritual. O Natal é religioso e o Ano Novo é temporal. O réveillon, portanto, necessita ser muito bem organizado, de modo a ser divertido e saudável, sem abusos. O centro destas festividades é o momento da ceia, onde todos se reúnem e se ajudam, servem uns aos outros e compartilham refeições e bebidas.

Este artigo pretende oferecer algumas dicas de como se preparar uma boa ceia de ano novo, de modo simples e eficiente.


Existe uma infinidade de pratos que se enquadram perfeitamente nesta celebração, porém, seria impossível listar todos aqui. Para ser mais essencial e eficiente, listaremos dez tipos certos de refeições para o seu fim de ano.

Na atualidade, dada a nova onda de vida saudável, que constitui um hábito positivo capaz de atingir grupos cada vez maiores de pessoas em todo o mundo, o peixe, tão consumido em todas as regiões do planeta, tornou-se um dos pratos mais requisitados este ano.

Um delicioso exemplo é o salmão, que pode ser a melhor dica, nesse sentido, um prato e tanto para a realização de uma boa ceia, na virada do ano. No caso de ser esta a opção que o leitor deseja preparar, segue uma dica muito importante: não se esqueça de regar bastante os filés do peixe com muito azeite, além de assar algumas batatas como forma de acompanhamento.

Esta iguaria é muito apropriada para as festividades de fim de ano, dado que o Natal, por ser uma data cristã, no ocidente, está muito ligado ao peixe. Portanto, além de saudável, o peixe é um bom complemento no réveillon.

Assim, seguem mais dez dicas de boas receitas, muito adequadas para a ceia da virada do ano:

1 – O tradicional Mousse de chocolate;

2 – Um bom Pernil de ano novo;

3 – O famoso e delicioso Cookie recheado com muito creme de avelã;

4 – Outra alternativa de frutos do mar: o Bacalhau;

5 – O tradicional Lombo suíno;

6 – Uma receita mais picante pode ser o Cuscuz;

7 – A tão popular Maionese de frango;

8 – Outra excelente sobremesa pode ser o Quindim;

9 – O excelente Filé mignon ao molho madeira;

10 – Outra dica de frutos do mar: um Peixe assado.

É evidente que todos são livres para preparar muitas outras variedades, de acordo com cada tipo de família, com hábitos alimentares variados. O Ano Novo é momento de intensa confraternização e união, até na hora da refeição. Todos os bons pratos são bem vindos, porém, dado que o ritual do réveillon consiste em promover muita fartura e prosperidade para todos, os pratos mais consistentes, e de grande porte, devem compor a mesa.

Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *