A carne está na mesa do brasileiro todos os dias. Afinal, a sua variedade permite inúmeros preparos e pratos. Seja em casa ou num restaurante, certamente você já teve que escolher o ponto da carne, como ao ponto, bem passada ou mal passada, não é mesmo? Quando surge essa questão muita gente fica na dúvida sobre qual é a melhor opção para a saúde humana.
Segundo os médicos e nutricionistas, o ponto ideal é aquele que apresenta o cozimento de forma igual, do lado de fora e de dentro, evitando que a carne fique crua ou queimada, por exemplo. Dessa forma, o alimento consegue manter todas as suas propriedades nutritivas, além de facilitar o processo de digestão e absorção de todas as proteínas, acabando com riscos de eventuais contaminações com bactérias que possam estar presentes na comida.
Quer saber mais? Confira, a seguir, como os outros pontos da carne podem interferir na sua saúde!
Geralmente, esse é o ponto da carne mais pedido nos churrasco e que se caracteriza por deixá-la por mais tempo assando na grelha. Muitas pessoas acreditam que esse ponto é o mais saudável por ficar mais tempo no calor, o que contribui para matar as bactérias. Porém, isso não é verdade, pois como ficam por um logo período em altas temperaturas, acabam por formar um composto chamado de carcinogênico, conhecido como aminas heterocíclicas, que se concentram na crosta escura do alimento.
Depois de serem consumidas, essas substâncias dão origem a radicais livres que podem agir no desenvolvimento de ações que danificam o DNA e aumentam as possibilidades de câncer, principalmente, no intestino.
Essa reação foi demonstrada a partir de uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), em que os pesquisadores estudaram qual é a relação existente entre a ingestão de carne bem passada com os agentes de câncer.
Na ocasião foram analisadas amostras de sangue de cerca de 560 idosos e adultos da cidade de São Paulo e os seus respectivos hábitos de consumo. A análise provou que quem consumia carne preparada em temperaturas mais altas (quando esquenta excessivamente ao ponto de queimar) tinham maior risco de sofrer com câncer no futuro.
Outro alerta importante foi dado por um estudo desenvolvido pela Universidade da Califórnia, situada nos Estados Unidos, que mostrou que comer carne bem passada com frequência está ligado ao aparecimento de tumor na próstata.
O preferido de algumas pessoas, o ponto mal passado deixa a carne um pouco tostada pelo lado de fora, com um aspecto brilhante e avermelhado por dentro. Normalmente, o produto é somente selado, ou seja, é colocado em contato com o fogo por um período bastante rápido.
Os motivos pelos quais muitos adoram esse ponto é a sua aparência mais atrativa e sabor que fica ressaltado, mas não é o mais recomendado para a saúde, visto que tem riscos maiores de contaminação através de bactérias e parasitas. Tais micro-organismos contidos na carne só podem ser eliminados por completo quando a mesma alcança a temperatura de 70ºC.
Se a carne fica muito tempo na churrasqueira, ou seja, é feita bem passada, a exposição demasiada à fumaça produzida pelo carvão forma compostos químicos que se fixam na superfície do alimento e são maléficos para o nosso organismo.
No entanto, não é por isso que você vai deixar de saborear um bom churrasco. Uma dica para deixar a carne saudável é mariná-la no limão, com cebola e alho antes de colocá-la para assar. Isso reduz os seus efeitos e eliminam as substâncias que prejudicam a saúde.
Texto por Simone Leal
Descubra receitas práticas e rápidas que vão deixar seu paladar encantado. Cozinhar pode ser uma verdadeira arte, especialmente quando o… Leia Mais
Explore novas possibilidades na cozinha com essas receitas práticas e deliciosas usando linguiça calabresa. A linguiça calabresa é um ingrediente… Leia Mais
Conheça 10 dicas simples e fáceis de fazer, que vão te ajudar a se livrar rápido desse problema; confira. O… Leia Mais
Para você que é fã de pão de queijo, não pode perder essa! Aqui está uma receita simples e deliciosa… Leia Mais
Para os amantes de salsicha, nem só de cachorro-quente se vive. Há diversas receitas gostosas que se faz com essa… Leia Mais
O pudim de leite condensado é uma sobremesa clássica e simples consistindo em leite condensado cozido com leite e, às… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies