Como Limpar o Microondas – Dicas de Limpeza





Saiba aqui o que fazer para limpar o Microondas.

O uso do microondas para preparar pratos rápidos é algo que leva muita praticidade ao dia a dia. Entendendo como usar o timer e as diferentes potências do eletrodoméstico, é possível até preparar receitas mais elaboradas com ele. No entanto, há um detalhe que não pode ser menosprezado: a periodicidade para limpar o microondas.

Se não limpar o microondas com frequência (o ideal é fazer isso uma vez por semana, para evitar dificuldades na limpeza e manter a higiene ao máximo), restos de comida, gordura e bactérias podem afetar a qualidade dos alimentos por contaminação, sem contar a nojeira que fica, não é verdade? Então, vamos aprender hoje uma forma bem simples de fazer essa limpeza com dois ingredientes bem comuns na cozinha: água e vinagre!




Espera… Não é melhor usar produtos específicos para limpar microondas?

Embora possam existir produtos industrializados bem recomendados para a realização dessa limpeza, é preciso tomar muito cuidado. Estamos falando de algo que é usado para preparar os alimentos que ingerimos. Não queremos correr o risco de ter problemas, sejam eles de curto ou longo prazo, por causa de componentes que reagem ao calor do microondas e fazem mal para o organismo.


Outra vantagem é que a acidez do vinagre é uma grande aliada nesse processo. Por causa disso, fica bem mais simples remover as crostas de comida, manchas e outros resíduos e sobras que podem ficar dentro do microondas.

Além disso, o fator econômico também tem um peso muito grande ao optar pelo uso de produtos caseiros. Limpar microondas é algo que deve ser feito frequentemente e soluções de baixo custo evitam grandes surpresas no orçamento final. Agora, vamos ao que interessa, o motivo pelo qual você está aqui: a receita caseira do produto de limpeza!

Como preparar o produto de limpeza de microondas

Vamos lá! Para preparar essa solução eficiente de limpar microondas, você vai precisar de:

  • Água;
  • Vinagre;
  • Recipiente refratário, apropriado para uso no micro-ondas;
  • Uma esponja;
  • Um pano que esteja limpo ou um papel-toalha.

Modo de preparo

Para preparar a solução que será usada para limpar microondas, coloque 2 xícaras de água para outras 2 de vinagre no recipiente refratário. Coloque no microondas e, em potência alta, programe o tempo de funcionamento do aparelho para 5 minutos, de modo que o líquido possa ferver.

Quando passar o tempo, espere! Não abra a porta do microondas assim que os 5 minutos estiverem concluídos. Espere mais 3 minutos, pois é aí que o vapor do líquido será realmente eficiente para a limpeza do microondas.

Depois que os 3 minutos passarem, aí você pode tirar o recipiente do microondas. Tenha muito cuidado para não se queimar. Em seguida, o procedimento de limpeza em si deve ser realizado. Para isso, vamos usar os utensílios restantes da lista que fizemos logo acima.

Vamos usar a esponja para limpar o microondas, esfregando-a para remover bem a sujeira. Tenha atenção a cada detalhe e não deixe que nenhuma superfície do eletrodoméstico escape. Lembre-se: é ali que você vai esquentar o seu alimento depois, então preze por uma tarefa muito bem-feita!

Para facilitar o processo de limpar microondas, uma dica bem simples, mas que é importante destacar: retire o prato giratório, para que ele possa ser limpo de forma completa, além de facilitar o acesso à parte interna inferior do aparelho.

Por fim, para concluir o procedimento e limpar o micro-ondas com qualidade, use o pano limpo ou o papel-toalha para secar todo o interior do eletrodoméstico. Passe no teto, nas laterais, na porta… Não deixe NENHUMA parte sem limpar, hein?

Gostou destas dicas para limpar microondas com mais eficiência e consumir alimentos livres de contaminações por sujeira? Encaminhe este artigo para alguém que possa fazer bom uso dele. Sempre tem alguém que precisa de um auxílio para facilitar a limpeza na cozinha ou precisa de um puxão de orelha para ter mais atenção a isso…

Ricardo de Almeida Ramos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *