Receita de Hambúrguer Caseiro Artesanal





Saiba aqui como fazer um ótimo hambúrguer caseiro artesanal.

Sem sombra de dúvidas, o hambúrger caiu muito bem no gostinho dos brasileiros. Mas também, vale a pena destacar que, cada vez mais buscamos por opções saudáveis de alimentação. O hambúrguer não poderia ficar de fora, não é mesmo?

Separamos, para você, uma sugestão que pode ser ideal nessa proposta de comida mais saudável, prática e, com certeza, muito saborosa: hambúrguer caseiro.




Decidimos compartilhar esta receita com você porque afinal, delícias como essa a gente prefere não guardar no caderninho de receitas. É melhor fazer e chamar os amigos para saborear.

Confira o passo a passo:


O que você vai precisar?

  • 400 g de um corte mais magro de carne, como patinho, filé mignon ou alcatra;
  • 100 g de gordura de outro corte bovino ou suíno, como a barriga;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • Tempero seco, como alho em pó, erva e cúrcuma.

Saiba como preparar o hambúrguer

Antes de iniciar o preparo, se lembre que a carne merece atenção especial.

  • Misture bem, com as pontas dos dedos, todos os ingredientes, num recipiente de espaço suficiente;
  • Molde com as mãos, em formato circular, a carne;
  • Leve à geladeira por cerca 30 minutos;
  • Atenção: esse procedimento de levá-lo à geladeira, antes de assar ou grelhar, serve para garantir que a carne não desmanche no fogo.

Também é importante lembrar que ele já tem gordura, por isso não é preciso exagerar no óleo na frigideira ou na assadeira.

Para quem prefere usar o forno, um fio de azeite é o suficiente.

Pronto! Agora é só degustar de uma carne de hambúrguer saudável e bem prática!

Confira agora algumas dicas bem especiais que podem ser diferenciais no momento de você degustar o hambúrguer. Confira logo abaixo:

  1. Usar gorduras brancas e rosadas, como as das carnes suínas, que são consideradas de melhor qualidade do que as amarelas.
  2. Experimentar temperar com sal e pimenta só no final, por cima do hambúrguer já montado. Esse procedimento ajuda a selar a carne e impedir que ela perca seus líquidos.
  3. Mais importante do que o hambúrguer em si, o que deixa o prato mais equilibrado são os acompanhamentos. Capriche nas saladas e prefira queijos como a burrata, mussarela de búfala e pães integrais.
  4. Maioneses e outros molhos engordurados também ajudam a deixar o prato mais pesado, uma alternativa econômica, saudável e saborosa é o molho de tomate.

Como saber o ponto ideial para minha carne de hambúrger?

Se quiser incrementar esse processo e se sentir bem chefe cozinheiro, para agradar o paladar dos convidados, sugerimos o uso de termômetro para deixar a carne ao ponto certo.

Veja quais são as temperaturas que podem deixar o hambúrguer no sabor ideal.

  • De 50 a 55 ºC: mal passado
  • De 55 a 59 ºC: ao ponto para mal
  • De 60 a 65 ºC: ao ponto
  • De 65 a 69 ºC: ao ponto para bem
  • De 70 a 100 ºC: bem passado

Além dos acompanhamentos e o ponto da carne, o pão é outro item essencial na montagem do seu hambúrguer.

E sabe qual é mesmo o segredo? Vamos te contar (rsrs)

O pão tipo "bola" é mais utilizado. O mercado oferece vários sabores, do mais gordinho ao integral. Mas, na verdade, o truque é passar um pouco de manteiga, passá-lo na chapa ou em outra panela (só não pode ser a que você fritou a carne) antes de começar o procedimento de montagem.

Ai, já viu! Chama os amigos, prepara a mesa e "caiam de boca"!!

Depois, é só aproveitar cada pedacinho do hambúrguer que você mesmo preparou, com seus ingredientes prediletos, ponto ideal, saudável como você merece e, lógico, no melhor preço: a cozinha de casa!

Bom apetite e, não esqueça, continue acompanhando nossas novidades aqui. Estamos sempre compartilhando o que há de melhor!

Mayara Barreto Arruda



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *