Confira aqui uma ótima receita de caldo verde para você esquentar o inverno.
O inverno já chegou em nosso país e parece que será intenso. Portanto, a alimentação deve, nesse caso, não só nutrir, mas esquentar mais do que o comum. Um prato de sopa, por exemplo, atrai pelo aroma, pelo aspecto e pelo calor a mais que produz. Para este período de frio intenso, uma boa indicação pode ajudar, além da sopa, que é o típico e tradicional prato de inverno: o Caldo Verde. Dois exemplos de receita de caldo verde vão aquecer as pessoas nesse inverno.
Trata-se de um prato simples, à base de batatas, sendo que o caldo verde consiste em uma refeição quase completa, que não enjoa se consumida com frequência e é a melhor alternativa de alimento, fácil, rápido, nutritivo e quentinho para o inverno. Entre as excelentes receitas de caldo verde, está a mais típica: Leva couve fatiada em pequenas tirinhas, necessita que se adicionem rodelas de linguiças; precisa de alho e mais uma pitadinha especial de muito capricho e zelo. Alguns gourmets profissionais indicam esta receita, que nutre e aquece nosso organismo por bastante tempo.
Outra receita:
O chamado Caldo de Missô, que contém pinhão e o tofu empanado em colher. Quais são os ingredientes?
São cinco colheres de sopa com azeite de oliva;
São três dentes de alho bem picados;
Uma cebola inteira e média, toda picada;
São oito batatas médias, totalmente descascadas e picadas;
São dois litros de água já quente;
São dois cubos de caldo dos legumes;
São duas linguiças de tipo paio inteiramente fatiadas;
São oito folhas de couve-manteiga fatiadas em tiras bastante finas;
Adicionar sal e um pouco de pimenta-do-reino a gosto, porém, sem exageros.
Outra receita muito apreciada é o Risoto de Abóbora Vegano, o qual é extremamente fácil de preparar e consiste em um dos pratos top de linha entre os vegetarianos.
Como se prepara?
Primeiro: utilizar uma panela e nela aquecer o azeite; também será necessário dourar toda a linguiça, de modo leve e, em seguida, reservar. Segundo: fazer refogar todo o alho picado e toda a cebola picada sobre o mesmo óleo utilizado para a linguiça.
Terceiro: será necessário adicionar as batatas cozinhas descascadas e picadas junto do caldo de legumes, cujos cubos já deverão estar devidamente diluídos em água. Depois disso, todos os elementos juntos na panela, é hora de deixar cozinhar.
Quarto: assim que for verificado que todo o caldo, com os elementos, estão macios, será o momento de se retira-los da panela e, por meio de um “Mixer” ou do clássico liquidificador, será necessário bater até que todo o seu conteúdo se torne um creme. Quinto: depois de batido no liquidificar, será necessário despejar tudo na panela, novamente. Agora, cozinhe em fogo bem baixo. Esse é o passo que se adiciona toda a linguiça e a couve picadas, fazendo misturar tudo muito bem, e deixar aquecer completamente.
Sexto: é o momento de adicionar e ajustar a medida dos temperos em sal e pimenta-do-reino a gosto e sem exageros. Sétimo passo: depois de esfriar por breve momento, é hora do ritual. Servir esse belo prato de caldo verde em baixelas mais fundas ou nas clássicas cumbucas, sendo adicionadas de um fio de azeite e de alguns pães frescos.
Esses e outros pratos, que são variações de Caldo Verde, são muito nutritivos e acolhedores para esse inverno, além de serem de fácil preparação, são esteticamente atraentes, exalam delicioso aroma e podem servir muitas pessoas, sendo preparados em grande quantidade, dado que não há ingredientes caros.
Paulo Henrique dos Santos
Deixe um comentário