Hortelã – Benefícios e Receitas





Conheça aqui mais sobre os benefícios da Hortelã.

É bem provável que você já tenha aproveitado os benefícios da hortelã de alguma forma. Pode ser com um chá quentinho, em alguma receita específica ou até para dar um toque especial na água com a qual você se hidrata no dia a dia. Hoje, vamos entender mais sobre essa erva, porque ela favorece a saúde e também vamos apresentar algumas ideias de receitas incríveis. Então, para saber mais, continue acompanhando o texto!

O que é a hortelã?

De modo geral, a hortelã é um tipo de erva que possui folhas aveludadas de forma sutil. Elas têm a cor verde e o formato delas é oval. A hortelã é uma planta que gosta muito de luz, ou seja, mantê-la em local com boa iluminação solar ajuda a fazê-la crescer bem. É importante também que ela seja regada constante.




Existem cerca de 20 variedades da hortelã. Aquelas que são mais comuns são conhecidas por meio dos seguintes nomes: uma delas é a Mentha Piperita, enquanto outra que também é bastante popular é a Mentha Spicata. Elas são conhecidas, respectivamente, como hortelã pimenta e hortelã de cheiro.

Características da hortelã

A composição da hortelã é extremamente benéfica para a saúde e o organismo do ser humano. Ela tem betacaroteno, vitamina C, potássio, cálcio e fibras. Ela também conta com o mentol e com o ácido salicílico.


A erva contribui diretamente para a saúde do estômago, sendo capaz de diminuir a acidez estomacal e, além disso, prevenir a formação de gases.

Há muitos outros aspectos relevantes e positivos sobre a hortelã. Alguns deles são os seguintes: a sua capacidade de acelerar o processo de cicatrização e a forma como a planta pode ser usada de expectorante e de calmante. Ela também é um ótimo antioxidante, com propriedades que vêm a partir do mentol, um fitonutriente que faz parte das folhas e dos caules.

Receitas que incluem a hortelã entre seus ingredientes

Nós selecionamos algumas receitas que são incríveis, deliciosas e, é claro, usam hortelã para deixá-las ainda melhores e mais saudáveis. Confira as descrições de algumas delas a seguir e, para ver as listas completas de ingredientes e os modos de preparo, é só clicar em cima dos nomes das receitas:

Salada de 10 grãos que inclui um frango — ao pesto de hortelã

Que tal uma saladinha que leva hortelã, é bem leve e também é uma excelente pedida para o almoço ou para o jantar. Ela rende um total de seis porções, com tempo de preparo de aproximadamente 1h30. Por ter, além da erva, muitos grãos saudáveis, a salada é rica em antioxidantes.

Espetinhos de fruta acompanhados de granita de hortelã

Se você quer uma receita para fugir da rotina, alguns espetinhos de fruta em conjunto com granita de hortelã são a escolha ideal! A receita rende em torno de quatro porções e, entre os seus ingredientes, estão muitas frutas saudáveis, como limão siciliano, ameixa, pêssego e grapefruit. Fica maravilhoso e, com certeza, vai impressionar todo mundo na reunião de amigos ou depois de um jantar com aquela pessoa especial.

Mint julep, também conhecido como mojito de uísque

Falando em boas ideias para um encontro, para quem aprecia um drink sofisticado, o clássico mint julep é insuperável. A bebida é excelente para dias de calor e leva, além da hortelã, uísque, gelo, açúcar e soda. Uma dica para deixá-la ainda melhor neste clima tropical, principalmente com a proximidade do verão daqui a pouco mais de um mês, é molhar as taças que você usará para servir a bebida e deixá-las por algumas horas no congelador, até que estejam muito bem geladas. Além de refrescar, ajuda a acentuar o sabor do mint julep.

Ricardo R.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *