Confira aqui ótimas receitas de panetone.
O Natal e Ano Novo têm pratos que já são tradição dessa época e que não podem faltar na ceia de milhares de pessoas, como a polêmica uva passa no arroz, maionese, farofa e também o panetone.
Normalmente, nessa época eles estão com os preços bastante salgados e é difícil encontrar algum realmente bom e barato. Mas, se você ama esse produto e não quer esperar passar as festa de final de ano para comprar mais barato, saiba que pode preparar seu próprio panetone.
No artigo de hoje vamos te ensinar a receita dessa deliciosa iguaria, além de sair uma opção mais em conta, também pode ser mais saudável e combinar com outras comidas para servir qualquer hora do dia. Confira!
História do panetone.
Apesar de ser amado e muito consumido pelos brasileiros, o panetone não foi criado no Brasil, e sim em Milão, na Itália, A sua origem ainda é desconhecida, mas todas as histórias ligadas a sua invenção apontam para esse local como o lugar de sua origem.
Uma das histórias mais conhecidas sobre o panetone aponta que ele foi criado por um padeiro chamado Toni, que trabalhava em uma padaria em Milão, entre 1452-1508, na época de Ludovico, o Mouro.
Segundo essa versão, Toni era apaixonado pela filha do seu chefe, então inventou a receita para impressionar o pai da moça. Os clientes começaram a pedir o “Pani de Toni”, que logo depois passou a se chamar “panattón”, e depois para o nome que conhecemos hoje.
Essa é apenas uma das versões sobre a origem desse alimento, qual é a real, ainda não se sabe, mas cada um pode escolher em qual acreditar. Agora, vamos apender a fazer o Pani de Toni?
Panetone com frutas cristalizadas
Ingredientes:
- 240 ml de leite morno;
- 2 ovos;
- 4 colheres de sopa de óleo vegetal;
- ½ colher de sopa de fermento biológico;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- ½ colher de chá sal;
- 4 copos de farinha de trigo;
- 40 gotas de essência de panetone;
- ½ xícara de uvas passas sem sementes, ameixas seca picada, damasco picado.
- ½ xícara de frutas cristalizadas;
- Manteiga derretida para pincelar.
Modo de preparo:
Antes de iniciar a receita pré-aqueça o forno em 180 graus.
Misture o fermento, 3 colheres de sopa de farinha de trigo e o leite. Faça isso até o fermento ficar totalmente dissolvido, depois junte o óleo, o sal, açúcar, ovos, a essência e o resto da farinha de trigo, sove bem.
Em seguida, deixe a massa crescer até dobrar seu tamanho, após isso, coloque as frutas secas e cristalizadas, misture e passe a receita para uma forma de panetone, deixe descansando por aproximadamente 40-60 minutos.
Para finalizar, corte um X em cima do panetone e pincele com manteiga derretida, então, é só levar para assar em forno médio. Quando ficar bem dourado, veja se já assado, retire do forno e decore como desejar.
Você pode fazer uma bela decoração e até mesmo presentear com alguém com essa iguaria deliciosa.
Para aqueles que não gostam de frutas secas e cristalizadas, pode fazer receitas sem elas, veja uma sugestão logo abaixo.
Panetone recheado com doce de leite
Ingredientes:
- 3 xícaras de chá de leite morno;
- 200g de margarina;
- 1 kl de farinha de trigo;
- 1 envelope de fermento biológico;
- 1 xícara de chá de açúcar;
- 4 ovos ligeiramente batidos;
- 2 gemas ligeiramente batidas;
- Raspa de uma laranja;
- 1 pitada de noz-moscada ralada;
- 2 gemas (recheio);
- 2 xícaras de chá de damasco (opcional);
- 200g de nozes picadinhas (recheio);
- 3 latas de doce de leite (recheio).
Modo de preparo
Em uma tigela dissolva o fermento com leite, açúcar e a farinha de trigo, logo após, misture os outros ingredientes da massa e sove bem, cubra com um pano e deixe descansar para dobrar o volume.
Recheio
Misture os ingredientes do recheio em uma tigela e reserve, depois vá montando a massa como um rocambole e colocando o recheio entre as camadas. Coloque em uma forma untada e deixe descansar até dobrar de tamanho.
Faça um corte em X ou cruz na parte superior do panetone, leve ao forno médio pré-aquecido, asse até ficar dourado.
Você pode combinar o panetone com os seguintes alimentos:
- Para a sobremesa ele ficará muito bem servido com sorvete e calda.
- Para montar a lancheira das crianças você pode combiná-lo com frutas e suco natural.
- No café da manhã ele cai bem com um café fresquinho, e chá para o final da tarde.
- Na ceia, só colocá-lo junto à mesa de frutas e cada integrante come como desejar.
Bom apetite!

Por Nara Sampaio