Receita de Sorvete Caseiro de Maracujá – Como Fazer



Saiba aqui como fazer um delicioso sorvete caseiro de Maracujá.

É verão. E o que combina mais com o calor dessa estação e com as altas temperaturas do que um sorvete? Com certeza, nada melhor do que uma receitinha deliciosa, refrescante e cremosa para deixar tudo ainda melhor. Então, se liga no passo a passo no modo de preparo de um sorvete de maracujá que rende um total de oito porções.

Os ingredientes

Para o creme do sorvete, é necessário separar 3 xícaras de chá (600 ml) de leite, ¼ xícara de chá (40 gramas) de açúcar refinado, 3 gemas de ovo, 4 colheres de sopa (32 gramas) de amido de milho e 100 ml de creme de leite.



Já para a calda de maracujá do sorvete prepare 150 ml de suco batido e coado da fruta natural, 250 ml de suco ainda com as sementes e 1 xícara de chá (160 gramas) de açúcar refinado.

Se for do seu gosto, é possível preparar também um merengue italiano. Os ingredientes são: ½ xícara de chá (100 ml) de água, 1 xícara e meia de chá (285 gramas) de açúcar granulado e 3 claras de ovo.



Como preparar?

Primeiramente, faça a calda. Pegue todos os ingredientes citados para essa finalidade e, em uma panela, leve-os para o fogo baixo. É necessário mexer de vez em quando até que a consistência da mesma atinja um ponto mais grosso. Uma vez que ela esteja pronto, reserve-a e parta para o próximo passo.

É hora de fazer o merengue. Em uma batedeira, bata as claras até que atinja o ponto de neve. Deixe de lado e coloque em uma panela a água e o açúcar granulado. Leve ao fogo e mexa até que tudo se dissolva totalmente. Após, sem mexer, cozinhe a mistura a 115 graus até que ela obtenha uma calda que esteja em ponto de bala mole. Com a batedeira ligada, basta despejar essa calda em fio, batendo até que ela esfrie totalmente.

Leia também:  Receita de Sorbet de Morango

Agora é preciso partir para a etapa do creme. Pegue uma panela e junte o açúcar refinado e o leite. Em fogo médio, leve a mistura até que ela ferva. Misture o amido e as gemas em uma tigela, acrescentando aos poucos a metade do leite que foi fervido. É importante mexer constantemente para não formar pelotas. Coloque essa mistura novamente na panela com a outra metade do leite e leve para o fogo até que a consistência engrosse. Feito isso, tire do fogo e acrescente a quantidade solicitada de creme de leite. Sobre o creme que irá se formar, coloque um filme de plástico para que não surja uma película sobre o mesmo. Leve para a geladeira para o esfriamento.

Uma vez frio, basta acrescentar ao creme a calda de maracujá que ficou reservada. Misture tudo para que fique homogêneo.A última etapa é acrescentar também o merengue que foi reservado. Misture bem e coloque tudo em um pote com uma tampa. É necessário levar tudo para o freezer por um tempo mínimo de oito horas.

Pronto! Agora é só servir para toda a família essa delícia.

Benefícios do maracujá

É impossível falar de uma receita deliciosa como essa sem citar os diversos benefícios do maracujá. Além de ser sempre lembrado como um calmante natural, seu quadro nutricional é muito grande, turbinando o sistema imunológico e controlando a pressão arterial. A polpa da fruta é rica nas vitaminas B e C, que são as principais responsáveis na manutenção da saúde emocional e mental. E de acordo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em estudo feito com a casca da fruta, essa é ótima para o emagrecimento, no combate do mau colesterol e para evitar picos de insulina, que são extremamente perigosos para pessoas diabéticas.

Leia também:  Torta de sorvete

Não bastasse isso, as sementes também possuem um óleo excelente, com uma boa quantidade centrada de ácidos graxos. Esse é apropriado tanto para a utilização na cozinha como nos cosméticos, já que tem ação antioxidante e emoliente. As folhas também oferecem benefícios com ação tranquilizante. Por isso, use e abuse da fruta. Todavia, vale lembrar que o seu consumo em excesso é contraindicado para pessoas que tenham pressão baixa, exatamente pela ação sedativa do mesmo. Assim, a pressão pode cair mais ainda.

Kellen Kunz

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *