Coronavírus – Cuidados com Compras e Entregas



Entenda quais são os cuidados que é preciso ter ao comprar alimentos ou recebê-los em casa.

O mundo está passando por uma pandemia, devido ao surto de Coronavírus que começou em Janeiro de 2020 na China e rapidamente se espalhou pelo restante do globo.

Na Europa, há cerca de 3 semanas, o Coronavírus fechou as portas de muitos comércios e escolas. Muitos eventos foram cancelados e voos suspensos.



A Itália é o segundo mais com o maior número de infecções, depois da China. O país já fechou a registrar mais de 800 mortes em um dia e os números de pessoas infectadas com o Coronavírus ainda estão subindo a todo momento.

A recomendação é para seguir as orientações do Ministério da Saúde, como higienizar as mãos, utilizar álcool em gel e evitar locais com aglomerações de pessoas. A higienização adequada vale também para os alimentos.



Muitas pessoas estão se planejando para passar mais tempo dentro de casa, mas é importante lembrar que, mesmo diante de tudo que está acontecendo, é necessário manter a calma e lembrar que há necessidade e não é viável tentar estocar comida por muitos meses.

Até mesmo em países da Europa, os mercados para a compra de alimentos estão abertos. Em lugares como Itália, França e Espanha só é possível sair de casa para ir ao mercado.

No entanto, quais são os cuidados que é necessário ter ao comprar os seus alimentos? A seguir, você entenderá mais sobre o assunto e saberá como proceder ao realizar suas compras.

Qual é a relação entre os alimentos e o Coronavírus

A DGS esclareceu que não há relação entre os alimentos e o Coronavírus, e que não há comprovações de transmissões a partir deles. Esta é uma das maiores dúvidas da população neste momento.

Leia também:  Veja como fazer um excelente cafezinho como o da campeã brasileira de baristas

No entanto, é necessário e indicado evitar idas excessivas ao supermercado e investir em uma compra com mais planejamento. Em países da Europa, foi adotada como medida de segurança o afastamento de, pelo menos, 1 metro entre os consumidores na fila do caixa.

Animais transmitem o vírus

O vírus CODVID-19 é altamente transmissível e pode infectar humanos e animais. Para os humanos, provoca infecções respiratórias que podem levar a complicações graves, principalmente para quem já tem problemas de saúde ou em idosos.

A infecção do vírus começou em animais, na China, e ainda não se sabe ao certo é possível pegar a doença por meio da comida. Animais domésticos, como gatos e cachorros, não podem transmitir o vírus.

No entanto, é necessário ter cuidado ao manusear carne crua. Procurar manter boas práticas de higienização, como lavar bem e cozinhar, devem ser realizadas para se proteger.

Ir pessoalmente ou fazer comprar online?

Já existem muitos aplicativos de Delivery em São Paulo, como o Supermercado Now. Portanto, se você vive em uma região que te dá a possibilidade de realizar compras online e você pode pagar um pouco a mais por isso, faça isso, já que a recomendação é evitar aglomerações e os supermercados podem ser grandes fontes de contaminação do vírus.

Ao receber os produtos do supermercado ou do Delivery, utilize luvas para desinfectá-los antes de levá-los a dispensa, junto aos outros alimentos. É importante também manter a limpeza e organização da cozinha.

Lave as mãos

Incluía essa prática no seu dia a dia, principalmente após manusear alimentos vindos da rua. A transmissão é feita quando uma pessoa que carrega o vírus, espirra. Com as mãos infectadas, ela pode entrar em contato com objetos e alimentos facilmente, por isso é importante se prevenir.

Leia também:  Aprenda a fazer Ovos de Páscoa em casa

Caso você desconfie que está com o vírus, a recomendação é que permaneça em casa. No entanto, nos primeiros dias, ele pode ser assintomático, fazendo com que muita gente circule por aí transmitindo o vírus sem nem ao menos saber.

Por isso, durante as compras no supermercado, tenha com você o álcool em gel. Caso você precise tocar o rosto ou encostar em alguém e não for possível lavar as mãos no momento, utilize o álcool em gel.

Por Andressa Lara Anjos

Cuidados com compras

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *