Como fazer deliciosos panetones para o Natal?



Com as festividades do fim de ano se aproximando, uma das primeiras coisas que nos vem à cabeça é a comida natalina. Dentre a rabanada, o arroz com (ou sem) passas, o peru e aquele pavê delicioso que só aquela tia sabe fazer, o panetone, companheiro que não aparece em nossas mesas apenas na ceia de natal, definitivamente é um queridinho da família brasileira. Pensando nisso, reunimos neste post algumas receitas deliciosas de panetones que vão surpreender você e sua família.

ORIGEM DO PANETONE

Tradição natalina entre vários países sul-americanos como a Argentina, Peru, Uruguai e, é claro, o Brasil, a ascendência do panetone é italiana. Ainda que não se possa auferir a ele um(a) criador(a) específico, sabe-se que sua origem é de Milão, noroeste da Itália, e que consistia basicamente em ser um pão doce.



Com o passar do tempo, e dos lugares por onde foi se expandindo a cultura de se consumir panetone, sobretudo no contexto em que houve a migração italiana a diversas partes do mundo, especialmente às Américas, o panetone que estamos acostumados a encontrar aos montes nesta época do ano em mercados, além dos ingredientes tradicionais, trazem em sua composição grandes quantidades de aromatizantes, conservantes e aditivos químicos.

Desta forma, que tal considerar o consumo desta iguaria de forma artesanal e mais saudável? Sabendo exatamente o que se está consumindo e, é claro, no final do processo podendo se deliciar com um incrível panetone ou chocotone, seja qual o for o seu preferido.



Ah, e como é sempre bom unir o útil ao agradável, quem sabe você não cria uma rede de vendas de panetones em seu bairro, alegra o coração (e o estômago) de seus amigos e vizinhos e, ainda por cima, começa o próximo ano com o saldo positivo?!

Leia também:  Polenta Cremosa com Gorgonzola - Receita para o Inverno

Diante da crise econômica pela qual estamos passando, uma graninha extra é sempre bem-vinda, não é mesmo? Então, chega mais para conferir essas receitas e escolher qual delas mais te agrada.

PANETONE E CHOCOTONE TRADICIONAL

Seja ele com frutas cristalizadas ou com gotas de chocolate, pode ter certeza que essas receitas da @dikadanaka vão cair super bem pra você que não abre mão do sabor tradicional daquele panetone/chocotone do café da tarde. Além disto, na receita do blog da Andréa ainda há dicas importantes sobre como você pode calcular o valor de venda dos mesmos. Completo, não?

SORVETONE

Se o panetone sozinho já uma delícia, já pensou em ver ele acompanhado, ou melhor: recheado com sorvete? Como vivemos em um país tropical que não é frio e cheio de neve no natal, algo refrescante é indispensável e muito bem-vindo. O melhor de tudo desta receita do tastemade é que você pode soltar a sua criatividade e fazer as combinações de panetones/chocotones e sorvetes que mais lhe agradam.

CHOCOTONE VEGANO RECHEADO COM BRIGADEIRO

Pra quem já superou as simples frutas cristalizadas ou até mesmo as gotinhas de chocolate e está em busca de um receita de panetone recheado, muito suculento e chocolatudo, e também opta por uma receita sem ingredientes de origem animal, esta receita da Mussinha é uma ótima escolha! Quem acompanha o trabalho da Carol (@mussinha_carol), sabe que ela é referência no mundo dos doces veganos, imagina só então o sucesso que esse chocotone não vai fazer na sua casa. Além disso, no canal dela você também poderá encontrar outras opções veganas de panetone, sejam elas recheadas ou não, sem glúten e também seus “nozinhos” de panetone.

Leia também:  Receita de Pão de Queijo Caseiro

PANETONE DE LIQUIDIFICADOR

A chef Susan Martha (@amorpelacomida) ousou e compartilhou essa simplicidade de receita, especial para quem está doida(o) para comer um delicioso panetone caseiro e não tem muito tempo disponível para fazê-lo. Importante ressaltar que essa receita ainda é sem glúten e sem lactose, ou seja, é de quebra, acessível às pessoas celíacas e/ou intolerantes e alérgicas à lactose e ao glúten.

E aí, gostou dessas receitas? Por qual delas você se interessou mais? Eu já estou correndo indo preparar a minha…

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *