Como transformar a cozinha de casa em um novo negócio?



Diante do alto índice de desemprego que apresenta o nosso país, fato que muito foi agravado pela pandemia do novo coronavírus, várias pessoas encontram-se em situação financeira bem difícil. Mas embora algumas pessoas olhem para essa realidade com desalento, para outros essa crise serviu de estímulo para buscar outros meios de conseguir o seu sustento e de sua família.

Buscando alternativas para uma nova geração de renda, algumas pessoas viram na cozinha a solução para resolver o problema. Pensar em algo que você faz muito bem na cozinha, e por isso recebe elogios, pode se transformar em um bom negócio.



Mas como fazer para que esse empreendimento possa dar certo e realmente se tornar uma fonte de renda? Pode dar certo mesmo essa ideia? A resposta é sim. O setor de alimentos é sempre o que menos sofre diante das crises, pois em qualquer situação todos precisam continuar se alimentando. Durante a pandemia, por exemplo, a comida entregue nas residências (delivery) teve um grande crescimento. Para que o novo negócio possa dar certo, é importante observar alguns pontos. Veja a seguir algumas dicas:

  • Para começar, você deve procurar fazer o que realmente gosta e faz melhor na cozinha. Pode ser doce, salgado, comida, não importa. O que vai fazer mesmo a diferença é fazer bem.
  • Depois é bom que você faça um bom planejamento e pense: o que vai precisar (equipamentos, materiais para produção)? pra quem espera vender? com quem vai contar para auxiliá-lo? de que forma fará as entregas? quais formas de pagamento que irá aceitar? etc.
  • Fazer uma boa divulgação também é muito importante. Para que possa vender bastante, é necessário que as pessoas conheçam seu produto. Invista nas redes sociais para divulgar ou promova uma degustação. Enfim, faça com que um grande número de pessoas possa conhecer o que você vende. Utilize como forma de divulgação o WhatsApp, Facebook todos os meios são válidos. Uma boa propaganda ainda é a alma do negócio.
  • Descobrir onde estão seus concorrentes, pesquisar sobre os preços praticados por eles e a forma de trabalhar deles pode ajudar você a se orientar na forma que deve conduzir o seu negócio.
  • Faça uma planilha e nela coloque todos os gastos – incluindo gás, luz, água. Coloque na planilha os custos com toda a matéria prima que vai precisar para poder fazer a comida, bolo ou qualquer outro alimento que você tenha escolhido produzir. É indispensável calcular todos os gastos para saber se o valor que você está pedindo pelo produto está de fato proporcionando lucro. Não esqueça de incluir a mão de obra, mesmo que seja a sua. Afinal, seu tempo também tem valor e é necessário incluí-lo na planilha e levar em conta na hora de precificar o que faz para vender.
  • De forma alguma misture seus gastos pessoais com os do seu negócio. Seja bastante rigoroso nesse aspecto, para que possa avaliar de forma clara o quanto está tendo de retorno no seu empreendimento.
  • É importante procurar atender os clientes de forma que os leve a continuar comprando com você. Optar sempre por bons produtos na hora de comprar os itens que utilizará em suas receitas faz toda diferença no resultado final. Pagar um pouco mais nesse caso é investimento.
  • Pense também sobre para que público você espera vender e a melhor forma de conquista-lo.
  • Faça o possível para manter o seu negócio bem organizado. Em todos os aspectos, a organização é fundamental. Mantenha o ambiente sempre muito limpo e arrumado. Nunca esqueça que quando se trata de alimentos, a higiene é algo que deve ser levado a sério.
Leia também:  Como Cuidar e Conservar suas Panelas

Após seguir todas essas dicas, certamente seu negócio tem tudo para dar certo e você vai ter na cozinha de sua casa sua melhor fonte de renda. Ah, e para finalizar uma última dica: evite também atrasos na hora da entrega, procurando atender sempre as encomendas dentro do prazo estabelecido, pois isso é importante para conquistar o cliente e ele peça novamente em outra ocasião.



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *