Aqui vai uma receita rápida, fácil, saborosa e que gera 250 calorias por porção. Não pense que é muito, por porção estou falando de uma refeição (almoço, jantar) que deixará qualquer mortal satisfeito.

Deixe um quilo de bacalhau salgado na água por 48 horas, para dessalgar bem, trocando a água pelo menos 3 vezes ao dia. Na última troca substitua a água por leite e deixe assim por umas oito horas.

Transfira o bacalhau com leite para uma panela e deixe cozinhar por 15 minutos, escorra o leite e reserve.  Em uma panela grande, frite num filete de azeite de oliva, dois dentes de alho, cinco tomates sem pele, 100 gramas de azeitona e manjericão a gosto.

Cozinhe tudo junto do bacalhau por uns 10 minutos e sirva. 

Por Teresa Cecília Almeida


Deixou pra comprar o Bacalhau na última hora? Como dessagá-lo em menos de um dia? 

Basta cortá-lo em pedaços e deixar o bacalhau embaixo de uma torneira com um fio de água escorrendo sobre os pedaços. Esta é uma forma rápida para desalgar seu bacalhau e, dependendo do tamanho da posta pode demorar até 12 horas, no máximo.

Caso não tenha 12 horas para fazer o dessalgue, você pode fervê-lo com bastante água. Quando começar a ferver, adicione 2 colheres de sopa de sal e escorra. Escalde com água fria e retorne ao fogo para dar nova fervura, agora  sem sal. Escorra e verifique a quantidade de sal no bacalhau, caso necessário, faça mais fervuras com água sem sal.

Obs: Cuidado para não cozinhar o bacalhau, dê apenas uma leve fervura.

Caso o bacalhau ainda esteja salgado, cubra-o com leite quente e deixe-o imerso por 30 minutos.  


O grande segredo para preparar um delicioso Bacalhau está no seu dessalgue de maneira correta.

O Bacalhau é seco e salgado e, se for corretamente dessalgado e hidratado, ele pode ganhar até 20% de peso.

Corte o bacalhau em postas, coloque-o dentro de um vasilhame e deixe-o embaixo de uma torneira ligada por uns 10 minutos.  Guarde o bacalhau submerso em água na geladeira, pois a água gelada garante o sabor do bacalhau, não deixa cheiro forte e evita que ele se desfaça.  Troque a água de três a quatro vezes por dia.

Obs: O bacalhau deve ser  colocado para dessalgar com pele e já cortado.

O tempo do dessalgue depende da espessura das postas do bacalhau:

  • Postas Normais: 24 horas
  • Postas Grossas: 40 horas
  • Postas Muito Grossas: 48 horas
  • Bacalhau desfiado: 6 horas




CONTINUE NAVEGANDO: