Confira aqui algumas dicas de sobremesas para você fazer no Natal.

O Natal está chegando e se tem uma coisa que não pode faltar na mesa é a sobremesa. A internet está cheia de receitas incríveis para quem ainda precisa decidir o que servir para os amigos e familiares. Entre tantas opções, há quem prefira sempre as tradicionais. Aquela receitinha que está na família há gerações e sempre faz o maior sucesso entre adultos e crianças. Para quem gosta de inovar, dá para apostar e uma receita nova ou simplesmente substituir os ingredientes tradicionais por outros. Vale criar, reinventar e adaptar, só não vale ficar sem a sobremesa natalina. Confira agora algumas dicas de sobremesas que vão fazer a alegria da sua noite de Natal.

Torta Holandesa

A torta holandesa compõe o time das sobremesas tradicionais. Ela é uma opção de sobremesa deliciosa, não é difícil de preparar e o custo não é muito alto. Há muitas formas de preparo, mas os ingredientes são praticamente os mesmos. Suas três camadas formam uma combinação perfeita e dá para montar em um refratário para tortas, servir em taças ou potinhos individuais.

Ingredientes:

  • 100g de manteiga derretida( de preferência sem sal)
  • 200g de biscoito maisena
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de creme de leite
  • meia colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de gelatina sem sabor
  • 2 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 6 colheres de sopa de chocolate em pó

Passo a Passo

1) Massa

Passe o biscoito maisena no processador até formar uma farofa fina. Em seguida, junte a manteiga e misture até ficar homogêneo. Preaqueça o forno a 180°C e asse a mistura por aproximadamente 15 minutos ou até dourar e adquirir crocância, utilizando uma forma de sua preferência. Leve para a geladeira até que esfrie.

2) Creme

Hidrate a gelatina com as 2 colheres de sopa, conforme as instruções do fabricante. Em um recipiente, adicione 1 lata de creme de leite, o leite condensado, a gelatina já hidratada e a baunilha e misture. Acomode o creme sobre a massa e retorne à geladeira até o creme ficar firme.

3) Falsa Ganache

Em uma panela, leve ao fogo o chocolate em pó, o creme de leite e o açúcar, misturando de maneira contínua até que fique cremoso e diminua o volume pela metade. Após desligar o fogo, continue mexendo por mais três minutos. Depois de frio, coloque por cima do creme e leve à geladeira novamente.

Dica: Você pode montar em taças ou potinhos de acrílico e decorar conforme sua preferência.

Pudim de Panetone

O pudim de pão já é um conhecido dos brasileiros e ajuda a evitar o desperdício das sobras de pães, mas o pudim de panetone é uma novidade deliciosa. Confira como preparar essa delícia gelada para o Natal.

Ingredientes:

  • 500g de panetone
  • 200ml de leite
  • 200ml de creme de leite
  • 2 ovos
  • meia lata de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de açúcar misturada com 1 colher de chá de canela em pó
  • 50ml de vinho do porto

Passo a Passo

1) Corte o panetone em cubos, acomode em um refratário já untado e reserve

2 Em uma tijela, misture o leite condensado, os ovos, o leite, o creme de leite e o vinho. Bata a mistura com ajuda de um fouet até que todos os ingredientes estejam bem misturados e despeje a mistura sobre o panetone no refratário, cobrindo bem os cubos de panetone para que não queimem. Em seguida, polvilhe o açúcar misturado com a canela e leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 35 minutos ou até que balance a forma e o líquido esteja firme.

3) Leva à geladeira por 2 horas e sirva.

Frutas com Chantilly

As frutas nunca são dispensadas da mesa de Natal. Além de naturalmente belas, elas ficam perfeitas com qualquer combinação. A receita a seguir é rápida, leve e gostosa. Confira!

Ingredientes

  • 20 Morangos e 5 kiwis picados
  • Folhinhas de hortelã
  • 10 colheres (sopa) de chantilly

Passo a Passo

Coloque as frutas picadas em copinhos, cubra com um pouco de chantilly e pronto! É só servir.

Kátia Elaini Pereira da Silva


Receita simples e prática de como fazer brigadeiro.

É muito raro encontrar uma pessoa que não goste de brigadeiro, aquela bolinha sabor chocolate que agrada desse as crianças até os adultos. Se você é um apaixonado por chocolates e bateu aquela vontade grande de fazer aquele delicioso brigadeiro, mas não sabe por onde começar achando que é muito complicado, agora você não precisa mais ficar com vontade. Siga o nosso passo a passo e em poucos minutos você terá essa delícia pronta. Então vamos lá.

Para começar vamos aos ingredientes. Você vai precisar de chocolate em pó, ou achocolatado, uma lata ou caixa de leite condensado e manteiga ou margarina.

Com os ingredientes à mão, coloque em uma panela (é importante que ela não seja muito fina, pois assim poderá correr o risco de queimar o brigadeiro) uma colher de manteiga e leve ao fogo, aguarde que ela se dissolva e acrescente 4 colheres de chocolate em pó ou achocolatado e em seguida o leite condensado.

Mexa sem parar e assim que a mistura levantar fervura abaixe o fogo, sem deixar de mexer.

Para saber o ponto correto, que é aquele em que a guloseima fica macia, mas é possível enrolar, fique atento. O ponto ideal é quando após a fervura, a mistura já bem encorpada se desgruda facilmente do fundo da panela.

Desse modo, passe a colher no fundo da panela, se for possível ver o seu fundo, este é o ponto ideal.

Então, se você conseguiu visualizar o fundo da panela, desligue o fogo e está pronto.

Para que seu brigadeiro fique ainda mais gostoso, com o fogo desligado continue mexendo o doce até que ele esfrie assim ele vai ficar mais cremoso e brilhante.

Espere que ele esfrie totalmente e se desejar pode enrolá-lo. Para enrolar espalhe um pouco de manteiga nas mãos e faça bolinhas e em seguida passe no chocolate granulado.

Como podemos ver o brigadeiro é um doce delicioso que gasta poucos ingredientes e pouco tempo para fazê-lo e pode ser usado em várias sobremesas.

O brigadeiro pode ser utilizado como recheio para bolos, podendo ser acrescentados a ele frutas como morangos e pêssegos, que deixam qualquer bolo ainda mais gostoso.

Caso não queira ter o trabalho de abrir um bolo é possível cobrir um bolo simples de chocolate ou outro saber com o brigadeiro e cobri-lo com granulados ou aquelas balinhas coloridas de chocolate.

Como recheio de bolinhos doces também é uma ótima ideia. Pode ser até mesmo aqueles bolinhos de chuva que são muito rápidos de fazer.

Outra opção é usá-lo como recheio de bolachas doces… uma delícia.

Em festas o brigadeiro pode ser servido em copinhos com colherezinhas. Caso você queria usá-lo assim, no seu cozimento deixe o doce um pouco mais cremoso, mais molinho. Ou pode ser servido da forma tradicional, enrolado no granulado de chocolate. Na verdade existe uma grande variedade de granulados que deixam os docinhos ainda mais apetitosos.

Enfim, o brigadeiro é um doce que cai bem em qualquer hora e em qualquer ocasião. Para ser saboreado sozinho, em boas companhias, em dias quentes e frios. Há quem diga que um bom brigadeiro cure até a tristeza de um coração partido.

Enfim, agora na hora que bater aquela vontade de comer um chocolate não perca mais tempo, junte os ingredientes e faça esse doce que delicioso e muito fácil de fazer.

É importante lembrar que como nem tudo é perfeito o brigadeiro possui muitas calorias, assim não é recomendado exagerar.

A recomendação é de que você faça o doce e coloque em um pote com tampa e mantenha na geladeira. Assim sempre que bater aquela vontade de um chocolate você pode comer com uma colher.

Por Sirlene Montes

Brigadeiro


O bolo de banana por si só é muito delicioso. Imagina então se juntarmos o tão saboroso doce de leite? Pois é, fica uma delícia!

Para você que deseja provar esta iguaria, selecionamos uma prática e econômica receita de bolo com massa à base de banana, servido com doce de leite, ideal para o café da tarde ou ceia noturna.

Idealizada pela blogueira Isabella Maiolino, esta receita é baseada na receita original criada pela renomada confeiteira Pati Paiva.

O custo total desta receita é de aproximadamente R$ 2,00. O bolinho original vendido nas confeitarias chega a R$ 15,00 cada.

Aprenda a fazer!

Ingredientes:

– 1 xícara de açúcar mascavo;

– 1 ½  xícara de farinha de trigo integral;

– 4 bananas nanicas maduras;

– ½ xícara de manteiga ;

– 1 colher (chá) de bicarbonato;

– 1 colher (sobremesa) de fermento em pó;

– 1 ovo;

·- Doce de leite argentino ou similar (utilizado para servir junto com o bolo de banana quente);

– Forminhas para cupcake.

Modo de Preparo:

– Primeiramente amasse as 4 bananas juntamente com o açúcar.

– Coloque as bananas amassadas na batedeira e acrescente os ovos, a manteiga, o bicarbonato, o fermento e a farinha integral.

– Unte as forminhas para cupcake e coloque um pouco da massa. O ideal é passar um pouco da metade da forminha, para que não corra o risco de transbordar.

– Leve ao forno pré-aquecido, em 180°. Deixe assar por 40 minutos, em média.

– Sirva o bolo quente, acompanhado de doce de leite.

Por Tatiane Andrade


Alfajor é um doce ibero-americano, com nome de origem árabe, que conquistou o mundo.

Originalmente os Alfajors eram compostos de duas ou três bolachas de amêndoas, recheados de doce de leite. Mas hoje em dia a sobremesa possui diversos sabores de recheios e bolachas.

O Alfajor pode ser encontrado em duas versões, salpicado com açúcar de confeiteiro e coberto de chocolate derretido.

Receita de Alfajor

Ingredientes:

Bolacha:

  • 100 gramas de margarina;
  • 100 gramas de açúcar;
  • 200 gramas de farinha de trigo;
  • 200 gramas de amido de milho;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres de fermento.

Recheio:

  • 2 litros de leite;
  • 1 kg de açúcar;

Cobertura:

  • 300 gramas de chocolate ao leite picado.

Modo de fazer:

– Bolacha:

1º Passo – Bata na batedeira por 5 minutos a margarina, os ovos e o açúcar. Reserve.

2º Passo – Em outro refratário misture a farinha de trigo, o fermento e o amido de milho.

3º Passo – No refratário de ingredientes secos, disponha-os de forma que no centro do refratário se forme um espaço vazio.

4º Passo – Coloque os ingredientes molhados no centro do refratário de ingredientes secos.

5º Passo – Misture todos os ingredientes, até se formar uma massa consistente.

6º Passo – Abra a massa com um rolo, deixando-a com uma espessura de 1/2cm.

7º Passo – Com um cortador redondo, corte as bolachas.

8º Passo – Leve ao forno, pré-aquecido a 180º, por 15 minutos.

9º Passo – Depois de assadas retire as bolachas do forno e reserve.

Recheio:

1º Passo – Coloque o leite em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo. Deixe ferver até que o líquido reduza pela metade.

2º Passo – Coloque o açúcar e mexa sem parar.

3º Passo – Quando começar a engrossar mexa vigorosamente, sempre na mesma direção.

4º Passo – Quando atingir o ponto (como a consistência de um creme) desligue o fogo e reserve o doce de leite.

Cobertura:

Coloque o chocolate ao leite picado em uma vasilha em Banho Maria por 20 minutos até derreter por inteiro ou leve o chocolate picado ao micro-ondas por 1 minuto até derreter por inteiro.

Montagem:

1º Passo – Divida as bolachas em dois grupos.

2º Passo – Cubra o primeiro grupo de bolachas com doce de leite.

3º Passo – Coloque o segundo grupo de bolachas em cima do primeiro grupo, como se fossem bolachas recheadas.

4º Passo – Com a ajuda de um garfo mergulhe as bolachas recheadas no chocolate derretido, deixe esfriar e sirva.

Dica: Para dar um toque pessoal ao seu Alfajor incremente o seu recheio com coco e amêndoas.

Por Aline de Oliveira





CONTINUE NAVEGANDO: