Aprenda receitas deliciosas para a festa de Natal.

A rabanada é uma receita tradicional da Ceia de Natal. Muitas pessoas esperam essa época do ano para finalmente experimentar esse prato que é muito famoso por ter um sabor marcante. É bem comum surgir diferentes receitas a cada ano que passa. Pois normalmente as pessoas querem inovar e tornar a rabanada cada vez mais perfeita. Pensando nisso, eu vou mostrar algumas das receitas de rabanada mais gostosas e pedidas por muitas pessoas. Então veja a passo essas receitas e o passo a passo de cada uma delas.

Rabanada recheada com doce de leite

A rabanada recheada de doce de leite é muito famosa. E muitas pessoas buscam por essa receita ou até compram para ter em sua ceia natalina. Então segue a receita.

Ingredientes Marinada

– 100 ml de vinho do Porto

– 5,2 L de leite

– 3 colheres de sobremesa de essência de baunilha

Mistura de açúcar

– 2 colheres de sopa de canela em pó

– ½ de açúcar

Modo de preparo da Marinada

Misture todos os ingredientes.

Modo de preparo do açúcar

Misture todos os ingredientes.

Veja o modo de preparo da rabanada

– Corte o pão com 3 cm de largura ou com menos 8 cm de comprimento

– Banhe ele na vasilha de leite até que fique encharcado

– Esprema o pão até que se retire o excesso de leite

– Passe no ovo

– Salteie ele na frigideira até que fique dourado

– Faça do outro lado o processo acima para que os dois lados fiquem iguais

– Retire da frigideira e passe na mistura de açúcar com canela

– Por último coloque o doce de leite de forma individual na rabanada e uma bola de sorvete de creme

Rabanada tradicional

A rabanada tradicional também é muito desejada por muitas pessoas. E mesmo sendo uma receita tão simples, ela agrada pelo sabor inconfundível. Segue a receita.

Ingredientes

– 1 lata de leite condensado

– 4 pães franceses ou uma baguete de pão francês

– 2 xícaras de leite

– Canela a gosto

– 3 ovos batidos

– Óleo de girassol para fritar

– 1 pitada de canela

Modo de preparo

– Corte os pães em fatias médias

– Misture o leite de vaca e o leite condensado em um refratário, depois mergulhe as fatias de pão até que fiquem encharcadas por completo

– Bata os ovos e depois coloque em um refratário e misture com a pitada de canela

– Frite as fatias em óleo quente e tire o excesso de óleo com papel toalha

– Coloque a mistura de açúcar e canela em um refratário e passe as rabanadas fritas

– Sirva de acordo com gelada ou quente

Receita de rabanada light

Essa receita é indicada para quem não pode consumir muito açúcar ou está de dieta. É uma receita saborosa e que não tem muitas calorias. Veja a receita.

Ingredientes

– 1 ovo

– 4 fatias de pão integral firmes

– 1 colher de chá de adoçante em pó

– ½ de chá de leite condensado

– ½ de chá de leite desnatado

Modo de preparo

Bata o ovo até que ele fique bem espumoso. Depois corte as fatias de pão em espessura grossa e molhe no leite, passe no ovo batido e grelhe em um frigideira antiaderente. Depois passe as rabanadas na mistura de canela com adoçante e sirva.

Essas receitas são bem diferentes uma da outra. Todas são saborosas e com toda certeza vai fazer uma grande diferença na sua ceia de natal. Escolha aquela que mais lhe agradou e faça!

Escrito por Cristiane Amaral


Confira aqui algumas dicas de sobremesas para você fazer no Natal.

O Natal está chegando e se tem uma coisa que não pode faltar na mesa é a sobremesa. A internet está cheia de receitas incríveis para quem ainda precisa decidir o que servir para os amigos e familiares. Entre tantas opções, há quem prefira sempre as tradicionais. Aquela receitinha que está na família há gerações e sempre faz o maior sucesso entre adultos e crianças. Para quem gosta de inovar, dá para apostar e uma receita nova ou simplesmente substituir os ingredientes tradicionais por outros. Vale criar, reinventar e adaptar, só não vale ficar sem a sobremesa natalina. Confira agora algumas dicas de sobremesas que vão fazer a alegria da sua noite de Natal.

Torta Holandesa

A torta holandesa compõe o time das sobremesas tradicionais. Ela é uma opção de sobremesa deliciosa, não é difícil de preparar e o custo não é muito alto. Há muitas formas de preparo, mas os ingredientes são praticamente os mesmos. Suas três camadas formam uma combinação perfeita e dá para montar em um refratário para tortas, servir em taças ou potinhos individuais.

Ingredientes:

  • 100g de manteiga derretida( de preferência sem sal)
  • 200g de biscoito maisena
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de creme de leite
  • meia colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de gelatina sem sabor
  • 2 colheres de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 6 colheres de sopa de chocolate em pó

Passo a Passo

1) Massa

Passe o biscoito maisena no processador até formar uma farofa fina. Em seguida, junte a manteiga e misture até ficar homogêneo. Preaqueça o forno a 180°C e asse a mistura por aproximadamente 15 minutos ou até dourar e adquirir crocância, utilizando uma forma de sua preferência. Leve para a geladeira até que esfrie.

2) Creme

Hidrate a gelatina com as 2 colheres de sopa, conforme as instruções do fabricante. Em um recipiente, adicione 1 lata de creme de leite, o leite condensado, a gelatina já hidratada e a baunilha e misture. Acomode o creme sobre a massa e retorne à geladeira até o creme ficar firme.

3) Falsa Ganache

Em uma panela, leve ao fogo o chocolate em pó, o creme de leite e o açúcar, misturando de maneira contínua até que fique cremoso e diminua o volume pela metade. Após desligar o fogo, continue mexendo por mais três minutos. Depois de frio, coloque por cima do creme e leve à geladeira novamente.

Dica: Você pode montar em taças ou potinhos de acrílico e decorar conforme sua preferência.

Pudim de Panetone

O pudim de pão já é um conhecido dos brasileiros e ajuda a evitar o desperdício das sobras de pães, mas o pudim de panetone é uma novidade deliciosa. Confira como preparar essa delícia gelada para o Natal.

Ingredientes:

  • 500g de panetone
  • 200ml de leite
  • 200ml de creme de leite
  • 2 ovos
  • meia lata de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de açúcar misturada com 1 colher de chá de canela em pó
  • 50ml de vinho do porto

Passo a Passo

1) Corte o panetone em cubos, acomode em um refratário já untado e reserve

2 Em uma tijela, misture o leite condensado, os ovos, o leite, o creme de leite e o vinho. Bata a mistura com ajuda de um fouet até que todos os ingredientes estejam bem misturados e despeje a mistura sobre o panetone no refratário, cobrindo bem os cubos de panetone para que não queimem. Em seguida, polvilhe o açúcar misturado com a canela e leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 35 minutos ou até que balance a forma e o líquido esteja firme.

3) Leva à geladeira por 2 horas e sirva.

Frutas com Chantilly

As frutas nunca são dispensadas da mesa de Natal. Além de naturalmente belas, elas ficam perfeitas com qualquer combinação. A receita a seguir é rápida, leve e gostosa. Confira!

Ingredientes

  • 20 Morangos e 5 kiwis picados
  • Folhinhas de hortelã
  • 10 colheres (sopa) de chantilly

Passo a Passo

Coloque as frutas picadas em copinhos, cubra com um pouco de chantilly e pronto! É só servir.

Kátia Elaini Pereira da Silva


Confira aqui algumas dicas de pratos para você fazer em sua Ceia de Natal.

O fim do ano está a cada dia mais próximo, e isso significa duas comemorações muito importantes e tradicionais em quase todo o mundo. O Natal e o Ano Novo. São duas passagens que estabelecem verdadeiras e profundas comunhões, numa explosão de bons sentimentos compartilhados e de atos de caridade. Famílias tendem a se unir mais.

Assim, o preparo de uma boa ceia de Natal consiste em uma verdadeira tradição presente na maioria dos lares pelo mundo inteiro. Nestas duas grandes confraternizações se reúne quase toda a família e amigos. Para o cardápio ser completo, o que acontece é que cada família e cada amigo contribui com uma receita. Os pratos podem variar muito, com receitas das mais deliciosas, já que se trata da ceia, ou do centro, desta importante comemoração. Entretanto, não há necessidade de se preocupar tanto nesses momentos, sobretudo hoje, dado que na internet estão disponíveis diversos tipos de receitas para se realizar uma boa Ceia de Natal.

São muitas as dicas existentes, entre as melhores de como se preparar alguns tipos de ceias natalinas, desde as mais simples e bonitas para a família, até as mais adornadas e extravagantes, para eventos, com estilos para todos os gostos e bolsos.

Existe a possibilidade de se produzir uma ceia perfeitamente inesquecível, sem que, para isso, seja necessário se gastar muito dinheiro. Toda ceia de Natal constitui uma tradicional realização, que não pode deixar de ser celebrada na noite de 24 de dezembro, véspera. Todos os anos, neste mesmo dia, pessoas se reúnem, crentes ou não, para a celebração, em torno de uma mesa, em geral grande, na intenção de comungar juntos e poder desfrutar dos principais quitutes típicos natalinos.

É evidente que, mesmo sendo tradicional, nem toda ceia precisa ser igual, sendo que a cada ano esta celebração pode ganhar muito mais personalidade, mais estilos, pode ser incrementada com novas receitas, como por exemplo, as pessoas veganas, ou seja, que não comem nenhum alimento de origem animal.

Portanto, dentro de uma variação quase infinita de estilos e quitutes, tornano-se repleta de pratos dos mais gostosos, uma ceia de Natal pode representar, também, um dos momentos mais aguardados ao longo do ano, para muitas pessoas. Embora, dentro de uma tradição geral, cada família possua a sua própria tradição, em termos de receitas especiais destinadas à data em questão, todas as refeições natalinas que são preparadas no Brasil tendem a ser apresentadas, de um modo geral, por meio de pratos muito típicos dessa época, tal como um peru assado; um chester ou um tender.

Muitas famílias podem optar por algo muito mais condizente com o passado intensamente tradicional, cristão, ou para pratos mais modernos ou mais refinados.

Assim, na esperança de poder oferecer dicas úteis aos leitores, segue uma relação contendo 12 deliciosas receitas típicas da Ceia de Natal:

Um Peru recheado com farofa; um simples Peru de Natal normal; um típico Tender preparado na cachaça e mel; um Falso Lombo, normalmente recheado com farofa; um arroz típico natalino; uma boa farofa preparada ao modo agridoce; uma típica salada de lentilha ao modo, com bacalhau e legumes; uma tradicional cestinha prática contendo salpicão; um delicioso pavê ao modo, com morango e suspiro; um bom mousse de avelã; uma típica rabanada ao modo de chocotone e, para fechar com a melhor chave-de-ouro: o tradicional e inesquecível pudim cremoso sem forno.

Existe uma variedade maior de receitas, porém, seria cansativo listar uma relação maior. As doze dicas acima são essenciais e não pesam no bolso do consumidor.

Paulo Henrique dos Santos


Confira aqui as melhores receitas de Tender para fazer neste Natal.

Se há uma santíssima trindade na ceia de Natal, ela é composta pelo peru, o chester e o tender. Este último, ainda que menos tradicional do que seus companheiros, é uma ótima opção para quem não quer ficar horas aguardando seu preparo. Afinal, ele já vem pronto, sendo necessário apenas aquecê-lo.

O que é o tender?

Diferente do chester e do peru, que são aves, o tender é feito através de partes selecionadas de carne suína. Ele é costumeiramente comercializado desossado e em formato de bola. Ainda assim, mesmo que já venha pré-cozido, o tender ficará mais saboroso se preparado e temperado pelo consumidor. E para ajudar nessa tarefa, seguem três receitas para você arrasar na ceia de Natal

Receitas

– TENDER CALIFÓRNIA

INGREDIENTES

  • 1 kg de tender desossado (minitender)
  • 1 xícara (chá) de caldo de laranja

  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco

  • 6 colheres (sopa) de calda de abacaxi

  • ¼ xícara (chá) de mel

  • 1 lata de abacaxi em calda

  • cravos-da-índia, flores comestíveis e ramos de alecrim para decorar

PREPARO

1. Misture, numa tigela, o vinho branco, o suco de laranja e a calda de abacaxi. Adicione o tender e cubra a tigela com filme plástico. Deixe na geladeira por, no mínimo, 12 horas, para marinar.

2. Deixe o forno pré-aquecido em temperatura média (180ºC).

3. Coloque o tender e a marinada em uma assadeira. Utilize a ponta de uma faca para riscar a superfície do tender com o formato de losangos. Espete cravos nas junções da forma geométrica.

4. Deixe o tender coberto com papel-alumínio e leve ao forno. O prato deve assar por 20 minutos. Depois desse tempo, retire o papel-alumínio e besunte o tender com mel.

5. Leve o tender ao forno para assar por mais 20 minutos. Regue o prato com a marinada a cada cinco minutos.

6. Monte um prato com o tender ao centro, roteado de fatias de abacaxi. Coloque uma flor em cada fatia de abacaxi e utilize ramos de alecrim para também enfeitar.

SALADA DE TENDER COM ABACAXI GRELHADO

INGREDIENTES

  • 6 fatias de tender assado

  • 2 fatias de abacaxi

  • 1 pote de iogurte natural (170 g)

  • folhas de coentro a gosto

  • folhas de hortelã a gosto

  • azeite a gosto

  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

PREPARO

1. Preparo do molho: misture bem o iogurte e 1 colher de sopa de azeite numa tigela. Tempere, a gosto, com sal e pimenta-do-reino.

2. Em fogo médio, aqueça uma frigideira antiaderente. Quando estiver devidamente aquecida, regue com um fio de azeite e insira as fatias de abacaxi. Doure as fatias, o que deve levar cerca de três minutos. Vire o abacaxi, para dourar os dois lados igualmente.

3. Leve as fatias grelhadas de abacaxi para dois pratos. Cubra-os com 03 fatias de tender. Regue o prato com o molho de iogurte e salpique as folhas de coentro e hortelã.

PATÊ DE TENDER

Esta é uma dica principalmente para o reaproveitamento do tender. Afinal, por mais saboroso que ele seja, ceias podem ser fartas. Portanto, é importante utilizar a criatividade.

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de tender assado e picado (cerca de 5 fatias)

  • ½ xícara (chá) de creme de ricota (120 g)

  • ½ cebola

  • 2 colheres (sopa) de conhaque

  • ½ colher (sopa) de azeite

  • sal a gosto

PREPARO

1. Descasque a cebola e a pique de forma bem fina.

2. Aqueça uma frigideira em fogo médio. Regue com o azeite quando estiver aquecida e adicione a cebola. Dê uma pitada de sal para temperar e refogue a cebola por cerca de 3 minutos, até que ela murche.

3. Adicione o conhaque e deixe cozinhar. Vá mexendo de vez em quando até secar. Coloque a cebola em um processador e adicione o tender picado e o creme de ricota. Bata bem. Prove e, se necessário, ajuste o sabor com sal.

4. Coloque o patê em uma tigela ou pote de vidro. O patê dura até 3 dias na geladeira, se fechado corretamente.

Por Luís Fernando Santos


Confira aqui as melhores receitas para fazer Peru de Natal.

O peru é a estrela da ceia de Natal. Ave de grande porte nativa da América do Norte, ele é servido tradicionalmente nos Estados Unidos em dois feriados: o Dia de Ação de Graças e o Natal. É uma ave com volumoso peito de carne branca, com coxas rosadas.

Curiosamente, o nome da ave em inglês, “turkey”, faz referência à Turquia, pois os colonos ingleses, ao encontrar o pássaro, acharam se tratar de uma espécia encontrada no país europeu. Já no Brasil, o nome peru também faz referência ao país homônimo. E por outra confusão: os portugueses, por algum motivo, acreditaram que a ave vinha do país vizinho.

Seguem algumas dicas de receitas que podem ser opção para sua ceia.

– Peru Assado Simples

Ingredientes

  • 1 peru limpo com cerca de 4 Kg
  • 2 cebolas grandes cortadas em pedaços pequenos
  • 1/2 colher das de sopa de molho de pimenta
  • 1 colher das de sopa de mostarda tipo francesa
  • 1 garrafa de vinho branco seco
  • 3 xícaras de caldo de galinha
  • 1 xícara de manteiga derretida
  • sal a gosto
  • manteiga derretida para injetar.

Preparo

Pré-aqueça o forno em temperatura média (180º C)

  1. Bata, no liquidificador, as cebolas, a mostarda, o molho de pimenta, os alhos, 1 xícara de vinho, a manteiga, 1 xícara de caldo de galinha e o sal.

  2. Passe para uma vasilha e adicione o restante do vinho e do caldo de galinha. Misture bem.

  3. Recheie o peru. Leve-o para uma assadeira. Não é necessário untá-la.

  4. Com uma mão, segure a pele do peito do peru, enquanto a outra a empurra até soltar a carne.

  5. Use um garfo para furar a carne. Insira, com um injetor de tempero, a manteiga derretida em diversas partes do peru.

  6. Injete também o tempero preparado na carne do peru, além de esfregá-lo na sua superfície.

  7. Cubra novamente o peru com a pele puxada. Costure com linha grossa.

  8. Utilize papel-alumínio para cobrir o peru. Leve ao forno por cerca de 3 horas. Regue o peru a cada 20 minutos com o molho que cair na assadeira.

  9. Retire o papel-alumínio quando ele estiver escurecido. Deixe o peru no forno até ficar dourado.

– Peru à Brasileira

Ingredientes

  • 1 peru de 4 kg
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 750 ml de vinho branco seco
  • 3 xícaras de caldo de galinha
  • 1 xícara de margarina ou manteiga
  • 2 cebolas
  • 5 dentes de alho
  • Molho de pimenta
  • Sal

Ingredientes do recheio

  • 1 colher de sopa de cebolinha
  • 1 colher de sopa de salsinha
  • 1 colher de sopa de farinha de rosca
  • 1 banana em cubos
  • 1 caldo de galinha em pó
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • 2 xícaras de farinha de milho
  • 2 cebolas raladas
  • Miúdos de Peru
  • Pimenta do reino

Preparo

1. Bata, no liquidificador, 1 xícara de vinho, cebola,1 xícara de caldo de galinha, margarina/ manteiga, mostarda, alho, molho de pimenta e o sal

2. Em um refratário, acrescente, à mistura, o restante do vinho e do caldo de galinha. Reserve.

3. Refogue os miúdos, cortados em pedaços menores, em mistura de óleo e azeite em fogo baixo. Espere até eles mudarem de cor.

4. Adicione o milho, as bananas, o caldo de galinha, a pimenta e a farinha peneirada. Mexa até virar uma farofa solta e úmida.

5. Retire do fogo e acrescente o tempero verde. Recheie o peru

6. Coloque o peru numa assadeira sem untar.

7. Com um garfo, fure o peru. Coloque o molho reservado nos buracos.

8. Feche o peru com palito de churrasquinho e amarre as pernas.

9. Leve ao forno, coberto por papel-alumínio, por cerca de 1 hora e meia. Regue constantemente com o molho da assadeira.

10. Tire o papel-alumínio e deixe dourar por mais 1 hora e meia, em média. Continue regando com o molho.

11. Sirva em um refratário decorado com farofa e tempero verde.

– Bifinhos de Peru

Ingredientes

  • 1/2 kg de bifes de peru
  • 1 pacote de natas
  • 1 lata de cogumelos laminados
  • 3 cebolas
  • 1 copo de vinho do porto (copo de vinho)
  • Azeite
  • Limão
  • Pimenta preta
  • Sal

Preparo

1. Corte os bifes de peru em tirinhas. Deixe-os temperados por 1 hora com suco de limão, sais e pimenta.

2. Em uma frigideira, coloque azeite e cebolas cortadas em rodelas finas. Deixa-as até ficarem douradas.

3. Reserve as cebolas em um prato.

4. Frite os bifinhos na frigideira. Ao chegar no ponto desejado, reserve-os.

5. Adicione os cogumelos laminados e o copo de vinho do porto. Feche a frigideira.

6. Deixe o caldo apurar, sem secar totalmente. Volte com os bifes e a cebola para a frigideira. Adicione as natas. Deixe ferver um pouco e tempere com sal a gosto.

Por Luís Fernando Santos


Confira aqui duas ótimas receitas de Panetone para o Natal.

O panetone é, com toda certeza, um dos maiores símbolos gastronômicos do Natal. Muito apreciado nessa época, em que os mercados se encontram com as prateleiras lotadas e com as mais diversas marcas e sabores, nada se compara ao gostinho caseiro dessa iguaria.

E para aqueles que amam botar a mão na massa, separamos duas receitas maravilhosas de panetone para surpreender a todos durante a ceia de Natal. Também são excelentes sugestões para presentear quem você ama com algo feito por você. Vamos a elas.

1. Panetone Italiano

O panetone tradicional leva 1 kg e meio de farinha de trigo, 9 claras em neve, 100 gramas de fermento biológico, 9 gemas batidas ligeiramente, 150 gramas de margarina derretida, 250 gramas de margarina temperatura ambiente, 1 copo e meio de leite morno, 2 xícaras de chá de açúcar, 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de essência de laranja, 1 colher de sopa de essência de panetone, 1 xícara de chá de água morna, 250 gramas de uvas passas sem caroço e 600 gramas de frutas cristalizadas e picadas.

Comece o preparo dissolvendo o fermento com a água morna em uma bacia e acrescentando 6 colheres de sopa de farinha e 1 colher de sopa do açúcar. Misture bem e deixe o tamanho da massa aumentar o volume por mais 10 minutos.

Enquanto isso, bata as claras em neve e adicione as gemas e 2 xícaras de açúcar. Misture bem, adicionando após o fermento preparado, a manteiga derretida, o leite morno, o sal e as essências. Deixe a mistura descansando por 15 minutos para, após, adicionar a farinha, amassando bem.

Após 10 minutos de descanso da massa, enfarinhe uma mesa e abra a mesma com um rolo. Passe manteiga na massa aberta, espalhando as frutas e as uvas passas. Enrole tudo como um rocambole e abra novamente com o rolo. Passe novamente a manteiga e dobre em 3 partes.

Faça novamente o processo quantas vezes achar necessário. Feito isso, coloque nas formas e deixe parado crescendo por aproximadamente 1h10. Asse em forno médio por cerca de 50 minutos.

2. Panetone Mini de Bombom

Os ingredientes para esse panetone são: 4 ovos, 3 tabletes de fermento biológico fresco, 1 xícara de leite, ¾ de xícara de chá de óleo, 1 colher de sobremesa de sal, 5 colheres de sopa de açúcar, 6 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de manteiga, 15 bombons e 1 colher de sopa de essência de panetone.

Comece dissolvendo o fermento com o açúcar e adicione os ovos, levemente batidos, o sal, o leite, o óleo, a essência e a manteiga. Após misturar bem, acrescente a farinha de trigo bem aos poucos, formando uma massa bem homogênea. Pegue a massa e divida em bolinhas de tamanho aproximado com uma laranja. Deixe descansando até que dobre de tamanho.

Abra a bolinha e coloque um bombom no centro. Pegue forminhas próprias para panetones de 250 gramas e coloque as bolinhas recheadas dentro.

Deixe parado por 15 minutos e pincele com um ovo batido. Asse em forno baixo que já esteja pré aquecido. Depois é só servir.

Gostou das dicas? Solte a criatividade, uma vez que essas receitas permitem inúmeras variações de recheio e decoração. Faça com muito amor e celebre essa data tão especial.

Kellen Kunz





CONTINUE NAVEGANDO: