Um dos alimentos mais consumidos na Europa, a raiz conhecida por beterraba, muito utilizada em saladas, caldos, feijão e sopa, pode ser bastante saudável para o nosso organismo.

A beterraba é um dos produtos alimentícios mais admirados pelos europeus. Fonte de açúcar, sendo também produzida e fermentada para a produção de combustível, esta raiz de engraçada cor avermelhada é considerada fundamental para uma boa dieta.

Apesar da sua grande quantidade de açúcar, a beterraba é excelente fonte de vitamina C, antioxidante que auxilia no combate aos microorganismos que invadem nosso corpo, vitamina A, importante para uma boa visão e do complexo B, que previne contra doenças como o Beribéri. Ela também é excelente fonte de importantes minerais como o fósforo, ferro e magnésio.

A beterraba é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de ser ótima para adocicar pratos. Quem pretende ter uma boa nutrição, deve incluí-la ao cardápio.

Por Rodolpho Medeiros


Saladas com molhos quentes é uma opção para as refeições saudáveis em tempo de inverno.

Repolho branco ou verde misturado com repolho roxo, regado com molho de queijo prato, ricota e azeite de oliva é uma combinação leve e deliciosa para acompanhamento dos demais pratos.

O repolho verde é rico em fibras e vitamina C, também contém Potássio, Cálcio, Selênio, Betacaroteno e o metionina um aminoácido que é  atuante nos processos de cicatrização e  tratamento de úlceras pépticas.

No caso do repolho roxo há também a presença de propriedades que estimulam a produção de hormônios que atuam na queima de gordura.

O repolho tem atuação também é um excelente depurativo do sangue, auxilia no combate ao cansaço físico.

Este vegetal é bastante utilizado em sopas, cozidos e em conservas, no entanto quando servido cru, em sucos ou com molhos quentes, conserva suas propriedades naturais  e potencializa seus benefícios.


Outra receita de Salada que gosto muito, e combina bem com o friozinho do inverno é a incrível salada Noí quente

Pegue um ramo de espinafre e cozinhe. Quando estiver cozido, retire da água e esprema bem até tornar-se uma bola pequena de folhas cozidas. Pique em pedaços pequenos e reserve.

Corte 3 tomates italianos em rodelas e disponha-os sobre uma tigela. Pique uma cebola roxa em rodelas e disponha em cima do tomate.

Pique um quarto de talo de alho-poró e disponha em cima das cebolas. Por último jogue o espinafre aquecido em uma colher de leite bem quente. Pronto!

Até experimentar, simplesmente não dá para se ter  idéia de como fica sensacional!

Por Teresa Almeida





CONTINUE NAVEGANDO: